Formação continuada em ambiente virtual de aprendizagem : elementos reveladores da experiencia de professores da educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/20259 |
Resumo: | Inclui apendices |
id |
UFPR_327d9439163386a7239c471ee01de730 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/20259 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Dÿck, Michele Simonian, 1979-Brito, Gláucia da Silva, 1961-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-18T14:16:09Z2020-09-18T14:16:09Z2009https://hdl.handle.net/1884/20259Inclui apendicesOrientadora: Profa. Dra. Glaucia da Silva BritoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/05/2009Inclui bibliografiaÁrea de concentração: Educação, cultura e tecnologiaResumo: A compreensão da tecnologia como uma construção cultural se contrapondo a idéia de impacto, bem como, o reconhecimento da existência de fatores que impedem a mudança dos professores quanto à abordagem, compreensão e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), configura na conjuntura atual um pano de fundo de pesquisas acerca da formação de professores na sociedade da informação. Existe uma tendência de concentração das pesquisas de formação de professores em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) no ensino superior e na Educação a Distância (EaD). A partir da escassez de pesquisas envolvendo a formação de professores de educação básica em AVA e entendendo o professor enquanto sujeito do conhecimento Tardif (2002) e a formação continuada de professores na perspectiva do desenvolvimento profissional, García (1999) e Day (2005), essa pesquisa teve como objetivo geral verificar em discussões e produções escritas de professores elementos que indiquem possíveis caminhos para a formação continuada em AVA. Teoricamente buscou discutir a tecnologia a partir da cultura, dos movimentos emergentes com a sociedade da informação e da cibercultura, para isso se utilizou autores como, Castells (2003), Forquin (1993), Lemos (2004), Ramal (2002), Sancho (2006) e Scherer (2005). O contexto da pesquisa consistiu de uma formação continuada estruturada de forma bimodal denominada Produção e Avaliação de Materiais Didáticos com Enfoque Tecnológico (PROAVA) ocorrida no ano de 2007. A elaboração e execução da proposta de formação aconteceram por meio da parceria entre uma instituição de ensino superior pública localizada no município de Curitiba-Pr com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A pesquisa foi estruturada metodologicamente a partir dos princípios da pesquisa qualitativa, com base em Lessard-Hébert et al (1990) e Lankshear e Knobel (2008). Para a escolha dos sujeitos pesquisados foram identificados e mapeados professores por meio das categorias de participação na formação ocorrida no ambiente virtual e nas atividades presenciais, baseando-se na tese de Scherer (2005). A análise dos dados tendo como base a análise de conteúdo, Bardin (2003), revelou que medo e receio são realidades dos professores com relação às TIC e têm ligação com a falta de experiência com as tecnologias tanto para uso pessoal quanto profissional. Apesar disso apresentam uma postura de prontidão para experimentar e discutir as mudanças emergentes com a sociedade da informação. Nesse sentido, eles esperam que os processos de formação continuada em AVA os tirem da situação de excluídos-tecnológicos apresentando uma metodologia atenta às dificuldades em vivenciar processos com arquitetura, tempo, espaço, comunicação e lógica diferente de modelos presenciais. Além de considerar fundamental o diálogo e a reflexão entre todas as partes envolvidas e os conhecimentos, sejam eles teóricos e práticos, possibilitando a condição de formação continuada.Abstract: Technology has helped as a builder of cultural environment and contrasting which the idea of impact in the presential education. Accepting some factors that have blocked changings in the ways of approaching of educators also, understanding that Information and Communication Technology (ICT) has a huge influence in the formation of educators and the Society of Information. The tendency of research in the education of professors using the Virtual Learning Environments (VLE) and Distance Education (DE) has been focused on the doctoral level only. There is shortage of research focused in the education of teachers of the elementary level using the VLE. Also, everyone must understand that educators are agents of knowledge Tardif (2002). Plus, Educators should have a continuous process of training as a professional development stated García (1999) e Day (2005). The main point of this research is to find possible ways to develop a continuous process of training using VLE. Information of Technology is a cultural element that has created new elements such as, the Society of Information, Information Age, and cyberculture. These new elements were cited Castells (2003), Forquin (1993), Lemos (2004), Ramal (2002), Sancho (2006), Scherer (2005), et al. The context of this research was a continuous and structural process of training as a bimodal model called Production and Evaluation of Didactic Materials with technologic Focus (PROAVA) that was created in 2007 by a