Discurso publicitário: Um contrato comunicacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Konrath, Raquel Dilly
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Freitas, Ernani Cesar de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexão: comunicação e cultura
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5088
Resumo: O presente artigo aborda e analisa a linguagem em uso, discursiva e situacional. Propõe-se a analisar o discurso publicitário como forma da língua em uso, vista como processo ou contrato comunicacional, considerando a linguagem como um ato interativo, que se estabelece entre diferentes sujeitos, sob relações de influência do contexto sócio-histórico, conforme sua intencionalidade. A base teórica para este estudo e para a análise do discurso publicitário terá como referência os fundamentos de Mikhail Bakhtin e Patrick Charaudeau. Os estudos teóricos apresentados neste artigo serão aplicados em um corpus publicitário da Rede Bourbon de Hipermercados, referente à venda de brinquedos para o “Dia da Criança”, inserido no jornal Zero Hora, no mês de outubro de 2016. Configura-se em uma pesquisa de cunho exploratório-qualitativo, que se fundamenta em explorar alguns conceitos e atributos sobre a análise do discurso, procurando destacar algumas estratégias e visadas discursivas que constituem o contrato comunicacional publicitário, como discursos construídos nas relações sociais, passíveis de leitura, entendidos como códigos de comunicação humana. Compreende-se, assim, que a intencionalidade do discurso publicitário é obtida a partir do contrato que se estabelece entre locutor e interlocutor, através de seu próprio consentimento.
id UCS-5_8dd55c8edd9fd1c28453c1f96a629fb1
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/5088
network_acronym_str UCS-5
network_name_str Conexão: comunicação e cultura
repository_id_str
spelling Discurso publicitário: Um contrato comunicacionalmídia; cultura; publicidade; comunicaçãoDiscurso; Linguagem; Contrato; Comunicação; PublicidadeO presente artigo aborda e analisa a linguagem em uso, discursiva e situacional. Propõe-se a analisar o discurso publicitário como forma da língua em uso, vista como processo ou contrato comunicacional, considerando a linguagem como um ato interativo, que se estabelece entre diferentes sujeitos, sob relações de influência do contexto sócio-histórico, conforme sua intencionalidade. A base teórica para este estudo e para a análise do discurso publicitário terá como referência os fundamentos de Mikhail Bakhtin e Patrick Charaudeau. Os estudos teóricos apresentados neste artigo serão aplicados em um corpus publicitário da Rede Bourbon de Hipermercados, referente à venda de brinquedos para o “Dia da Criança”, inserido no jornal Zero Hora, no mês de outubro de 2016. Configura-se em uma pesquisa de cunho exploratório-qualitativo, que se fundamenta em explorar alguns conceitos e atributos sobre a análise do discurso, procurando destacar algumas estratégias e visadas discursivas que constituem o contrato comunicacional publicitário, como discursos construídos nas relações sociais, passíveis de leitura, entendidos como códigos de comunicação humana. Compreende-se, assim, que a intencionalidade do discurso publicitário é obtida a partir do contrato que se estabelece entre locutor e interlocutor, através de seu próprio consentimento.Universidade de Caxias do Sul - UCSKonrath, Raquel DillyFreitas, Ernani Cesar de2018-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5088Conexão - Comunicação e Cultura; v. 16, n. 32 (2017): Conexão2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5088/3287http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/5088/1614Direitos autorais 2017 Conexão - Comunicação e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-16T04:35:05Zoai:vkali30.ucs.br:article/5088Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2019-04-16T04:35:05Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Discurso publicitário: Um contrato comunicacional
title Discurso publicitário: Um contrato comunicacional
spellingShingle Discurso publicitário: Um contrato comunicacional
Konrath, Raquel Dilly
mídia; cultura; publicidade; comunicação
Discurso; Linguagem; Contrato; Comunicação; Publicidade
title_short Discurso publicitário: Um contrato comunicacional
title_full Discurso publicitário: Um contrato comunicacional
title_fullStr Discurso publicitário: Um contrato comunicacional
title_full_unstemmed Discurso publicitário: Um contrato comunicacional
title_sort Discurso publicitário: Um contrato comunicacional
author Konrath, Raquel Dilly
author_facet Konrath, Raquel Dilly
Freitas, Ernani Cesar de
author_role author
author2 Freitas, Ernani Cesar de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Konrath, Raquel Dilly
Freitas, Ernani Cesar de
dc.subject.por.fl_str_mv mídia; cultura; publicidade; comunicação
Discurso; Linguagem; Contrato; Comunicação; Publicidade
topic mídia; cultura; publicidade; comunicação
Discurso; Linguagem; Contrato; Comunicação; Publicidade
description O presente artigo aborda e analisa a linguagem em uso, discursiva e situacional. Propõe-se a analisar o discurso publicitário como forma da língua em uso, vista como processo ou contrato comunicacional, considerando a linguagem como um ato interativo, que se estabelece entre diferentes sujeitos, sob relações de influência do contexto sócio-histórico, conforme sua intencionalidade. A base teórica para este estudo e para a análise do discurso publicitário terá como referência os fundamentos de Mikhail Bakhtin e Patrick Charaudeau. Os estudos teóricos apresentados neste artigo serão aplicados em um corpus publicitário da Rede Bourbon de Hipermercados, referente à venda de brinquedos para o “Dia da Criança”, inserido no jornal Zero Hora, no mês de outubro de 2016. Configura-se em uma pesquisa de cunho exploratório-qualitativo, que se fundamenta em explorar alguns conceitos e atributos sobre a análise do discurso, procurando destacar algumas estratégias e visadas discursivas que constituem o contrato comunicacional publicitário, como discursos construídos nas relações sociais, passíveis de leitura, entendidos como códigos de comunicação humana. Compreende-se, assim, que a intencionalidade do discurso publicitário é obtida a partir do contrato que se estabelece entre locutor e interlocutor, através de seu próprio consentimento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5088
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5088/3287
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/5088/1614
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Conexão - Comunicação e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Conexão - Comunicação e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
dc.source.none.fl_str_mv Conexão - Comunicação e Cultura; v. 16, n. 32 (2017): Conexão
2178-2687
1677-0943
reponame:Conexão: comunicação e cultura
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conexão: comunicação e cultura
collection Conexão: comunicação e cultura
repository.name.fl_str_mv Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com
_version_ 1750315248780312576