Formação matemática em cursos de pedagogia no Brasil : uma metanálise das pesquisas stricto sensu 2003-2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da, 1995-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69152
Resumo: Orientador (a): Profa Dra Ettiène Cordeiro Guérios
id UFPR_325bcd1ead306c83a4150e6a6bdf2242
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69152
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da, 1995-Guérios, Ettiène CordeiroUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2021-01-04T23:32:01Z2021-01-04T23:32:01Z2020https://hdl.handle.net/1884/69152Orientador (a): Profa Dra Ettiène Cordeiro GuériosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 24/03/2020Inclui referências: p. 141-154Resumo: A presente dissertação, tem por objetivo investigar as pesquisas stricto sensu que abordam a formação matemática em cursos de Pedagogia, no período de 2003 a 2018, com o intuito de compreender as problemáticas suscitadas pelas investigações acadêmicas. Para tanto, foram realizados os procedimentos metodológicos propostos pela complementariedade das pesquisas de Fiorentini e Lorenzato (2006), Passos (2006), Cardoso (2007), Pinto(2013), Bicudo (2014), Pinto (2015) e também por duas publicações complementares internacionais disseminadas pela fundação Cochrane, interpretada de maneira qualitativa. Foram selecionados dois bancos de dados, o Catálogo da Capes - teses e dissertações, e o Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Utilizou-se como palavras-chave os termos "Professor polivalente" AND "Matemática"; "Formação de pedagogos" AND "Matemática"; "Pedagogia" AND "Formação Matemática"; e "Formação Matemática" AND "Curso de Pedagogia". Foram selecionadas, 99 pesquisas pelo Catálogo da CAPES e 131 pesquisas pelo Banco Digital de Teses e Dissertações. Após a filtragem e a identificação de duplicatas, ou seja, as mesmas pesquisas encontradas nos dois repositórios, 52 pesquisas stricto sensu foram selecionadas para análise. Ao concluir os procedimentos da metanálise qualitativa, foi possível encontrar as seguintes problemáticas envoltas no tema "Formação matemática em cursos de Pedagogia": Concepção dos egressos, licenciandos e pesquisas sobre o ensino de matemática nos cursos de Pedagogia; Formação matemática em cursos de Pedagogia a distância; Saberes matemáticos nos cursos de Pedagogia; Formação matemática nos cursos de Pedagogia e seus reflexos na prática docente; Práticas diversificadas para a formação matemática nos cursos de Pedagogia; Documentos norteadores do curso de Pedagogia e a formação matemática; Percepções e concepções da formação matemática em cursos de Pedagogia em diferentes escritos. Foram identificados também pontos de convergência entre as conclusões das pesquisas, sendo elas, necessidade de mudança urgente; formação matemática frágil; carga horária insuficiente; desarticulação entre universidaderealidade; insegurança formativa para atividade profissional; necessidade de reestruturação das disciplinas matemáticas e ensino deficiente dos conteúdos matemáticos. Palavras-chave: Formação Matemática. Pedagogia. Metanálise qualitativa.Abstract: This dissertation aims to investigate the stricto sensu research that addresses mathematical training in Pedagogy courses, from 2003 to 2018, in order to understand the problems raised by academic research. To this end, the seven steps of the qualitative meta-analysis proposed by authors Fiorentini and Lorenzato (2006), Passos (2006), Cardoso (2007), Pinto (2013), Bicudo (2014), Pinto (2015) and also by two complementary international publications disseminated by the Cochrane foundation, interpreted in a qualitative way. Two databases were selected, namely, the Catalog of Capes - theses and dissertations, and the Digital Bank of Theses and Dissertations. The keywords "Multipurpose teacher" AND "Mathematics" were used as keywords; "Training of teacher" AND "Mathematics"; "Pedagogy" AND "Mathematical training"; and "Mathematical formation" AND "Pedagogy course". 