university, located in Curitiba - Paraná - Brazil and the Education Bureau of the State of Paraná. This research used principles of qualitative surveys cited by Lessard-Hébert et al (1990) e Lankshear e Knobel (2008). Also, the selection of interviewees used the categories of participation in VLE and presential education described by Scherer (2005). The analysis of data was made using analysis of content Bardin (2003). It shows that the educators had a worried reaction about Information and Communication Technology (ICT) because they have a shallow knowledge of technologies in a personal and professional environment. However, they have an open mind to try and discuss new technological tools. Also, they desire that the continuous process of training using VLE would include them in the Society of Technology because it would help to get new experiences instead of the presential education.159 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalProfessores - EducaçãoProfessores - Formação - Tecnologia da informaçãoprofessores - Educação permanente - Curitiba (PR)Professores - Educação de base - Tecnologia da informaçãoDissertações - EducaçãoEducaçãoFormação continuada em ambiente virtual de aprendizagem : elementos reveladores da experiencia de professores da educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDISSERTACAO_MICHELE_SIMONIAN_2009.pdfapplication/pdf2386733https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20259/1/DISSERTACAO_MICHELE_SIMONIAN_2009.pdf21ba55849b6d7f8bed8a844e13f65bf6MD51open accessTEXTDISSERTACAO_MICHELE_SIMONIAN_2009.pdf.txtExtracted Texttext/plain294129https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20259/2/DISSERTACAO_MICHELE_SIMONIAN_2009.pdf.txt46219c3e97e3f0d7277ddc934b0c8c04MD52open accessTHUMBNAILDISSERTACAO_MICHELE_SIMONIAN_2009.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1130https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20259/3/DISSERTACAO_MICHELE_SIMONIAN_2009.pdf.jpg5648cce2c20b4f0b34f308acb0f2d374MD53open access1884/202592020-09-18 11:16:09.502open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/20259Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-18T14:16:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação continuada em ambiente virtual de aprendizagem : elementos reveladores da experiencia de professores da educação básica |
title |
Formação continuada em ambiente virtual de aprendizagem : elementos reveladores da experiencia de professores da educação básica |
spellingShingle |
Formação continuada em ambiente virtual de aprendizagem : elementos reveladores da experiencia de professores da educação básica Dÿck, Michele Simonian, 1979- Professores - Educação Professores - Formação - Tecnologia da informação professores - Educação permanente - Curitiba (PR) Professores - Educação de base - Tecnologia da informação Dissertações - Educação Educação |
title_short |
Formação continuada em ambiente virtual de aprendizagem : elementos reveladores da experiencia de professores da educação básica |
title_full |
Formação continuada em ambiente virtual de aprendizagem : elementos reveladores da experiencia de professores da educação básica |
title_fullStr |
Formação continuada em ambiente virtual de aprendizagem : elementos reveladores da experiencia de professores da educação básica |
title_full_unstemmed |
Formação continuada em ambiente virtual de aprendizagem : elementos reveladores da experiencia de professores da educação básica |
title_sort |
Formação continuada em ambiente virtual de aprendizagem : elementos reveladores da experiencia de professores da educação básica |
author |
Dÿck, Michele Simonian, 1979- |
author_facet |
Dÿck, Michele Simonian, 1979- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Brito, Gláucia da Silva, 1961- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dÿck, Michele Simonian, 1979- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Educação Professores - Formação - Tecnologia da informação professores - Educação permanente - Curitiba (PR) Professores - Educação de base - Tecnologia da informação Dissertações - Educação Educação |
topic |
Professores - Educação Professores - Formação - Tecnologia da informação professores - Educação permanente - Curitiba (PR) Professores - Educação de base - Tecnologia da informação Dissertações - Educação Educação |
description |
Inclui apendices |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-18T14:16:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-18T14:16:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/20259 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/20259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
159 f. : il. algumas color. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20259/1/DISSERTACAO_MICHELE_SIMONIAN_2009.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20259/2/DISSERTACAO_MICHELE_SIMONIAN_2009.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20259/3/DISSERTACAO_MICHELE_SIMONIAN_2009.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21ba55849b6d7f8bed8a844e13f65bf6 46219c3e97e3f0d7277ddc934b0c8c04 5648cce2c20b4f0b34f308acb0f2d374 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898739157303296 |