Proposta para trabalhar eletroquímica por meio de estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, André Abreu
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/78032
Resumo: Este trabalho consiste em analisar uma forma alternativa para desenvolver o tema eletroquímica, por meio de Estudo de Casos, no Ensino Médio. A proposta foi aplicada em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública de Porto Alegre. A eletroquímica foi abordada por meio da resolução de cinco casos. Cada caso tratava de um assunto diferente envolvendo o tema proposto e os alunos deveriam resolvê-lo por meio de pesquisa bibliográfica, internet e através de seus conhecimentos em Química a respeito do assunto, que havia sido desenvolvido, anteriormente à atividade. Para avaliação dos estudantes, além da própria resolução dos casos, foram também considerados aspectos como: participação, contribuição para a produção do trabalho e interesse. Além disso, foi observada a existência e utilização de habilidades como análise, capacidade de argumentação e tomada de decisões por parte dos alunos, entre outras, e não somente a memorização dos conteúdos, visto que tais características são consideradas fundamentais para o desenvolvimento do trabalho realizado em sala de aula e, da mesma forma, contribuem significativamente para a formação do cidadão e do futuro profissional. Para isso, foram utilizados instrumentos escritos e também impressões registradas, pelo professor, no diário de classe. Com base nesses dados, foi avaliada a contribuição do método para o ensino de eletroquímica. Nesse contexto, pôde-se observar que os estudantes se sentiram estimulados diante dessa proposta de trabalho. Tal característica se mostrou determinante para a resolução dos casos, sobretudo pelo envolvimento dos alunos, que diante dessa nova forma de se trabalhar puderam demonstrar e utilizar algumas habilidades importantes que contribuem para a sua formação como cidadão crítico e como profissional.
id UFRGS-2_8746f255af29441d005aea7746ae077d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78032
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martins, André AbreuSalgado, Tania Denise Miskinis2013-09-14T01:46:59Z2013http://hdl.handle.net/10183/78032000896657Este trabalho consiste em analisar uma forma alternativa para desenvolver o tema eletroquímica, por meio de Estudo de Casos, no Ensino Médio. A proposta foi aplicada em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública de Porto Alegre. A eletroquímica foi abordada por meio da resolução de cinco casos. Cada caso tratava de um assunto diferente envolvendo o tema proposto e os alunos deveriam resolvê-lo por meio de pesquisa bibliográfica, internet e através de seus conhecimentos em Química a respeito do assunto, que havia sido desenvolvido, anteriormente à atividade. Para avaliação dos estudantes, além da própria resolução dos casos, foram também considerados aspectos como: participação, contribuição para a produção do trabalho e interesse. Além disso, foi observada a existência e utilização de habilidades como análise, capacidade de argumentação e tomada de decisões por parte dos alunos, entre outras, e não somente a memorização dos conteúdos, visto que tais características são consideradas fundamentais para o desenvolvimento do trabalho realizado em sala de aula e, da mesma forma, contribuem significativamente para a formação do cidadão e do futuro profissional. Para isso, foram utilizados instrumentos escritos e também impressões registradas, pelo professor, no diário de classe. Com base nesses dados, foi avaliada a contribuição do método para o ensino de eletroquímica. Nesse contexto, pôde-se observar que os estudantes se sentiram estimulados diante dessa proposta de trabalho. Tal característica se mostrou determinante para a resolução dos casos, sobretudo pelo envolvimento dos alunos, que diante dessa nova forma de se trabalhar puderam demonstrar e utilizar algumas habilidades importantes que contribuem para a sua formação como cidadão crítico e como profissional.application/pdfporEnsino de quimicaEletroquímicaEstudo de casoProposta para trabalhar eletroquímica por meio de estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2013Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000896657.pdf000896657.pdfTexto completoapplication/pdf480535http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78032/1/000896657.pdf28f4985b97f52aad5c95e957d0b0855fMD51TEXT000896657.pdf.txt000896657.pdf.txtExtracted Texttext/plain82664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78032/2/000896657.pdf.txt0fc20a846fe4e87de16c607127603ea3MD52THUMBNAIL000896657.pdf.jpg000896657.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78032/3/000896657.pdf.jpg2de5b6a02c8f754d1dacf7f722e4f321MD5310183/780322018-10-15 08:06:25.966oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78032Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:06:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta para trabalhar eletroquímica por meio de estudo de caso
title Proposta para trabalhar eletroquímica por meio de estudo de caso
spellingShingle Proposta para trabalhar eletroquímica por meio de estudo de caso
Martins, André Abreu
Ensino de quimica
Eletroquímica
Estudo de caso
title_short Proposta para trabalhar eletroquímica por meio de estudo de caso
title_full Proposta para trabalhar eletroquímica por meio de estudo de caso
title_fullStr Proposta para trabalhar eletroquímica por meio de estudo de caso
title_full_unstemmed Proposta para trabalhar eletroquímica por meio de estudo de caso
title_sort Proposta para trabalhar eletroquímica por meio de estudo de caso
author Martins, André Abreu
author_facet Martins, André Abreu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, André Abreu
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
contributor_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de quimica
Eletroquímica
Estudo de caso
topic Ensino de quimica
Eletroquímica
Estudo de caso
description Este trabalho consiste em analisar uma forma alternativa para desenvolver o tema eletroquímica, por meio de Estudo de Casos, no Ensino Médio. A proposta foi aplicada em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública de Porto Alegre. A eletroquímica foi abordada por meio da resolução de cinco casos. Cada caso tratava de um assunto diferente envolvendo o tema proposto e os alunos deveriam resolvê-lo por meio de pesquisa bibliográfica, internet e através de seus conhecimentos em Química a respeito do assunto, que havia sido desenvolvido, anteriormente à atividade. Para avaliação dos estudantes, além da própria resolução dos casos, foram também considerados aspectos como: participação, contribuição para a produção do trabalho e interesse. Além disso, foi observada a existência e utilização de habilidades como análise, capacidade de argumentação e tomada de decisões por parte dos alunos, entre outras, e não somente a memorização dos conteúdos, visto que tais características são consideradas fundamentais para o desenvolvimento do trabalho realizado em sala de aula e, da mesma forma, contribuem significativamente para a formação do cidadão e do futuro profissional. Para isso, foram utilizados instrumentos escritos e também impressões registradas, pelo professor, no diário de classe. Com base nesses dados, foi avaliada a contribuição do método para o ensino de eletroquímica. Nesse contexto, pôde-se observar que os estudantes se sentiram estimulados diante dessa proposta de trabalho. Tal característica se mostrou determinante para a resolução dos casos, sobretudo pelo envolvimento dos alunos, que diante dessa nova forma de se trabalhar puderam demonstrar e utilizar algumas habilidades importantes que contribuem para a sua formação como cidadão crítico e como profissional.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-09-14T01:46:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/78032
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000896657
url http://hdl.handle.net/10183/78032
identifier_str_mv 000896657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78032/1/000896657.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78032/2/000896657.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78032/3/000896657.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 28f4985b97f52aad5c95e957d0b0855f
0fc20a846fe4e87de16c607127603ea3
2de5b6a02c8f754d1dacf7f722e4f321
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447113008414720