O problema universitário no inquérito da Associação Brasileira de Educação : concepções de universidade em disputa na década de 1920
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/71101 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieira |
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Faria, Maria Cristiane Nunes de, 1973-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoVieira, Carlos Eduardo, 1963-2021-06-24T15:09:10Z2021-06-24T15:09:10Z2020https://hdl.handle.net/1884/71101Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo VieiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/02/2021Inclui referências: p. 221-228Resumo: O problema privilegiado nesta dissertação são as concepções de universidade defendidas pelos participantes no inquérito O problema universitário brasileiro, promovido pela Seção de Ensino Técnico e Superior (SETS), da Associação Brasileira de Educação (ABE), no ano de 1928. Este inquérito, apresentado na Segunda Conferência Nacional de Educação (II CNE), realizada em Belo Horizonte - MG, de 4 a 11 de novembro de 1928, foi editado e publicado no ano de 1929, pela ABE. O inquérito representou um instrumento de investigação e discussão em torno dos problemas da universidade nos anos de 1920. Mediante a apreciação das teses produzidas nesse documento e a análise do contexto de seus debates, este estudo procurou identificar a relação entre os discursos presentes no inquérito e as ações da SETS, no período acima mencionado. Como referencial teórico adotou-se aqui o conceito de intelectual, a partir dos estudos de Vieira, e de rede de sociabilidade, de Sirinelli que, a partir de uma perspectiva prosopográfica, permitiram o trabalho com biografias coletivas e as relações institucionais dos intelectuais protagonistas no inquérito, auxiliando na descrição e na análise das características do grupo. Para interpretar a linguagem mobilizada pelos intelectuais vinculados à ABE, utilizamos a perspectiva do contextualismo linguístico, desenvolvida por Q. Skinner e J. Pocock. Entre as fontes mobilizadas destacaram-se: as teses balizadoras das discussões produzidas pelos membros da comissão organizadora do inquérito; as teses-resposta, produzidas pelos intelectuais respondentes; o discurso do senador Adolpho Gordo; e o relatório com as conclusões do inquérito, aprovadas pela SETS da ABE e pelos conferencistas da II CNE. No debate sobre as concepções de universidade, identificamos que os propositores do inquérito pretendiam demonstrar as limitações das posições de implementação do regime universitário no país, especialmente a realidade representada pela Universidade do Rio de Janeiro, criada em 1920. Neste inquérito, defenderam a necessidade de se criar um sistema universitário que correspondesse aos anseios e necessidades de cada região do país. Pretendia-se com isso, qualificar, divulgar e valorizar concepções, autores e ações da ABE, para criar condições políticas para a legitimação de um projeto que visava a reorganização da universidade no Brasil. Palavras-chave: Associação Brasileira de Educação. Educação Superior. Discurso Educacional. Intelectuais. Inquérito Educational.Abstract: The privileged problem in this dissertation is the university's conceptions defended by the participants in the inquiry The Brazilian university problem, promoted by the Section of Technical and Higher Education (SETS), of the Brazilian Education Association (ABE), in 1928. This inquiry, presented at the Second National Conference on Education (II CNE), held in Belo Horizonte - MG, from November 4th to 11th, 1928, was edited and published in 1929, by ABE. The inquiry represented an instrument of investigation and discussion around the problems of the university in the 1920s. Through the appreciation of the theses produced in this document and the analysis of the context of its debates, this study sought to identify the relationship between the speeches present in the inquiry and the actions promoted by SETS, in the period mentioned above. As a theoretical framework, the concept of intellectual was adopted here, based on Vieira's studies, and Sirinelli's sociability network, which, from a prosopographic perspective, allowed work with collective biographies and the institutional relations of the leading intellectuals in the survey, assisting in the description and analysis of the characteristics of the group. To interpret the language mobilized by intellectuals linked to ABE, we use the perspective of Linguistic Contextualism, developed by Q. Skinner and J. Pocock. Among the mobilized sources, the following stand out: the guiding theses of the discussions produced by the members of the survey organizing committee; the thesis responses, produced by the respondent intellectuals; Senator Adolpho Gordo's speech; and the report with the conclusions of the survey, approved by ABE's SETS and by the speakers of II CNE. In the debate on the university's conceptions, we identified that the survey's proponents intended to demonstrate the limitations of the positions of implementation of the university regime in the country, especially the reality represented by the University of Rio de Janeiro, created in 1920. In this survey, they defended the need to create a university system that corresponded to the desires and needs of each region of the country. The intention was to qualify, disseminate, and value ABE's concepts, authors, and actions, to create political conditions to legitimize a project aimed at reorganizing the university in Brazil. Keywords: Brazilian Education Association. Higher Education. Educational Discourse. Intellectuals. Educational Inquiry.1 arquivo (228 p.) : il. (algumas color.).application/pdfEducação e EstadoEducação - HistóriaEnsino superior e Estado - Brasil - HistóriaUniversidades e faculdadesEducaçãoO problema universitário no inquérito da Associação Brasileira de Educação : concepções de universidade em disputa na década de 1920info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARIA CRISTIANE NUNES DE FARIA.pdfapplication/pdf2731346https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71101/1/R%20-%20D%20-%20MARIA%20CRISTIANE%20NUNES%20DE%20FARIA.pdf71784928e69ddf3a99edf0a01694a268MD51open access1884/711012021-06-24 12:09:10.238open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71101Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-06-24T15:09:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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