Processos e estratégias na aquisição de habilidade motoras em classes coletivas de piano funcional na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Mirna Azevedo, 1982-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/70154
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Zélia Chueke
id UFPR_2d71b9e5bbee7275e9b8b3a1c2b54b2d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/70154
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Costa, Mirna Azevedo, 1982-Chueke, Zélia, 1961-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música2021-12-20T17:17:07Z2021-12-20T17:17:07Z2020https://hdl.handle.net/1884/70154Orientadora: Profa. Dra. Zélia ChuekeTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 18/09/2020Inclui referências: p.209-233Resumo: Na presente pesquisa foram investigados os processos de aprendizagem e transferência de habilidades motoras em aulas de piano funcional no ensino superior de música, geralmente desenvolvidas em classes coletivas. Em tal contexto, os alunos têm pouco tempo para adquirir habilidades motoras complexas implicadas nas atividades de leitura, de transposição e de harmonização ao piano, não apenas ao longo do percurso acadêmico, mas futuramente - e por vezes paralelamente - no exercício mesmo da profissão. Com o objetivo de potencializar este processo de aprendizado, buscou-se apoio em estudos já estabelecidos no campo da educação física e reabilitação, para explorar, sob uma ótica interdisciplinar, os fatores que favorecem a aprendizagem e transferência de habilidades motoras, especialmente em contexto de ensino coletivo. A partir desta iniciativa, foram abordados os aspectos que fundamentam os diferentes processos de aprendizagem motora, notadamente o conceito de habilidade motora e transferência de aprendizagem, os mecanismos de processamento da informação e os sistemas de memória nele envolvidos, além dos aspectos relacionados ao tempo de reação e de tomada de decisão, programação da resposta e organização do movimento. Também foram explorados os aspectos da prática que favorecem os processos de aprendizagem motora e transferência de aprendizagem, como a referência pré-prática, prática mental e imagética, distribuição e variabilidade de prática, foco de atenção, imprevisibilidade e resolução de problemas, aprendizagem cooperativa e colaborativa, aspectos motivacionais e aspectos cognitivos. A coleta de dados foi realizada através de observação participativa durante um semestre da disciplina Piano Funcional na Universidade Federal do Paraná, tendo como sujeitos os alunos de bacharelado e licenciatura desta disciplina. Os dados foram analisados qualitativamente com ajuda do software @NVivo, definindo-se categorias e subcategorias a partir da observação de situações vivenciadas em aula relacionadas à automaticidade motora, ao dedilhado e posicionamento das mãos, à imprevisibilidade e às estratégias de ensino utilizadas, que por sua vez são agrupadas em estratégias de planejamento (análise prévia, verbalização, reconhecimento de padrões, antecipação de problemas, prática mental e imagética) e estratégias de execução e prática (equilíbrio entre habilidade e desafio, continuidade temporal, distribuição e variabilidade de prática). Também foi elaborada uma breve descrição e análise do método de avaliação adotado assim como do desempenho dos alunos durante a realização da pesquisa. Nas considerações finais são especificados os elementos da pesquisa que contribuem para a área da pedagogia do piano, apontando possibilidades para estudos futuros. Palavras-chave: ensino de piano; habilidades funcionais; piano em grupo; aprendizagem motora; estratégias de ensino.Abstract: The aim of the research hereby presented has been to access the teaching and learning process regarding motor skill's acquisition and transfer in group piano context at university level. In these classes, students have little time to acquire complex motor skills involved in reading, transposition and harmonization activities at the piano, not only during their university education, but in the future - sometimes even concomitantly - at professional level. In order to find ways to optimize this learning process, support was sought in studies already established in the field of physical education and rehabilitation, exploring, from an interdisciplinary perspective, the factors that favor learning and transfer of motor skills, especially in the context of collective teaching. From this initiative, the aspects that underlie the different motor learning processes were addressed, notably the concept of motor skill and transfer of learning, the mechanisms of information processing and the memory systems involved, in addition to the aspects related to the time of reaction and decision making, response programming and movement organization. Aspects of practice that require motor learning and transfer of learned skills were also explored, such as pre-practice reference, mental and imagery practice, distribution and variability of practice, focus of attention, unpredictability and problem solving, cooperative learning and collaborative, motivational and cognitive aspects. Data collection was carried out through participatory observation in one semester of Group Piano at the Federal University of Paraná, subjects being undergraduate students attending the class. Data qualitative analysis was made possible thanks to @NVivo software; categories and subcategories emerged from the observation of situations experienced in class related to motor automaticity, fingering and hand positioning, unpredictability combined with teaching strategies, grouped in fact into planning strategies (prior analysis, verbal description, pattern recognition, anticipation of problems, mental and imaginary practice) and execution strategies (balance between skill and challenge, temporal continuity, distribution and variability of practice).This thesis also includes a brief description and analysis of evaluation method adopted as well as of students' performance during the conduction research. Final considerations specify the elements of the research that contribute to the area of piano pedagogy, pointing out possibilities for further studies. Keywords: piano teaching; functional skills; group piano; motor learning; teaching strategies.1 arquivo (244 p.) : PDF.application/pdfPiano - Estudo e ensinoAprendizagem motoraMúsicaProcessos e estratégias na aquisição de habilidade motoras em classes coletivas de piano funcional na universidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - MIRNA AZEVEDO COSTA.pdfapplication/pdf47685873https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70154/1/R%20-%20T%20-%20MIRNA%20AZEVEDO%20COSTA.pdff2e41c9b9a0acbe4e79e3227a8665d46MD51open access1884/701542021-12-20 14:17:07.411open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70154Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-20T17:17:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processos e estratégias na aquisição de habilidade motoras em classes coletivas de piano funcional na universidade
title Processos e estratégias na aquisição de habilidade motoras em classes coletivas de piano funcional na universidade
spellingShingle Processos e estratégias na aquisição de habilidade motoras em classes coletivas de piano funcional na universidade
Costa, Mirna Azevedo, 1982-
Piano - Estudo e ensino
Aprendizagem motora
Música
title_short Processos e estratégias na aquisição de habilidade motoras em classes coletivas de piano funcional na universidade
title_full Processos e estratégias na aquisição de habilidade motoras em classes coletivas de piano funcional na universidade
title_fullStr Processos e estratégias na aquisição de habilidade motoras em classes coletivas de piano funcional na universidade
title_full_unstemmed Processos e estratégias na aquisição de habilidade motoras em classes coletivas de piano funcional na universidade
title_sort Processos e estratégias na aquisição de habilidade motoras em classes coletivas de piano funcional na universidade
author Costa, Mirna Azevedo, 1982-
author_facet Costa, Mirna Azevedo, 1982-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Chueke, Zélia, 1961-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Mirna Azevedo, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Piano - Estudo e ensino
Aprendizagem motora
Música
topic Piano - Estudo e ensino
Aprendizagem motora
Música
description Orientadora: Profa. Dra. Zélia Chueke
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-20T17:17:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-20T17:17:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/70154
url https://hdl.handle.net/1884/70154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (244 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70154/1/R%20-%20T%20-%20MIRNA%20AZEVEDO%20COSTA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f2e41c9b9a0acbe4e79e3227a8665d46
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898737336975360