Politica educacional e hegemonia : a criação das primeiras universidades estaduais do Parana na decada de 1960
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590345 |
Resumo: | Orientador: Jose Luis Sanfelice |
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Politica educacional e hegemonia : a criação das primeiras universidades estaduais do Parana na decada de 1960Política e educaçãoUniversidade e faculdades - HistóriaEnsino superiorHegemoniaEducaçãoOrientador: Jose Luis SanfeliceTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho tem por objetivo discutir o processo histórico de criação das primeiras universidades estaduais do Paraná - Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual de Ponta Grossa -- como expressão de um determinado tipo de política educacional. Como questão básica orientadora da pesquisa, procuraremos entender o porquê de, no final da década de 1960, o Governo do Estado do Paraná haver criado, ao mesmo tempo e através do mesmo instrumento legal, três universidades estaduais, num momento em que já se delineava no País uma tendência à privatização do ensino superior. Para a realização dessa investigação, partimos do pressuposto de que a política educacional expressa a luta pela conquista e pelo exercício da hegemonia entre as diferentes classes sociais. Por isso, o estudo da política educacional não pode ater-se somente aos textos legais, como planos, leis, decretos, pois estes são o resultado de um movimento social presente em cada conjuntura histórica que faz com que a inclusão de projetos de criação de instituições educacionais na agenda do Governo seja o resultado desse processo, e, não, ao contrário. No caso das universidades paranaenses, sua criação fez parte do processo maior de recomposição da hegemonia entre os grupos dominantes do Estado, recomposição esta particularmente presente na proposta de ¿desenvolvimento integrado¿ do Governo Paulo Cruz PimentelAbstract: The aim of this dissertation is to analyze the historical founding process of the first three state universities of the state of Para Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Maringa and Univarsidade Estacfual de Panta Grossa -- as the expression of a given type of educational policy. The guiding question of this investigation was: why had the government of the state of Parana founded, at the same time and through the same law, three state universities at the close of 1960s when the tendency to privatize higher education had already been apparent" This analysis was based an the presupposition that educational policy expresses the struggle to conquer and exercise hegemony among different social classes. Therefore the study of educational policy should not depend only on legal texts such as laws, decrees and official plans which are the results of a social movement present in each historical situation and that makes the inclusion of school founding projects in the administration agenda an outcoming of this process and not the contrary. The foundation of the state universities is part of a wider process of hegemonic reorganization among the dominating social groups of the state of Parana particularly perceptible in the ¿integrated development¿ plan of the governor Paulo Cruz Fimentel administrationDoutoradoHistória, Filosofia e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Sanfelice, José Luís, 1949-2021Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSheen, Maria Rosemary Coimbra Campos20002000-11-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf271p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590345SHEEN, Maria Rosemary Coimbra Campos. Politica educacional e hegemonia: a criação das primeiras universidades estaduais do Parana na decada de 1960. 2000. 271p Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590345. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/210097porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T20:35:28Zoai::210097Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T20:35:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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