A política da participação estudantil em defesa da gestão democrática da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falavinha, Karina, 1975-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69872
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souza
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spelling Falavinha, Karina, 1975-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSouza, Ângelo Ricardo de, 1968-2021-03-30T19:35:06Z2021-03-30T19:35:06Z2020https://hdl.handle.net/1884/69872Orientador: Prof. Dr. Ângelo Ricardo de SouzaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/06/2020Inclui referências: p. 205-210Resumo: Esse estudo analisa as dinâmicas de participação política desenvolvidas por estudantes via manifestações ocorridas no ano de 2016. No contexto pósimpeachment da presidenta Dilma Rousseff, o processo de democratização do país é visivelmente abalado, oriundo de alianças partidárias contrárias, bem como de uma crise de ideias e de valores ligados ao aparato jurídico e religioso. As alianças entre partidos conservadores aliados ao seu sucessor Michel Temer, lançam inicialmente um novo projeto de governo de caráter ortodoxo, que evoca em seu cenário, as propostas de reformas educacionais e de emendas constitucionais, juntamente à visibilidade de projetos conservadores que afetam diretamente a gestão democrática da educação. Nesse contexto, estudantes secundaristas de escolas públicas se posicionam contra essas propostas e incitam suas manifestações de protestos, por meio de atos de ruas, de ato "Fora Temer" no Congresso Nacional e na ocupação de escolas e universidades públicas. Sob essa égide, o mote central deste estudo é compreender a elaboração e o desenvolvimento das dinâmicas de participação política nesses protestos e as relações construídas com os agentes envolvidos na ação coletiva, a partir dos desentendimentos presentes, das falácias, dos consensos e da soberania popular, por meio das experiências que os jovens vivenciaram enquanto estudantes. Para esse alcance, o caminho proposto é o método da entrevista semiestruturada, composto por 5 etapas. A análise dos sentidos produzidos por essas experiências discursivas se dá pelo amparo da análise categorial derivada da Análise de Conteúdo (AC). Além das entrevistas, a pesquisa utilizou diário de campo e registros fotográficos, como documentos norteadores e ilustradores dessas experiências imbuídas de representação dos conceitos teóricos discutidos. As interações foram desenvolvidas com 10 jovens que, vivenciaram experiências de estudantes na época e assumiram espaços significativos de participação nos referidos manifestos. A tese é a de que as estratégias desenvolvidas pelas experiências estudantis instituíram uma política de participação desenvolvida por um método democrático que priorizou o diálogo, o estudo, o conhecimento das pautas, a percepção de si mesmo enquanto cidadão e, por conseguinte, a elaboração de modalidades de engajamento e organização coletiva dos envolvidos nos processos decisórios. De modo relacional, a política em ação pautou embates, desentendimento, bem como a busca do consenso por meio do dissenso pela ação comunicativa, entre seus pares. Os manifestos dos estudantes configuraram repertórios políticos originais a partir da demanda pelo descontentamento das propostas governamentais e da busca por uma gestão democrática na educação. A luta política foi para além dos muros da escola, ela plasmou o avanço do método democrático popular, a conscientização dos processos de desigualdades sociais, bem como a necessidade de justiça, de assegurar os direitos humanos e pela educação popular. Palavras-chave: Participação Política; Estudantes; Juventudes; Gestão Democrática da Educação; Políticas Educacionais.Abstract: This study analyses the students' political participation dynamics at the demonstrations that took place in 2016 in Brazil. In the post-impeachment context of President Dilma Rousseff, the country's democratization process was visibly shaken, coming from opposing party alliances, as well as from ideas and values crisis linked to the legal and religious apparatus. The alliances between conservative parties, allied to her successor Michel Temer, initially launched a new orthodox government project, which evokes educational reforms proposals and constitutional amendments, in a conservative perspective that directly affects the education democratic administration. In this context, secondary students from public schools stand against these proposals and started their protests, through street acts, an "Temer Out" act at National Congress and the public schools and universities occupation. Considering that scenario, the central motto of this study is to understand the elaboration and development of political participation dynamics in these protests and the connections built by agents involved in collective action, based on the present disagreements, fallacies, consensus and popular sovereignty, through the experiences that young had as students. To achieve this, the proposed methodology was the semi-structured interview method, which consists in 5 stages. The analysis of the meanings produced by these discursive experiences was made through a categorization analysis derived from Content Analysis (AC). In addition to the interviews, the research used field diaries and photographic records, as guiding, and illustrating documents of these experiences imbued with the representation of the theoretical concepts discussed. The interactions were developed with 10 young people who were students at the time and assumed participation significant spaces in those political movements. The thesis is that the strategies developed by students instituted a participation policy developed by a democratic method that prioritized dialogue, study, agendas knowledge, perception of oneself as a citizen and, therefore, the elaboration of engagement modalities and collective organization to decision-making processes. In a relational way, politics in action guided clashes, disagreement, as well as the search for consensus through dissent by communicative action, among its peers. The students' manifestations configured original political repertoires based on the government proposals disagreements and the search for democratic administration in education. However, the political struggle waged beyond the school walls, it shaped the advancement of the democratic method, the awareness of social inequality processes, as well as the need for justice and the struggle for human rights and popular education. Keywords: Political participation; Students; Youth; Education Democratic Administration; Education Policies.213 p. : il. (algumas color.).application/pdfEducação e EstadoEstudantes - Atividades políticasJovensDemocratização da educaçãoMovimentos estudantisEducaçãoA política da participação estudantil em defesa da gestão democrática da educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - KARINA FALAVINHA.pdfapplication/pdf3596846https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69872/1/R%20-%20T%20-%20KARINA%20FALAVINHA.pdf6443e5bacb14ef3b34ec4aa74f918cb8MD51open access1884/698722021-03-30 16:35:06.45open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69872Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-03-30T19:35:06Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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