Proposta para trabalhar eletroquímica por meio de estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/78032 |
Resumo: | Este trabalho consiste em analisar uma forma alternativa para desenvolver o tema eletroquímica, por meio de Estudo de Casos, no Ensino Médio. A proposta foi aplicada em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública de Porto Alegre. A eletroquímica foi abordada por meio da resolução de cinco casos. Cada caso tratava de um assunto diferente envolvendo o tema proposto e os alunos deveriam resolvê-lo por meio de pesquisa bibliográfica, internet e através de seus conhecimentos em Química a respeito do assunto, que havia sido desenvolvido, anteriormente à atividade. Para avaliação dos estudantes, além da própria resolução dos casos, foram também considerados aspectos como: participação, contribuição para a produção do trabalho e interesse. Além disso, foi observada a existência e utilização de habilidades como análise, capacidade de argumentação e tomada de decisões por parte dos alunos, entre outras, e não somente a memorização dos conteúdos, visto que tais características são consideradas fundamentais para o desenvolvimento do trabalho realizado em sala de aula e, da mesma forma, contribuem significativamente para a formação do cidadão e do futuro profissional. Para isso, foram utilizados instrumentos escritos e também impressões registradas, pelo professor, no diário de classe. Com base nesses dados, foi avaliada a contribuição do método para o ensino de eletroquímica. Nesse contexto, pôde-se observar que os estudantes se sentiram estimulados diante dessa proposta de trabalho. Tal característica se mostrou determinante para a resolução dos casos, sobretudo pelo envolvimento dos alunos, que diante dessa nova forma de se trabalhar puderam demonstrar e utilizar algumas habilidades importantes que contribuem para a sua formação como cidadão crítico e como profissional. |
id |
UFRGS-2_8746f255af29441d005aea7746ae077d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78032 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, André AbreuSalgado, Tania Denise Miskinis2013-09-14T01:46:59Z2013http://hdl.handle.net/10183/78032000896657Este trabalho consiste em analisar uma forma alternativa para desenvolver o tema eletroquímica, por meio de Estudo de Casos, no Ensino Médio. A proposta foi aplicada em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública de Porto Alegre. A eletroquímica foi abordada por meio da resolução de cinco casos. Cada caso tratava de um assunto diferente envolvendo o tema proposto e os alunos deveriam resolvê-lo por meio de pesquisa bibliográfica, internet e através de seus conhecimentos em Química a respeito do assunto, que havia sido desenvolvido, anteriormente à atividade. Para avaliação dos estudantes, além da própria resolução dos casos, foram também considerados aspectos como: participação, contribuição para a produção do trabalho e interesse. Além disso, foi observada a existência e utilização de habilidades como análise, capacidade de argumentação e tomada de decisões por parte dos alunos, entre outras, e não somente a memorização dos conteúdos, visto que tais características são consideradas fundamentais para o desenvolvimento do trabalho realizado em sala de aula e, da mesma forma, contribuem significativamente para a formação do cidadão e do futuro profissional. Para isso, foram utilizados instrumentos escritos e também impressões registradas, pelo professor, no diário de classe. Com base nesses dados, foi avaliada a contribuição do método para o ensino de eletroquímica. Nesse contexto, pôde-se observar que os estudantes se sentiram estimulados diante dessa proposta de trabalho. Tal característica se mostrou determinante para a resolução dos casos, sobretudo pelo envolvimento dos alunos, que diante dessa nova forma de se trabalhar puderam demonstrar e utilizar algumas habilidades importantes que contribuem para a sua formação como cidadão crítico e como profissional.application/pdfporEnsino de quimicaEletroquímicaEstudo de casoProposta para trabalhar eletroquímica por meio de estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2013Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000896657.pdf000896657.pdfTexto completoapplication/pdf480535http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78032/1/000896657.pdf28f4985b97f52aad5c95e957d0b0855fMD51TEXT000896657.pdf.txt000896657.pdf.txtExtracted Texttext/plain82664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78032/2/000896657.pdf.txt0fc20a846fe4e87de16c607127603ea3MD52THUMBNAIL000896657.pdf.jpg000896657.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78032/3/000896657.pdf.jpg2de5b6a02c8f754d1dacf7f722e4f321MD5310183/780322018-10-15 08:06:25.966oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78032Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:06:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta para trabalhar eletroquímica por meio de estudo de caso |
title |
Proposta para trabalhar eletroquímica por meio de estudo de caso |
spellingShingle |
Proposta para trabalhar eletroquímica por meio de estudo de caso Martins, André Abreu Ensino de quimica Eletroquímica Estudo de caso |
title_short |
Proposta para trabalhar eletroquímica por meio de estudo de caso |
title_full |
Proposta para trabalhar eletroquímica por meio de estudo de caso |
title_fullStr |
Proposta para trabalhar eletroquímica por meio de estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Proposta para trabalhar eletroquímica por meio de estudo de caso |
title_sort |
Proposta para trabalhar eletroquímica por meio de estudo de caso |
author |
Martins, André Abreu |
author_facet |
Martins, André Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, André Abreu |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Salgado, Tania Denise Miskinis |
contributor_str_mv |
Salgado, Tania Denise Miskinis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de quimica Eletroquímica Estudo de caso |
topic |
Ensino de quimica Eletroquímica Estudo de caso |
description |
Este trabalho consiste em analisar uma forma alternativa para desenvolver o tema eletroquímica, por meio de Estudo de Casos, no Ensino Médio. A proposta foi aplicada em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública de Porto Alegre. A eletroquímica foi abordada por meio da resolução de cinco casos. Cada caso tratava de um assunto diferente envolvendo o tema proposto e os alunos deveriam resolvê-lo por meio de pesquisa bibliográfica, internet e através de seus conhecimentos em Química a respeito do assunto, que havia sido desenvolvido, anteriormente à atividade. Para avaliação dos estudantes, além da própria resolução dos casos, foram também considerados aspectos como: participação, contribuição para a produção do trabalho e interesse. Além disso, foi observada a existência e utilização de habilidades como análise, capacidade de argumentação e tomada de decisões por parte dos alunos, entre outras, e não somente a memorização dos conteúdos, visto que tais características são consideradas fundamentais para o desenvolvimento do trabalho realizado em sala de aula e, da mesma forma, contribuem significativamente para a formação do cidadão e do futuro profissional. Para isso, foram utilizados instrumentos escritos e também impressões registradas, pelo professor, no diário de classe. Com base nesses dados, foi avaliada a contribuição do método para o ensino de eletroquímica. Nesse contexto, pôde-se observar que os estudantes se sentiram estimulados diante dessa proposta de trabalho. Tal característica se mostrou determinante para a resolução dos casos, sobretudo pelo envolvimento dos alunos, que diante dessa nova forma de se trabalhar puderam demonstrar e utilizar algumas habilidades importantes que contribuem para a sua formação como cidadão crítico e como profissional. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-09-14T01:46:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/78032 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000896657 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/78032 |
identifier_str_mv |
000896657 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78032/1/000896657.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78032/2/000896657.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78032/3/000896657.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
28f4985b97f52aad5c95e957d0b0855f 0fc20a846fe4e87de16c607127603ea3 2de5b6a02c8f754d1dacf7f722e4f321 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447113008414720 |