Atendimento diferenciado & comércio automotivo: uma forma de alavancar o crescimento das vendas na região metropolitana de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alcides dos
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82892
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_61ce07edb028db3d65733450c54a6467
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82892
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSantos, Alcides dosCunha, Carlos Eduardo Freitas da2012-10-19T19:14:44Z2012-10-19T19:14:44Z20022002193098http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82892Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O presente trabalho tem como objetivo o estudo das características do mercado consumidor de gases industriais da região de Belo Horizonte e Contagem em Minas Gerais. Visa ao levantamento de argumentos e dados que possam contribuir para a implementação de políticas e estratégias de marketing. Partindo da necessidade de melhorar as relações entre empresa consumidora, e quem neste macro-universo, aqui representado pelo seguimento varejista do setor de metal mecânica uma resposta satisfatória. O mercado em foco é constituído, na sua maioria, de oficinas de lanternagem e recondicionamento de escapamentos automotivos, que têm como insumo básico o uso de gases industriais para soldagens e cortes. A pesquisa foi desenvolvida num universo de pequenas e médias empresas consumidoras de gases, do tipo: Oxigênio, Acetileno e Misturas específicas para emprego em equipamentos de solda e corte. O trabalho desenvolvido foi baseado em um questionário, aplicado aos clientes pesquisados. Constituindo a base de todo o projeto, o resultado desta pesquisa deixa bem claras as preferências pelos atendimentos personalizados, bem como, o redirecionamento para novas tecnologias de vendas. Partindo destes dados, comprova-se a necessidade de reformular e implementar novas políticas de atendimento diferenciado e de estabelecer novas estratégias para este mercado promissor. Busca-se em literatura pertinente, os fundamentos e correntes doutrinárias do marketing moderno, objetivando reestruturar as relações entre empresa e consumidor, atendimento a clientes, promoção de vendas, varejo, tele-marketing e marketing de relacionamento. Finalmente apresenta-se os resultados da pesquisa e as propostas de intervenção, sugerindo a melhor maneira de atendimento a este segmento, pontuando as necessidades dos consumidores.xiv, 104 f.| tabs., grafs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoAutomoveisComercioIndustria automobilisticaServiço ao clienteVenda -AutomoveisAtendimento diferenciado & comércio automotivo: uma forma de alavancar o crescimento das vendas na região metropolitana de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL193098.pdfapplication/pdf518615https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/82892/1/193098.pdf382d0e776aeeb32ab77308a13a7a5ceaMD51TEXT193098.pdf.txt193098.pdf.txtExtracted Texttext/plain192311https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/82892/2/193098.pdf.txt07925acac5822b9745396924b00db1c7MD52THUMBNAIL193098.pdf.jpg193098.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1333https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/82892/3/193098.pdf.jpgc340d9a45200bf409bd148a51ebef3bcMD53123456789/828922013-05-01 21:28:41.205oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82892Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T00:28:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atendimento diferenciado & comércio automotivo: uma forma de alavancar o crescimento das vendas na região metropolitana de Belo Horizonte
title Atendimento diferenciado & comércio automotivo: uma forma de alavancar o crescimento das vendas na região metropolitana de Belo Horizonte
spellingShingle Atendimento diferenciado & comércio automotivo: uma forma de alavancar o crescimento das vendas na região metropolitana de Belo Horizonte
Santos, Alcides dos
Engenharia de produção
Automoveis
Comercio
Industria automobilistica
Serviço ao cliente
Venda -
Automoveis
title_short Atendimento diferenciado & comércio automotivo: uma forma de alavancar o crescimento das vendas na região metropolitana de Belo Horizonte
title_full Atendimento diferenciado & comércio automotivo: uma forma de alavancar o crescimento das vendas na região metropolitana de Belo Horizonte
title_fullStr Atendimento diferenciado & comércio automotivo: uma forma de alavancar o crescimento das vendas na região metropolitana de Belo Horizonte
title_full_unstemmed Atendimento diferenciado & comércio automotivo: uma forma de alavancar o crescimento das vendas na região metropolitana de Belo Horizonte
title_sort Atendimento diferenciado & comércio automotivo: uma forma de alavancar o crescimento das vendas na região metropolitana de Belo Horizonte
author Santos, Alcides dos
author_facet Santos, Alcides dos
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Alcides dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Carlos Eduardo Freitas da
contributor_str_mv Cunha, Carlos Eduardo Freitas da
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de produção
Automoveis
Comercio
Industria automobilistica
Serviço ao cliente
Venda -
Automoveis
topic Engenharia de produção
Automoveis
Comercio
Industria automobilistica
Serviço ao cliente
Venda -
Automoveis
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-19T19:14:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-19T19:14:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82892
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 193098
identifier_str_mv 193098
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xiv, 104 f.| tabs., grafs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/82892/1/193098.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/82892/2/193098.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/82892/3/193098.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 382d0e776aeeb32ab77308a13a7a5cea
07925acac5822b9745396924b00db1c7
c340d9a45200bf409bd148a51ebef3bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805406703681536