Escolas do campo: uma proposta de valorização cultural por meio das práticas de letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Daiane Aparecida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4655
Resumo: A Educação do Campo surgiu dos movimentos sociais e da necessidade de se adotar um ensino que valorizasse os anseios, as necessidades e a cultura da população campesina, aspectos que não eram considerados no modelo de educação rural existente anteriormente. A Educação Rural por muitos anos enfatizou a formação de mão de obra e a geração de lucros advindos da terra, além de ser tratada sem nenhuma prioridade pelo poder público, então o estudo proposto tem como objetivos promover reflexões acerca desse histórico, bem como valorizar a cultura camponesa através das práticas de letramentos e multiletramentos, aliadas aos estudos dos gêneros textuais. O método de pesquisa-ação utilizado deu origem a um material de estudo dos gêneros textuais intitulado “Eu, minha Cultura e a Terra”, o qual foi aplicado em uma escola do campo e relatado como parte desta pesquisa. Na fase final, no que tange aos resultados, comprovei que um estudo contextualizado nas aulas de Língua Portuguesa foi capaz de promover a cultura e provocar um maior interesse nos alunos, que se sentiram valorizados pelo fato de estudarem gêneros textuais e temas condizentes às suas práticas sociais.
id UTFPR-12_898ee7ce0923ecd3a8581cf2e36cb2d4
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/4655
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-01-23T19:50:56Z2020-01-23T19:50:56Z2019-11-26MARTINS, Daiane Aparecida. Escolas do campo: uma proposta de valorização cultural por meio das práticas de letramento. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4655A Educação do Campo surgiu dos movimentos sociais e da necessidade de se adotar um ensino que valorizasse os anseios, as necessidades e a cultura da população campesina, aspectos que não eram considerados no modelo de educação rural existente anteriormente. A Educação Rural por muitos anos enfatizou a formação de mão de obra e a geração de lucros advindos da terra, além de ser tratada sem nenhuma prioridade pelo poder público, então o estudo proposto tem como objetivos promover reflexões acerca desse histórico, bem como valorizar a cultura camponesa através das práticas de letramentos e multiletramentos, aliadas aos estudos dos gêneros textuais. O método de pesquisa-ação utilizado deu origem a um material de estudo dos gêneros textuais intitulado “Eu, minha Cultura e a Terra”, o qual foi aplicado em uma escola do campo e relatado como parte desta pesquisa. Na fase final, no que tange aos resultados, comprovei que um estudo contextualizado nas aulas de Língua Portuguesa foi capaz de promover a cultura e provocar um maior interesse nos alunos, que se sentiram valorizados pelo fato de estudarem gêneros textuais e temas condizentes às suas práticas sociais.Field education arose from social movements and the need to adopt a teaching that valued the yearnings, needs and culture of the peasant population, aspects that were not considered in the existing rural education model. Rural education for many years emphasized the formation of labor and the generation of profits from the land, besides being treated without any priority by the public power, so the proposed study aims to promote reflections on this history, as well as to value the peasant culture through literacy and multiliteracies practices, allied to the study of textual genres. The action research method used gave rise to a textual genre study material entitled “I, My Culture and the land,” which was applied in a rural school and reported as part of this research. In the final phase, regarding the results, I found that a contextualized study in Portuguese language classes was able to promote culture and cause a greater interest in the students, who felt valued for studying textual genres and themes consistent with their social practices.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da NaturezaUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEnsinoEducação ruralCulturaLetramentoLinguagem e línguasEducation, RuralCultureLiteracyLanguage and languagesEscolas do campo: uma proposta de valorização cultural por meio das práticas de letramentoField schools: a cultural appreciation proposal through literacy practicesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaSantos, Givan José Ferreira doshttp://lattes.cnpq.br/8879315784200835Santos, Givan José Ferreira doshttp://lattes.cnpq.br/8879315784200835Dutra, Alessandrahttp://lattes.cnpq.br/6750951618583167Cordeiro, Isabel Cristinahttp://lattes.cnpq.br/9893461756658986http://lattes.cnpq.br/7373699405958904Martins, Daiane Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALLD_PPGEN_M_Martins,_Daiane_Aparecida_2019.pdfapplication/pdf2847437http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4655/1/LD_PPGEN_M_Martins%2c_Daiane_Aparecida_2019.pdf5f448c0cff2f1fb139cdaf6827c68500MD51LD_PPGEN_M_Martins,_Daiane_Aparecida_2019_1.pdfapplication/pdf1797498http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4655/2/LD_PPGEN_M_Martins%2c_Daiane_Aparecida_2019_1.pdfbe2152a9e9ef7fc8801fbaf22029a357MD52TEXTLD_PPGEN_M_Martins,_Daiane_Aparecida_2019.pdf.txtLD_PPGEN_M_Martins,_Daiane_Aparecida_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain189532http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4655/3/LD_PPGEN_M_Martins%2c_Daiane_Aparecida_2019.pdf.txt83c0799f379efb0a15038fe11f83aedfMD53LD_PPGEN_M_Martins,_Daiane_Aparecida_2019_1.pdf.txtLD_PPGEN_M_Martins,_Daiane_Aparecida_2019_1.pdf.txtExtracted texttext/plain47694http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4655/5/LD_PPGEN_M_Martins%2c_Daiane_Aparecida_2019_1.pdf.txt89844f8a4f06db34b6b6e31131cac161MD55THUMBNAILLD_PPGEN_M_Martins,_Daiane_Aparecida_2019.pdf.jpgLD_PPGEN_M_Martins,_Daiane_Aparecida_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1420http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4655/4/LD_PPGEN_M_Martins%2c_Daiane_Aparecida_2019.pdf.jpg5d4a2852d262561812dbfcd422d052c7MD54LD_PPGEN_M_Martins,_Daiane_Aparecida_2019_1.pdf.jpgLD_PPGEN_M_Martins,_Daiane_Aparecida_2019_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2220http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4655/6/LD_PPGEN_M_Martins%2c_Daiane_Aparecida_2019_1.pdf.jpg739624834e46887e52793dc14ab5de7cMD561/46552020-01-24 04:00:57.843oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/4655Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-01-24T06:00:57Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escolas do campo: uma proposta de valorização cultural por meio das práticas de letramento
