O esporte coletivo no contraturno das escolas públicas estaduais de Curitiba-PR : métodos de ensino, perfil de liderança do professor e suas relações com alguns fatores do desenvolvimento humanos de alunos/atletas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Luis Rogério de, 1970-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69373
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Valdomiro de Oliveira
id UFPR_2f99c8ad8123b590df2150afb635bf0f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69373
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Albuquerque, Luis Rogério de, 1970-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoOliveira, Valdomiro de, 1969-2021-02-17T19:34:17Z2021-02-17T19:34:17Z2020https://hdl.handle.net/1884/69373Orientador: Prof. Dr. Valdomiro de OliveiraTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 21/08/2020Inclui referências: p.107-119Resumo: Introdução: O esporte é considerado um contexto social único e com inúmeras possibilidades para o desenvolvimento de indicadores de desenvolvimento humano de jovens. Em um momento de instabilidades provocadas pela adolescência, o esporte pode ser um recurso para prevenir futuros problemas individuais e sociais. Além das intensas relações entre pares, a figura do professor/treinador pode ser fundamental para o desenvolvimento de um ambiente benéfico. Apesar da importância do papel do professor/treinador, poucos estudos buscam identificar os efeitos dos seus comportamentos psicopedagógicos sobre fatores associados ao desenvolvimento humano de jovens. Objetivo: Investigar os métodos de ensino e o perfil de liderança dos professores/treinadores e suas relações com alguns fatores do desenvolvimento humano de alunos/atletas de diferentes categorias, sexo e praticantes de diferentes modalidades esportivas coletivas. Materiais e métodos: Participaram 910 alunos/atletas (14,00 ?? 1,8 anos) e 57 professores/treinadores (45,57 ?? 7,25 anos) brasileiros, frequentando um programa de esportes de contraturno, em 37 escolas públicas, na cidade de Curitiba, no estado do Paraná. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa que avaliou as metodologias de ensino e o perfil de liderança dos professores/treinadores e o seu desfecho no desenvolvimento positivo e na percepção subjetiva da tomada de decisão dos alunos/atletas. A regressão logística ordinal foi utilizada para verificar as associações independentes entre as variáveis sexo, categoria, modalidade, metodologia do professor/treinador, percepção dos professores/treinadores e percepção dos alunos/atletas com os tercis dos escores de cada característica de desenvolvimento positivo e da percepção de tomada de decisão. Razões de chances (RC) foram obtidas com intervalo de confiança de 95% (IC95%) adotando p<0,05. Resultados: O método de ensino sintético esteve positivamente associado às habilidades cognitivas (RC = 1,32, IC95% = 1,09 - 1,59), estabelecimento de metas (RC = 1,36; IC95% = 1,07 - 1,69) e compromisso com a aprendizagem decisional (RC = 1,21, IC95% = 1,01 - 1,49). Associações positivas também foram verificadas entre as percepções dos atletas sobre o perfil de liderança dos treinadores com: habilidades pessoais e sociais; habilidades cognitivas; estabelecimento de metas; iniciativa; competência decisional e compromisso com a aprendizagem. Adicionalmente, a percepção dos atletas sobre o comportamento autocrático dos treinadores esteve inversamente associada às habilidades pessoais e sociais (RC = 0,82, IC95% = 0,70 - 0,95) e estabelecimento de metas (RC = 0,81, IC95% = 0,69 - 0,94) e positivamente associada à ansiedade e medo ao decidir (RC = 1,34 IC95% = 1,11 - 1,62). Conclusão: Para o programa avaliado, os resultados sugerem a escolha do método sintético, combinado com um perfil de liderança democrático, motivador, socializador e que forneça instruções técnicas que reflitam em melhoras no desempenho esportivo. Palavras-chave: Métodos de ensino. Liderança. Desenvolvimento humano. Esportes de equipe. Jovens.Abstract: Introduction: Sports are considered a unique social context with numerous possibilities to develop indicators of human development of young people. In a time of instability caused by adolescence, sports can be a resource to prevent future individual and social problems. Besides the intense relationships between peers, the figure of the teacher/coach can be essential to develop a beneficial environment. Despite the relevance of the teacher/coach's role, few studies focus on identifying the impact of their psycho-pedagogical behaviors on factors related to human development of the young people. Objective: To investigate the teaching methods and leadership profile of teachers/coaches and its association with factors related to human development of young people from different categories, sex and types of collective sports. Materials and methods: The study involved 910 adolescents (14.00 ?? 1.8 years) and 57 physical education teachers (45.57 ?? 