Marketing territorial : compreensão e uso pelos operadores de turismo de Porto Velho – RO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/3928 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2012. |
id |
UNB-2_91a370c771bd0a41850459ddd3834297 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/3928 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Araujo, Delmo Lima deVieira, Vanauey FerreiraARAUJO, Delmo Lima de. Marketing territorial: compreensão e uso pelos operadores de turismo de Porto Velho – RO. 2012. 54 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Porto Velho, 2012.http://bdm.unb.br/handle/10483/3928Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2012.O marketing territorial é uma ferramenta que gradativamente vem sendo difundida junto aos operadores no segmento de turismo no Brasil. E não é diferente na cidade de Porto Velho. Capital do Estado de Rondonia localizada à margem direita do Rio Madeira, possui a maior extensão territorial e maior população comparando com outros municípios do Estado. Conforme dados do IBGE de 2010, possui uma população de 428.527 habitantes; com um imenso potencial turístico devido a sua localização, história e recursos naturais. Dispondo também de uma considerável estrutura de Aeroporto, porto fluvial, estradas, saneamento, redes elétricas e potencial energético. Potencial este que vem sendo explorado através da construção de 02 grandes usinas e que causou um considerável aumento populacional nos últimos 03 anos Portanto, há de se considerar a importância do marketing territorial como ferramenta necessária para os operadores de turismo. Sendo o objetivo deste trabalho verificar qual o grau de conhecimento existente em relação ao marketing territorial, seu uso ou mesmo de alguns de seus elementos correspondentes. Pois, importa ressaltar que mesmo sem saber sistematicamente sobre a amplitude do sistema de marketing territorial, alguns elementos são utilizados pelos operadores de turismo, o que está evidenciado segundo a pesquisa feita. A qual, os entrevistados pesquisados durante os meses de setembro de 2011 a fevereiro de 2012, demonstraram a partir da coleta de dados que conhecem marketing territorial, ou mesmo, fazem uso de seus elementos.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2012-09-28T19:56:31Z No. of bitstreams: 1 2012_DelmoLimadeAraujo.pdf: 794225 bytes, checksum: c41f84c5958e715b534933ea226e08fd (MD5)Approved for entry into archive by Jaqueline Ferreira de Souza(jaquefs.braz@gmail.com) on 2012-10-04T10:56:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_DelmoLimadeAraujo.pdf: 794225 bytes, checksum: c41f84c5958e715b534933ea226e08fd (MD5)Made available in DSpace on 2012-10-04T10:56:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_DelmoLimadeAraujo.pdf: 794225 bytes, checksum: c41f84c5958e715b534933ea226e08fd (MD5)Turismo - marketingAgentes de viagemMarketing territorial : compreensão e uso pelos operadores de turismo de Porto Velho – ROinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2012-10-04T10:56:47Z2012-10-04T10:56:47Z2012-10-04T10:56:47Z2012-07-14info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2012_DelmoLimadeAraujo.pdf2012_DelmoLimadeAraujo.pdfapplication/pdf794225http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3928/1/2012_DelmoLimadeAraujo.pdfc41f84c5958e715b534933ea226e08fdMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3928/2/license_url5134edb0a80711cbbaa5247c36025151MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3928/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream20325http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3928/4/license_rdfc7f3e3c064c19e93e905bbb07856484cMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3928/5/license.txtc4bd80414c69a8a8ea9f9196ced6054fMD5510483/39282012-10-04 07:56:47.038oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712012-10-04T10:56:47Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Marketing territorial : compreensão e uso pelos operadores de turismo de Porto Velho – RO |
title |
Marketing territorial : compreensão e uso pelos operadores de turismo de Porto Velho – RO |
spellingShingle |
Marketing territorial : compreensão e uso pelos operadores de turismo de Porto Velho – RO Araujo, Delmo Lima de Turismo - marketing Agentes de viagem |
title_short |
Marketing territorial : compreensão e uso pelos operadores de turismo de Porto Velho – RO |
title_full |
Marketing territorial : compreensão e uso pelos operadores de turismo de Porto Velho – RO |
title_fullStr |
Marketing territorial : compreensão e uso pelos operadores de turismo de Porto Velho – RO |
title_full_unstemmed |
Marketing territorial : compreensão e uso pelos operadores de turismo de Porto Velho – RO |
title_sort |
Marketing territorial : compreensão e uso pelos operadores de turismo de Porto Velho – RO |
author |
Araujo, Delmo Lima de |
author_facet |
Araujo, Delmo Lima de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Delmo Lima de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vieira, Vanauey Ferreira |
contributor_str_mv |
Vieira, Vanauey Ferreira |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Turismo - marketing Agentes de viagem |
topic |
Turismo - marketing Agentes de viagem |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2012. |
publishDate |
2012 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2012-07-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-04T10:56:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-04T10:56:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-10-04T10:56:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ARAUJO, Delmo Lima de. Marketing territorial: compreensão e uso pelos operadores de turismo de Porto Velho – RO. 2012. 54 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Porto Velho, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/3928 |
identifier_str_mv |
ARAUJO, Delmo Lima de. Marketing territorial: compreensão e uso pelos operadores de turismo de Porto Velho – RO. 2012. 54 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Porto Velho, 2012. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/3928 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3928/1/2012_DelmoLimadeAraujo.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3928/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3928/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3928/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3928/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c41f84c5958e715b534933ea226e08fd 5134edb0a80711cbbaa5247c36025151 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e c7f3e3c064c19e93e905bbb07856484c c4bd80414c69a8a8ea9f9196ced6054f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907766213869568 |