Estudo dos principais indicadores de desempenho financeiro, comercial e de qualidade da rede de concessionárias de venda de veículos novos e prestação de serviços
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/70235 |
Resumo: | Orientador : Cláudio Marcelo Edwards Barros |
id |
UFPR_30a80cd186c065587f19db94f4193913 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/70235 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Ricardo, Leandro Godoy, 1989-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Auditoria IntegralBarros, Claudio Marcelo Edwards, 1974-2021-10-13T19:54:45Z2021-10-13T19:54:45Z2020https://hdl.handle.net/1884/70235Orientador : Cláudio Marcelo Edwards BarrosMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Auditoria IntegralInclui referênciasResumo :A indústria automobilística brasileira representa uma fatia considerável do PIB nacional e, por consequência, movimenta a economia de forma relevante. Nesse contexto, a rede de concessionárias é responsável pela ponta da operação, pois é ela que possui o contato direto com o cliente, e por isso, é uma figura essencial para este setor. Por se tratar de uma concessão, é imprescindível que a montadora acompanhe periodicamente o desempenho de seus parceiros de negócio, com base em um Sistema de Medição de Desempenho (SMD) funcional e objetivo, o qual consiga refletir de maneira clara e confiável a real situação de seus dealers, no que tange à performance financeira, comercial e de qualidade. Para que essa medição seja eficiente, os indicadores, que são indispensáveis para orientar tomadas gerenciais de decisão, precisam ser definidos com cautela visando, primeiramente, ser confiáveis, compreensíveis e comparáveis. Nesse sentido, por meio de uma pesquisa descritiva, seguida de uma análise qualitativa de informações baseadas na bibliografia da área, textos legais e em documentos gerenciais, esta monografia buscou analisar criticamente os indicadores essenciais utilizados por uma montadora que possui uma rede de concessionárias distribuída por todo o território nacional. De modo geral, os indicadores definidos para compor o Dealer Performance Index (DPI) foram satisfatórios; entretanto, é possível concluir pela relevância de três deles para avaliação da performance de uma rede de concessionárias, que são: o Market Share, Lucro Antes do Imposto de Renda (LAIR) e Customer Satisfaction Index (CSI) de vendas e pós-vendas. Os indicadores que derivam das informações financeiras enviadas pela área contábil das concessionárias, tais quais, LAIR e Índice de Absorção, apresentam uma certa fragilidade, uma vez que há grupos que possuem estrutura de contabilidade robusta, porém há outros que tendem a enviar números que não refletem a realidade, induzindo, desta forma, a montadora a tomar decisões com base em indicadores não corroborados adequadamente.1 arquivo (37 p.) : tabs.application/pdfEmpresas - DesempenhoAutomoveis - ComércioIndústria automobilísticaEstudo dos principais indicadores de desempenho financeiro, comercial e de qualidade da rede de concessionárias de venda de veículos novos e prestação de serviçosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - LEANDRO GODOY RICARDO.pdfapplication/pdf1058140https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70235/1/R%20-%20E%20-%20LEANDRO%20GODOY%20RICARDO.pdf786ed0e5b7cb24b5d92e4d011b970b1eMD51open access1884/702352021-10-13 16:54:46.08open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70235Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-10-13T19:54:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo dos principais indicadores de desempenho financeiro, comercial e de qualidade da rede de concessionárias de venda de veículos novos e prestação de serviços |
title |
Estudo dos principais indicadores de desempenho financeiro, comercial e de qualidade da rede de concessionárias de venda de veículos novos e prestação de serviços |
spellingShingle |
Estudo dos principais indicadores de desempenho financeiro, comercial e de qualidade da rede de concessionárias de venda de veículos novos e prestação de serviços Ricardo, Leandro Godoy, 1989- Empresas - Desempenho Automoveis - Comércio Indústria automobilística |
title_short |
Estudo dos principais indicadores de desempenho financeiro, comercial e de qualidade da rede de concessionárias de venda de veículos novos e prestação de serviços |
title_full |
Estudo dos principais indicadores de desempenho financeiro, comercial e de qualidade da rede de concessionárias de venda de veículos novos e prestação de serviços |
title_fullStr |
Estudo dos principais indicadores de desempenho financeiro, comercial e de qualidade da rede de concessionárias de venda de veículos novos e prestação de serviços |
title_full_unstemmed |
Estudo dos principais indicadores de desempenho financeiro, comercial e de qualidade da rede de concessionárias de venda de veículos novos e prestação de serviços |
title_sort |
Estudo dos principais indicadores de desempenho financeiro, comercial e de qualidade da rede de concessionárias de venda de veículos novos e prestação de serviços |
author |
Ricardo, Leandro Godoy, 1989- |
author_facet |
Ricardo, Leandro Godoy, 1989- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Auditoria Integral |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ricardo, Leandro Godoy, 1989- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barros, Claudio Marcelo Edwards, 1974- |
contributor_str_mv |
Barros, Claudio Marcelo Edwards, 1974- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empresas - Desempenho Automoveis - Comércio Indústria automobilística |
topic |
Empresas - Desempenho Automoveis - Comércio Indústria automobilística |
description |
Orientador : Cláudio Marcelo Edwards Barros |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-13T19:54:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-13T19:54:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/70235 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/70235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (37 p.) : tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70235/1/R%20-%20E%20-%20LEANDRO%20GODOY%20RICARDO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
786ed0e5b7cb24b5d92e4d011b970b1e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860757883715584 |