A vivência do enfermeiro como membro de Comissão de Ética de Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Mariana Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/59250
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Ribeiro Lacerda
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spelling Hermann, Ana Paula, 1983-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em EnfermagemLacerda, Maria Ribeiro, 1956-Silva, Camila Mariana Santos2022-11-29T13:37:02Z2022-11-29T13:37:02Z2018https://hdl.handle.net/1884/59250Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Ribeiro LacerdaCoorientadora: Dr.ª Ana Paula HermannDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Defesa : Curitiba, 19/12/2018Inclui referências: p.95-102Área de concentração: Prática Profissional de EnfermagemResumo: As Comissões de Ética de Enfermagem como representantes dos Conselhos Regionais de Enfermagem nas instituições de saúde possuem atribuições educativas, orientadoras e de vigilância do exercício profissional de Enfermagem. A fim de compreender a vivência dos enfermeiros que atuam nas Comissões de Ética de Enfermagem, este estudo tem por objetivos: interpretar a vivência dos enfermeiros como membros de Comissão de Ética de Enfermagem em instituições de saúde; desenvolver um modelo teórico que explicite a vivência dos enfermeiros como membros de Comissão de Ética de Enfermagem em instituições de saúde e, propor contribuições para fortalecer a participação do enfermeiro como membro de Comissão de Ética de Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná, sob o número de parecer: 2.348.428, pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, sob o número de parecer: 2.555.080 e teve como instituição coparticipante o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada e observações em reuniões de Comissões de Ética de Enfermagem entre os meses de março a outubro de 2018. O primeiro grupo amostral foi constituído de seis enfermeiros membros de Comissões de Ética de Enfermagem. Posteriormente, foram realizadas duas observações em reunião de comissões distintas. O segundo grupo amostral foi composto por oito enfermeiros ex-membros de Comissões de Ética de Enfermagem. O terceiro grupo amostral foi constituído por quatro enfermeiros que já atuaram orientando as comissões no Conselho Regional de Enfermagem, totalizando 18 participantes. A análise de dados seguiu as orientações da corrente glaseriana e foi utilizado o software NVivo® para sua organização. A interpretação do fenômeno deu-se por meio da elaboração do modelo teórico "A vivência do enfermeiro como membro de Comissão de Ética de Enfermagem", emergido a partir da relação entre sete conceitos: Participando do processo de formação da CEE; Refletindo sobre a ética; Desenvolvendo-se na CEE; Qualificando a CEE; Atuando na CEE; Relacionando-se interprofissionalmente e Enfrentando dificuldades, que fundamentam o conceito central: "Vivenciando a CEE". Utilizou-se o código teórico proposto por Glaser, denominado "Família Interativa", que propõe a ocorrência das relações de efeito mútuo, reciprocidade, trajetória mútua, interdependência e interação de efeitos entre os conceitos. O modelo teórico permitiu compreender a vivência do enfermeiro na CEE a partir da aproximação do profissional com a CEE, suas reflexões acerca da ética, a atuação propriamente dita, o desenvolvimento profissional decorrido da sua experiência e o enfrentamento de dificuldades. O estudo oferece proposições para o fortalecimento da atuação do enfermeiro na CEE relativas à formação profissional, ao suporte do Conselho Regional de Enfermagem, sobre o processo de formação da CEE e sobre o apoio gerencial e institucional. Palavras-chave: Enfermagem. Teoria Fundamentada nos Dados. Ética. Comissão de Ética. Ética profissional.Abstract: The "Nursing Ethics Committees" (CEE, Brazilian acronym), as representatives of the Regional Nursing Council in health institutions, have educational, guiding, and monitoring functions for the professional nursing practice. For understanding the nurses' experience who work in the Nursing Ethics Committees, this study aims to: (a) interpret the nurses' experience as members of CEE in health institutions; (b) develop a theoretical model that explains this experience; and (c) propose contributions to strengthen his/her participation as members of CEE. This is a qualitative research, which applies the Grounded Theory (GT) methodology. This Project has been approved by the Research Ethics Committee of the Health Sciences Division, at Universidade Federal do Paraná (Federal University of Paraná), under the technical opinion number 2,348,428 and by the Research Ethics Committee of Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Pontifical Catholic University of Paraná) under the technical opinion number 2,555,080 and had the Regional Nursing Council of Paraná as co-participating institution. The data were collected by a semi-structured interview with eighteen participants, besides observations in CEE meetings, from March to October 2018. The first sample group was composed by six nurses, members of CEE. Later, two observations were carried out in meetings of different CEE. The second sample group was composed by eight nurses, former members of CEE. The third sample group was composed by four nurses who had previously worked as advisors of CEE in the Nursing Regional Council. The data analysis was in accordance with the Glaserian findings, and the NVivo® software was used for their organization. "The nurse's activity as a member of the Nursing Ethics Committee" followed the theoretical model elaborated for the phenomenon interpretation, considering the relation among seven concepts: (a) participation in the CEE formation process; (b) reflection on Ethics; (c) development in the CEE; (d) qualification of the CEE; (e) performance in CEE; (f) inter-professional relationship; and (g) tackling problems, which give basis to the "Experiencing the Nursing Ethics Committee", the main concept. The theoretical coding proposed by Glaser, called "Interative Family", has been applied, which suggests the occurrences of mutual effects, reciprocity, mutual trajectory, interdependence, and interaction of effects among the concepts. The theoretical model allowed the comprehension of the nurse's experience in the CEE, taking into account his/her approach with the committee, his/her reflections on Ethics, the acting itself, the professional development generated after his/her experience, and the problems confrontation. Finally, this study offers propositions to reinforce the nurses' acting at the CEE in relation to the professional qualification, the support from Nursing Regional Council, the Nursing Ethics Committee's formation process, and the managerial and institutional support. Keywords: Ethics. Ethics Committees. Grounded Theory. Nursing. Professional Ethics.1 recurso online : PDF.application/pdfEnfermagemEnfermagemÉticaTeoria fundamentada em dadosÉtica profissionalA vivência do enfermeiro como membro de Comissão de Ética de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CAMILA MARIANA SANTOS SILVA.pdfapplication/pdf5733851https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59250/1/R%20-%20D%20-%20CAMILA%20MARIANA%20SANTOS%20SILVA.pdf1e1106dec6d7e30f50bf09950b7cbe0dMD51open access1884/592502022-11-29 10:37:02.179open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/59250Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-29T13:37:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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