99 researches were selected by the CAPES Catalog and 131 researches by the Digital Bank of theses and dissertations. After filtering and identifying duplicates, that is, the same searches found in the two repositories, 52 stricto sensu searches werw selected for analysis. Upon completing the seven stages of the qualitative metaanalysis to find seven issues involved in the theme "Mathematical training in Pedagogy courses", meaning them: 1-Conception of graduates, undergraduate students and research on the teaching of mathematics in Pedagogy courses; 2- Mathematical training in distance learning courses; 3- Mathematical knowledge in pedagogy courses; 4- mathematical training in pedagogy courses and their reflexes in teaching practice; 5- diversified practices for mathematical training in pedagogy courses; Guiding documents for the pedagogy course and mathematical training; 7- Perceptions and conceptions of mathematical formation in pedagogy courses in different writings. There were also identified points of convergence between the conclusions of the research, which are, the need for urgent change; fragile mathematical training; insufficient workload; disarticulation between university-reality; formative insecurity for professional activity; need for restructuring mathematical disciplines and deficient teaching of mathematical content. Keywords: Mathematical formation. Pedagogy. Qualitative meta-analysis154 p. : il. (algumas color.).application/pdfPos-graduação - BrasilUniversidades e faculdades - Pos-graduaçãoPedagogosPesquisa - EducaçãoEducaçãoMatemática - Estudo e ensinoFormação matemática em cursos de pedagogia no Brasil : uma metanálise das pesquisas stricto sensu 2003-2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LARISSA BARBOSA LUIZ RODRIGUES DA SILVA.pdfapplication/pdf2252246https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69152/1/R%20-%20D%20-%20LARISSA%20BARBOSA%20LUIZ%20RODRIGUES%20DA%20SILVA.pdff902cada146f086a665bef5f334f26b9MD51open access1884/691522021-01-04 20:32:01.353open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69152Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-01-04T23:32:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação matemática em cursos de pedagogia no Brasil : uma metanálise das pesquisas stricto sensu 2003-2018
title Formação matemática em cursos de pedagogia no Brasil : uma metanálise das pesquisas stricto sensu 2003-2018
spellingShingle Formação matemática em cursos de pedagogia no Brasil : uma metanálise das pesquisas stricto sensu 2003-2018
Silva, Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da, 1995-
Pos-graduação - Brasil
Universidades e faculdades - Pos-graduação
Pedagogos
Pesquisa - Educação
Educação
Matemática - Estudo e ensino
title_short Formação matemática em cursos de pedagogia no Brasil : uma metanálise das pesquisas stricto sensu 2003-2018
title_full Formação matemática em cursos de pedagogia no Brasil : uma metanálise das pesquisas stricto sensu 2003-2018
title_fullStr Formação matemática em cursos de pedagogia no Brasil : uma metanálise das pesquisas stricto sensu 2003-2018
title_full_unstemmed Formação matemática em cursos de pedagogia no Brasil : uma metanálise das pesquisas stricto sensu 2003-2018
title_sort Formação matemática em cursos de pedagogia no Brasil : uma metanálise das pesquisas stricto sensu 2003-2018
author Silva, Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da, 1995-
author_facet Silva, Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da, 1995-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Guérios, Ettiène Cordeiro
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da, 1995-
dc.subject.por.fl_str_mv Pos-graduação - Brasil
Universidades e faculdades - Pos-graduação
Pedagogos
Pesquisa - Educação
Educação
Matemática - Estudo e ensino
topic Pos-graduação - Brasil
Universidades e faculdades - Pos-graduação
Pedagogos
Pesquisa - Educação
Educação
Matemática - Estudo e ensino
description Orientador (a): Profa Dra Ettiène Cordeiro Guérios
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-04T23:32:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-04T23:32:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69152
url https://hdl.handle.net/1884/69152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 154 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69152/1/R%20-%20D%20-%20LARISSA%20BARBOSA%20LUIZ%20RODRIGUES%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f902cada146f086a665bef5f334f26b9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898843965620224