Autismo : o papel do professor no auxilio do desenvolvimento da linguagem oral e na socialização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Margarete Aparecida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/79678
Resumo: Orientadora : Vandecy Silva Dutra
id UFPR_30336814a964b14cef35192d8dd1d1c0
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/79678
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Gonçalves, Margarete AparecidaUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e InclusãoDutra, Vandecy Silva, 1964-2022-10-20T15:44:16Z2022-10-20T15:44:16Z2018https://hdl.handle.net/1884/79678Orientadora : Vandecy Silva DutraMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e InclusãoInclui referênciasEste estudo relata alguns olhares de professores do ensino regular que participaram do grupo de multiplicação do GPEDI, do polo da Escola Municipal "Professor João Rocha dos Santos" sobre a realidade da inclusão escolar de alunos autistas. Refletindo sobre práticas pedagógicas utilizadas para o auxílio do desenvolvimento da linguagem oral e na socialização do autista no contexto escolar, leis que garantem a educação inclusiva. Salientado intervenções através do uso de tecnologias assistivas, algo muito novo para os cursistas. Relato brevemente como essas intervenções são importantes para que aja a interação do aluno autista e o efetivo desenvolvimento. Com o levantamento de dados através de questionário semiestruturado, observou-se que os profissionais da educação almejam são capacitações mais efetivas.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação inclusivaDeficiente mental - EducaçãoInclusão escolarAutismo : o papel do professor no auxilio do desenvolvimento da linguagem oral e na socializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARGARETE APARECIDA GONCALVES.pdfapplication/pdf685522https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79678/1/R%20-%20E%20-%20MARGARETE%20APARECIDA%20GONCALVES.pdf1772638fe6dc8a23f92b78dccb5af202MD51open access1884/796782022-10-20 12:44:16.619open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79678Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-20T15:44:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autismo : o papel do professor no auxilio do desenvolvimento da linguagem oral e na socialização
title Autismo : o papel do professor no auxilio do desenvolvimento da linguagem oral e na socialização
spellingShingle Autismo : o papel do professor no auxilio do desenvolvimento da linguagem oral e na socialização
Gonçalves, Margarete Aparecida
Educação inclusiva
Deficiente mental - Educação
Inclusão escolar
title_short Autismo : o papel do professor no auxilio do desenvolvimento da linguagem oral e na socialização
title_full Autismo : o papel do professor no auxilio do desenvolvimento da linguagem oral e na socialização
title_fullStr Autismo : o papel do professor no auxilio do desenvolvimento da linguagem oral e na socialização
title_full_unstemmed Autismo : o papel do professor no auxilio do desenvolvimento da linguagem oral e na socialização
title_sort Autismo : o papel do professor no auxilio do desenvolvimento da linguagem oral e na socialização
author Gonçalves, Margarete Aparecida
author_facet Gonçalves, Margarete Aparecida
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Margarete Aparecida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dutra, Vandecy Silva, 1964-
contributor_str_mv Dutra, Vandecy Silva, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Deficiente mental - Educação
Inclusão escolar
topic Educação inclusiva
Deficiente mental - Educação
Inclusão escolar
description Orientadora : Vandecy Silva Dutra
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-20T15:44:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-20T15:44:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/79678
url https://hdl.handle.net/1884/79678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79678/1/R%20-%20E%20-%20MARGARETE%20APARECIDA%20GONCALVES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1772638fe6dc8a23f92b78dccb5af202
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860358568148992