Educação do campo : valorização através da língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponciano, Silmara Aparecida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/54545
Resumo: Orientador : Mauricio Vitória Fagundes
id UFPR_2f1e60da175d5c106d3fe2f5cc339db2
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54545
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ponciano, Silmara AparecidaUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do CampoFagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961-2021-07-27T11:33:03Z2021-07-27T11:33:03Z2021-07-27T08:32:10Zhttps://hdl.handle.net/1884/54545Orientador : Mauricio Vitória FagundesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do CampoInclui referênciasResumo : O presente artigo tem a finalidade de suscitar reflexões acerca da educação no campo, começando por um breve histórico da mesma e finalizando com a valorização do aluno campesino através do estudo da variedade linguística. Reconhecendo a importância do falar campesino e resgatando sua importância dentro da Língua Portuguesa. Levando em conta que a variação linguística é um tema bastante complexo, uma vez que envolve questões de identidade, estigma, discriminação, preconceito, norma, prestígio social e muitos outros. Temas esses que quando não são abordados de uma forma adequada, em vez de promover a conscientização e o avanço da cidadania podem gerar preconceitos e constrangimentos. Isto significa que a escola conheça, respeite e trabalhe as variedades linguísticas de prestígio e também as variedades usadas pelos alunos no seu dia a dia. Como professora de português, percebi que essa seria a melhor forma de unir os aprendizados do curso Educação do Campo com minha prática pedagógica. Pois, a variação linguística esteve ausente na proposta pedagógica de Língua portuguesa por muito tempo. E os alunos que falavam um português de forma deficiente falavam "errado" e na tentativa de "consertá-lo" tentou-se aproximar a fala do aluno da norma culta, ignorando o uso linguístico. Em consequência disso houve uma desvalorização do falar do campo e os alunos passaram a ter vergonha dessa variação linguística. O trabalho foi realizado na escola da zona rural Escola Estadual "Capela São João" que fica no município de Tomazina e envolveu alunos das 6ª, 7ª, 8ª séries do Ensino Fundamental. Para tanto, tomei por base estudos fundamentados na sociolinguística variacionista, sobretudo por BAGNO (1999, 2004) BORTONI (2001, 2004), entre outros.1 arquivo (15 p.) : PDF.application/pdfEducação ruralEducação do campo : valorização através da línguainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - SILMARA APARECIDA PONCIANO.pdfapplication/pdf551287https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54545/1/R%20-%20E%20-%20SILMARA%20APARECIDA%20PONCIANO.pdf747d804e2e07e715e08ec2892d508f5aMD51open access1884/545452021-07-27 08:33:04.04open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54545Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-07-27T11:33:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação do campo : valorização através da língua
title Educação do campo : valorização através da língua
spellingShingle Educação do campo : valorização através da língua
Ponciano, Silmara Aparecida
Educação rural
title_short Educação do campo : valorização através da língua
title_full Educação do campo : valorização através da língua
title_fullStr Educação do campo : valorização através da língua
title_full_unstemmed Educação do campo : valorização através da língua
title_sort Educação do campo : valorização através da língua
author Ponciano, Silmara Aparecida
author_facet Ponciano, Silmara Aparecida
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponciano, Silmara Aparecida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961-
contributor_str_mv Fagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação rural
topic Educação rural
description Orientador : Mauricio Vitória Fagundes
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-27T11:33:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-27T11:33:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-27T08:32:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/54545
url https://hdl.handle.net/1884/54545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (15 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54545/1/R%20-%20E%20-%20SILMARA%20APARECIDA%20PONCIANO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 747d804e2e07e715e08ec2892d508f5a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860715686920192