7.25 years), all of them Brazilians, who participated in an after-school sports program in 37 public schools, in the city of Curitiba, Paraná state. Data was collected through a survey that assessed the teaching methodology and the leadership profile of the teachers and its impact in the positive development and in the decision-making subjective perception of the young people. An ordinal logistic regression was used to verify the independent associations among the variables sex, category, type of sports, coach methodology, coaches' perception and athletes' perception with terciles scores for each characteristic of positive development and decision-making perception. Odds ratios (OR) were obtained with a 95% confidence interval (CI95%) adopting p<0.05. Results: The synthetic teaching method was positively associated with cognitive skills (OR=1.32, CI95%=1.09 - 1.59), goal setting (OR = 1.36; CI95%= 1.07 - 1.69) and commitment to decision-making learning (OR=1.21, CI95%=1.01 - 1.49). Positive associations were also verified in the athletes' perception of the leadership profile of coaches with: personal and social skills; cognitive skills; goal setting; initiative; decision-making competence and commitment to decisionmaking learning. Furthermore, the athletes' perception of the autocratic behavior of coaches was inversely associated with personal and social abilities (OR= 0.82, CI95%= 0.70 - 0.95) and setting of targets (OR= 0.81, CI95%= 0.69 - 0.94), and positively associated with anxiety and fear to make decisions (OR= 1.34 CI95%= 1.11 - 1.62). Conclusion: For the program evaluated, the results suggest the choice of the synthetic method, combined with a democratic, motivating, socializing leadership profile that provides technical instructions that reflect improvements in sports performance. Key words: Teaching methods. Leadership. Human development. Team sports. Young people.138 p. : il.application/pdfEducação - MetodologiaEsportes escolaresProfessores e alunosAtletasPlanos de aula - LiderançaJovensEscolas públicas - Curitiba (PR)EducaçãoO esporte coletivo no contraturno das escolas públicas estaduais de Curitiba-PR : métodos de ensino, perfil de liderança do professor e suas relações com alguns fatores do desenvolvimento humanos de alunos/atletasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - LUIS ROGERIO DE ALBUQUERQUE.pdfapplication/pdf4964144https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69373/1/R%20-%20T%20-%20LUIS%20ROGERIO%20DE%20ALBUQUERQUE.pdf6ed6ff4b4f81d109e46d18487f6ae8d7MD51open access1884/693732021-02-17 16:34:17.318open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69373Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-02-17T19:34:17Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O esporte coletivo no contraturno das escolas públicas estaduais de Curitiba-PR : métodos de ensino, perfil de liderança do professor e suas relações com alguns fatores do desenvolvimento humanos de alunos/atletas
title O esporte coletivo no contraturno das escolas públicas estaduais de Curitiba-PR : métodos de ensino, perfil de liderança do professor e suas relações com alguns fatores do desenvolvimento humanos de alunos/atletas
spellingShingle O esporte coletivo no contraturno das escolas públicas estaduais de Curitiba-PR : métodos de ensino, perfil de liderança do professor e suas relações com alguns fatores do desenvolvimento humanos de alunos/atletas
Albuquerque, Luis Rogério de, 1970-
Educação - Metodologia
Esportes escolares
Professores e alunos
Atletas
Planos de aula - Liderança
Jovens
Escolas públicas - Curitiba (PR)
Educação
title_short O esporte coletivo no contraturno das escolas públicas estaduais de Curitiba-PR : métodos de ensino, perfil de liderança do professor e suas relações com alguns fatores do desenvolvimento humanos de alunos/atletas
title_full O esporte coletivo no contraturno das escolas públicas estaduais de Curitiba-PR : métodos de ensino, perfil de liderança do professor e suas relações com alguns fatores do desenvolvimento humanos de alunos/atletas
title_fullStr O esporte coletivo no contraturno das escolas públicas estaduais de Curitiba-PR : métodos de ensino, perfil de liderança do professor e suas relações com alguns fatores do desenvolvimento humanos de alunos/atletas
title_full_unstemmed O esporte coletivo no contraturno das escolas públicas estaduais de Curitiba-PR : métodos de ensino, perfil de liderança do professor e suas relações com alguns fatores do desenvolvimento humanos de alunos/atletas
title_sort O esporte coletivo no contraturno das escolas públicas estaduais de Curitiba-PR : métodos de ensino, perfil de liderança do professor e suas relações com alguns fatores do desenvolvimento humanos de alunos/atletas
author Albuquerque, Luis Rogério de, 1970-
author_facet Albuquerque, Luis Rogério de, 1970-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Luis Rogério de, 1970-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Valdomiro de, 1969-
contributor_str_mv Oliveira, Valdomiro de, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Metodologia
Esportes escolares
Professores e alunos
Atletas
Planos de aula - Liderança
Jovens
Escolas públicas - Curitiba (PR)
Educação
topic Educação - Metodologia
Esportes escolares
Professores e alunos
Atletas
Planos de aula - Liderança
Jovens
Escolas públicas - Curitiba (PR)
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Valdomiro de Oliveira
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-17T19:34:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-17T19:34:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69373
url https://hdl.handle.net/1884/69373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 138 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69373/1/R%20-%20T%20-%20LUIS%20ROGERIO%20DE%20ALBUQUERQUE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ed6ff4b4f81d109e46d18487f6ae8d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898900744962048