Piano em grupo para educadores musicais : estratégias metodológicas para a aquisição das habilidades funcionais ao piano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campitelli, Juliana, 1990-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17381
Resumo: Orientador: Adriana do Nascimento Araujo Mendes
id UNICAMP-30_8daea218f84f9582dd63541ee309d47c
oai_identifier_str oai::1384491
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Piano em grupo para educadores musicais : estratégias metodológicas para a aquisição das habilidades funcionais ao pianoGroup-piano for music educators : methodological strategies for acquisition of functional piano skillsPiano complementarPedagogia do pianoProfessores de música - FormaçãoSupplementary pianoPiano pedagogyMusic teacher - Trainig ofOrientador: Adriana do Nascimento Araujo MendesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O objetivo desta pesquisa foi estabelecer a relevância do estudo das habilidades funcionais ao piano para o educador musical e, a partir daí, investigar quais estratégias de ensino professores universitários utilizam para desenvolver essas habilidades junto a seus alunos em uma aula de piano em grupo. Para isso, foi feito primeiramente um levantamento bibliográfico para traçar um panorama histórico do estabelecimento das aulas de piano em grupo em diferentes níveis de ensino; seguiu-se a isso uma pequena apresentação de fatores que corroboram para o uso do piano ou teclado por educadores musicais. Nesse sentido, observou-se que diversas são as habilidades funcionais necessárias a um educador musical, como: ler uma partitura, "tirar" música de ouvido, executar padrões rítmicos, harmonizar uma melodia, desenvolver a percepção auditiva, transpor, tocar a partir de uma cifra, improvisar acompanhamentos e ler à primeira vista. No entanto, a necessidade de desenvolver uma habilidade ou outra está relacionada ao campo de atuação desse educador. Acrescenta-se à parte teórica encontrada na bibliografia, dados coletados com professores atuantes no ensino superior e que ministram aulas de piano ou teclado em grupo. Essas informações possibilitaram identificar diversos aspectos relacionados às aulas de piano em grupo, como: organização das turmas, aspectos avaliativos, habilidades musicais trabalhadas, atividades e materiais propostos aos alunos. Além disso, notou-se que as aulas de piano em grupo no contexto do ensino superior não têm, necessariamente, o mesmo objetivo: podem ter um enfoque maior no desenvolvimento de uma habilidade e menor em outras, a depender da formação do professor, quantidade de semestres em que o curso é oferecido e curso de origem dos alunos atendidos na disciplinaAbstract: The purpose of this study was to establish the relevance of studying functional piano skills for music educators and, from there, investigate which teaching strategies university professors use to develop these skills with their students in a group piano class. For this purpose, a bibliographic survey was carried out to draw a historical overview of the establishment of group piano lessons at different levels of education; this was followed by a short presentation of factors that corroborate the use of the piano or keyboard by music educators. Then, it was observed that there are several functional skills necessary for a music educator, such as: score reading, play by ear, rhythmic patterns, harmonizing melodies, developing hearing perception, transposing, playing from a chord, improvising accompaniments and sight-reading. However, the need to develop one skill or another is related to the field of action of this educator. In addition to the bibliographical research, data were collected from university level professors who teach group piano or keyboard lessons. This information made it possible to identify several aspects related to group piano lessons, such as: organization of classes, evaluation aspects, musical skills worked on, activities and materials proposed to students. Nevertheless, it was noted that group piano lessons in the context of higher education do not necessarily have the same objective. It may have a greater focus on the development of one skill and less on others, depending on the teacher's training, number of semesters in which the course is offered and the course of origin of the students attended in the disciplineAbertoMestradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaMestra em MúsicaCAPES88887.799296/2022-00[s.n.]Mendes, Adriana do Nascimento Araujo, 1965-Nicodemo, Thaís LimaDeltrégia, Claudia FernandaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCampitelli, Juliana, 1990-20232023-10-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (90 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/17381CAMPITELLI, Juliana. Piano em grupo para educadores musicais: estratégias metodológicas para a aquisição das habilidades funcionais ao piano. 2023. 1 recurso online (90 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17381. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1384491Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1384491Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T17:06:52Zoai::1384491Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-05-13T17:06:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Piano em grupo para educadores musicais : estratégias metodológicas para a aquisição das habilidades funcionais ao piano
Group-piano for music educators : methodological strategies for acquisition of functional piano skills
title Piano em grupo para educadores musicais : estratégias metodológicas para a aquisição das habilidades funcionais ao piano
spellingShingle Piano em grupo para educadores musicais : estratégias metodológicas para a aquisição das habilidades funcionais ao piano
Campitelli, Juliana, 1990-
Piano complementar
Pedagogia do piano
Professores de música - Formação
Supplementary piano
Piano pedagogy
Music teacher - Trainig of
title_short Piano em grupo para educadores musicais : estratégias metodológicas para a aquisição das habilidades funcionais ao piano
title_full Piano em grupo para educadores musicais : estratégias metodológicas para a aquisição das habilidades funcionais ao piano
title_fullStr Piano em grupo para educadores musicais : estratégias metodológicas para a aquisição das habilidades funcionais ao piano
title_full_unstemmed Piano em grupo para educadores musicais : estratégias metodológicas para a aquisição das habilidades funcionais ao piano
title_sort Piano em grupo para educadores musicais : estratégias metodológicas para a aquisição das habilidades funcionais ao piano
author Campitelli, Juliana, 1990-
author_facet Campitelli, Juliana, 1990-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Adriana do Nascimento Araujo, 1965-
Nicodemo, Thaís Lima
Deltrégia, Claudia Fernanda
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Campitelli, Juliana, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Piano complementar
Pedagogia do piano
Professores de música - Formação
Supplementary piano
Piano pedagogy
Music teacher - Trainig of
topic Piano complementar
Pedagogia do piano
Professores de música - Formação
Supplementary piano
Piano pedagogy
Music teacher - Trainig of
description Orientador: Adriana do Nascimento Araujo Mendes
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-10-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/17381
CAMPITELLI, Juliana. Piano em grupo para educadores musicais: estratégias metodológicas para a aquisição das habilidades funcionais ao piano. 2023. 1 recurso online (90 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17381. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/17381
identifier_str_mv CAMPITELLI, Juliana. Piano em grupo para educadores musicais: estratégias metodológicas para a aquisição das habilidades funcionais ao piano. 2023. 1 recurso online (90 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17381. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1384491
Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1384491
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (90 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189197466042368