Interações do canal Nerdologia : os contratos de comunicação com o público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Guilherme Henrique Ogg Nascimento Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/58767
Resumo: Orientadora: Claudia Irene Quadros
id UFPR_2fd6cae6c220f2993edb119cb621c744
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58767
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Costa, Guilherme Henrique Ogg Nascimento GonçalvesUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoQuadros, Cláudia Irene de, 19682019-05-18T16:40:03Z2019-05-18T16:40:03Z2018https://hdl.handle.net/1884/58767Orientadora: Claudia Irene QuadrosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 23/10/2018.Inclui referências: p. 190-193Resumo: Nas redes sociais digitais são disponibilizados canais gratuitos que abordam de forma lúdica assuntos complexos de várias áreas do conhecimento. Neste estudo, analisamos o conteúdo do canal Nerdologia, que realiza divulgação científica por meio da cultura nerd e conta com mais de dois milhões de assinantes. O objetivo central deste estudo é compreender de que forma são estabelecidos os contratos de comunicação, conceito proposto por Patrick Charaudeau (2006) entre produtores e o público nas interações de um canal do Youtube. Para tanto, foram selecionados dois entre os mais de 330 vídeos publicados pelo canal estudado: o Nerdologia. Para o recorte, consideramos os episódios que receberam vídeos resposta, o episódio 15 sobre Caos e Efeito Borboleta e o 125 sobre Sexismo. Além deles, foram analisados também os quatro vídeos resposta referentes aos dois episódios citados. O Youtube Analytics auxiliou nesse processo de investigação, que adota os contratos de comunicação de Patrick Charaudeau (2006) como uma das principais metodologias de pesquisa. O arcabouço teórico, baseado nos estudos de contratos de comunicação e propagabilidade na era da convergência, contribui para a ponderação sobre o tema proposto. A relevância deste estudo está nas reflexões sobre as interações estabelecidas entre o público e os produtores de conteúdo na internet, e como estas interações determinam os contratos de comunicação e a possível relação disso com o sucesso do canal. Os resultados mostram que alterações de narrador no mesmo canal, mudanças no modo discursivo e questões de gênero afetam a relação entre os produtores de conteúdo e os interlocutores no Youtube. Palavras-chave: Interações, Contratos de comunicação, Nerdologia, Youtube, Convergência, Cultura Nerd.Abstract: In digital social networks are available free channels that playfully deal with complex subjects from various areas of knowledge. In this study, we analyzed the content of the Nerdologia channel, which carries out scientific dissemination through the nerd culture and has more than two million subscribers. The main goal of this study is to understand how the communication contracts, proposed by Patrick Charaudeau (2006), between producers and the public are established in the interactions of a YouTube channel. To do so, were selected two of more than 330 videos published by the channel Nerdologia. For the clipping, we consider the episodes that received response videos: episode 15 about Chaos and Butterfly Effect and 125 about Sexism. In addition, the four response videos related to the two episodes were also analyzed. Youtube Analytics has aided this research process, which adopts the communication contracts of Patrick Charaudeau (2006) as one of the main research methodologies. The theoretical framework, based on the studies of contracts of communication and propagation in the era of convergence, have contributed to the reflection on the proposed theme.The relevance of this study lies in the reflections on how the interactions established between the public and the producers of content on the Internet happen, and how these interactions determine the contracts of communication and the possible relation thereof with the success of the channel. The results show that narrator changes on the same channel, changes in discursive mode and gender issues affect the relationship between content producers and YouTube interlocutors. Keywords: Interactions, Communication contracts, Nerdologia, Youtube, Convergence, Nerd Culture.234 p. : il., color.application/pdfMídia socialComunicaçãoContratos de comunicaçãoInterações do canal Nerdologia : os contratos de comunicação com o públicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GUILHERME HENRIQUE OGG NASCIMENTO GONCALVES DA COSTA.pdfapplication/pdf121554645https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58767/1/R%20-%20D%20-%20GUILHERME%20HENRIQUE%20OGG%20NASCIMENTO%20GONCALVES%20DA%20COSTA.pdf2e92db2812b35a327cba3ff2e7806042MD51open access1884/587672019-05-18 13:40:04.061open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58767Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-18T16:40:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interações do canal Nerdologia : os contratos de comunicação com o público
title Interações do canal Nerdologia : os contratos de comunicação com o público
spellingShingle Interações do canal Nerdologia : os contratos de comunicação com o público
Costa, Guilherme Henrique Ogg Nascimento Gonçalves
Mídia social
Comunicação
Contratos de comunicação
title_short Interações do canal Nerdologia : os contratos de comunicação com o público
title_full Interações do canal Nerdologia : os contratos de comunicação com o público
title_fullStr Interações do canal Nerdologia : os contratos de comunicação com o público
title_full_unstemmed Interações do canal Nerdologia : os contratos de comunicação com o público
title_sort Interações do canal Nerdologia : os contratos de comunicação com o público
author Costa, Guilherme Henrique Ogg Nascimento Gonçalves
author_facet Costa, Guilherme Henrique Ogg Nascimento Gonçalves
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Guilherme Henrique Ogg Nascimento Gonçalves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Quadros, Cláudia Irene de, 1968
contributor_str_mv Quadros, Cláudia Irene de, 1968
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia social
Comunicação
Contratos de comunicação
topic Mídia social
Comunicação
Contratos de comunicação
description Orientadora: Claudia Irene Quadros
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-18T16:40:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-18T16:40:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/58767
url https://hdl.handle.net/1884/58767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 234 p. : il., color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58767/1/R%20-%20D%20-%20GUILHERME%20HENRIQUE%20OGG%20NASCIMENTO%20GONCALVES%20DA%20COSTA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e92db2812b35a327cba3ff2e7806042
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860239799091200