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Field schools: a cultural appreciation proposal through literacy practices
title Escolas do campo: uma proposta de valorização cultural por meio das práticas de letramento
spellingShingle Escolas do campo: uma proposta de valorização cultural por meio das práticas de letramento
Martins, Daiane Aparecida
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Educação rural
Cultura
Letramento
Linguagem e línguas
Education, Rural
Culture
Literacy
Language and languages
Ensino
title_short Escolas do campo: uma proposta de valorização cultural por meio das práticas de letramento
title_full Escolas do campo: uma proposta de valorização cultural por meio das práticas de letramento
title_fullStr Escolas do campo: uma proposta de valorização cultural por meio das práticas de letramento
title_full_unstemmed Escolas do campo: uma proposta de valorização cultural por meio das práticas de letramento
title_sort Escolas do campo: uma proposta de valorização cultural por meio das práticas de letramento
author Martins, Daiane Aparecida
author_facet Martins, Daiane Aparecida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Givan José Ferreira dos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8879315784200835
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santos, Givan José Ferreira dos
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8879315784200835
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Dutra, Alessandra
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6750951618583167
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Cordeiro, Isabel Cristina
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9893461756658986
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7373699405958904
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Daiane Aparecida
contributor_str_mv Santos, Givan José Ferreira dos
Santos, Givan José Ferreira dos
Dutra, Alessandra
Cordeiro, Isabel Cristina
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Educação rural
Cultura
Letramento
Linguagem e línguas
Education, Rural
Culture
Literacy
Language and languages
Ensino
dc.subject.por.fl_str_mv Educação rural
Cultura
Letramento
Linguagem e línguas
Education, Rural
Culture
Literacy
Language and languages
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Ensino
description A Educação do Campo surgiu dos movimentos sociais e da necessidade de se adotar um ensino que valorizasse os anseios, as necessidades e a cultura da população campesina, aspectos que não eram considerados no modelo de educação rural existente anteriormente. A Educação Rural por muitos anos enfatizou a formação de mão de obra e a geração de lucros advindos da terra, além de ser tratada sem nenhuma prioridade pelo poder público, então o estudo proposto tem como objetivos promover reflexões acerca desse histórico, bem como valorizar a cultura camponesa através das práticas de letramentos e multiletramentos, aliadas aos estudos dos gêneros textuais. O método de pesquisa-ação utilizado deu origem a um material de estudo dos gêneros textuais intitulado “Eu, minha Cultura e a Terra”, o qual foi aplicado em uma escola do campo e relatado como parte desta pesquisa. Na fase final, no que tange aos resultados, comprovei que um estudo contextualizado nas aulas de Língua Portuguesa foi capaz de promover a cultura e provocar um maior interesse nos alunos, que se sentiram valorizados pelo fato de estudarem gêneros textuais e temas condizentes às suas práticas sociais.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-11-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-23T19:50:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-23T19:50:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARTINS, Daiane Aparecida. Escolas do campo: uma proposta de valorização cultural por meio das práticas de letramento. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4655
identifier_str_mv MARTINS, Daiane Aparecida. Escolas do campo: uma proposta de valorização cultural por meio das práticas de letramento. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4655/1/LD_PPGEN_M_Martins%2c_Daiane_Aparecida_2019.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4655/2/LD_PPGEN_M_Martins%2c_Daiane_Aparecida_2019_1.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4655/3/LD_PPGEN_M_Martins%2c_Daiane_Aparecida_2019.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4655/5/LD_PPGEN_M_Martins%2c_Daiane_Aparecida_2019_1.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4655/4/LD_PPGEN_M_Martins%2c_Daiane_Aparecida_2019.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4655/6/LD_PPGEN_M_Martins%2c_Daiane_Aparecida_2019_1.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5f448c0cff2f1fb139cdaf6827c68500
be2152a9e9ef7fc8801fbaf22029a357
83c0799f379efb0a15038fe11f83aedf
89844f8a4f06db34b6b6e31131cac161
5d4a2852d262561812dbfcd422d052c7
739624834e46887e52793dc14ab5de7c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922936058544128