Gestão da formação em tecnologias educacionais conectada ao professor : análise do projeto do município de Araucária - Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/26865 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Glaucia da Silva Brito |
id |
UFPR_1506d613dce9eef65d090fb2af7cecbc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26865 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Lago, Rosilene CaetanoBrito, Gláucia da Silva, 1961-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-23T14:49:43Z2020-09-23T14:49:43Z2011https://hdl.handle.net/1884/26865Orientadora: Profª Drª Glaucia da Silva BritoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 23/09/2011Inclui referênciasÁrea de concentração : Educação, cultura e tecnologiaResumo: O processo de gestão da formação continuada em tecnologias educacionais e sua proximidade com os professores apresenta certa complexidade. É recente e pouco conhecido pelo processo de investigação científica, o que desencadeou o interesse pela pesquisa aqui relatada. Objetiva investigar nos registros (impressos e online) de avaliações de professores, pedagogos e diretores o processo de gestão da formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino de Araucária - PR, em relação às tecnologias de informação e comunicação, no período de 2004 a 2009, por meio da técnica de análise documental de Bardin (2009). Contextualiza a cultura, a educação e a escola permeadas pela tecnologia no processo histórico, estabelecendo comparações entre a cultura da escola e a cultura escolar a partir do teórico Forquin (1993). Aprofunda as questões relacionadas à formação inicial e continuada dos professores, considerando os saberes pessoais, da prática profissional e de elementos externos aos quais eles vão se apropriando, fundamentando-se em Tardif (2002) e Day (2001). Destaca a relevância das tecnologias de informação e comunicação no processo de formação de professores e ressalta que o domínio delas pelos profissionais deve ocorrer paralelamente ao envolvimento de todos os profissionais da escola, principalmente os gestores, além das adequações físicas e pedagógicas necessárias, com base em Ferreira (2006), Valente (2003), Brito (2006), Kenski (2007), Moran (2007) e Sancho (2006). Apresenta alguns dados educacionais do município de Araucária, relativos ao número de docentes, de alunos e de laboratórios nas unidades educacionais. Revela a estrutura da organização interna da Secretaria Municipal de Educação, sobretudo em relação ao Departamento de Tecnologia Educacional. Resgata por meio de documentos próprios do departamento, o processo de constituição da Tecnologia Educacional, no município, do qual a pesquisadora fez parte em sua trajetória profissional. Descreve a organização das formações desenvolvidas pelo departamento de Tecnologia Educacional a partir de 2004. Identifica com a pesquisa a necessidade e os anseios dos educadores em relação ao uso das tecnologias de informação e comunicação na educação municipal e analisa o processo de gestão de formação em tecnologias identificando até que ponto é possível viabilizar uma integração técnico-pedagógica. A análise dos dados revelou que o processo de gestão de formação em tecnologias proporciona uma integração técnico-pedagógico e recorre à prática e experiência dos professores, apresenta uma fragmentação na questão do suporte de pessoal dentro da escola, evidencia que os profissionais da educação estão em processo de aprendizagem quanto ao uso das tecnologias e necessitam de formação continuada para superação de suas dificuldades, destaca que o processo de gestão da formação encontra-se na etapa de realização de atividades de domínio técnico-pedagógico para mudanças parciais e ressalta a necessidade de ampliação deste processo para o desenvolvimento de atividades semipresenciais.Abstract: The process of management in continuous training on educational technologies and their proximity to the teachers, presents a certain complexity. It is recent and little known by the scientific research process, which sparked interest in the research reported here. Which aims to investigate the records (printed and online) evaluations of the teachers, pedagogues and directors the process of managing of the continuing training of teachers of Municipal Schools in Araucaria-PR, in relation to information technologies and communication during the period from 2004 to 2009 through the technique of documental analysis Bardin (2009). Contextualizes culture, education and school permeated by technology in the historical process, establishing comparison between culture of the school and school culture from the theoretical Forquin (1993). Deepens the issues related to the initial and continuing training of the teachers, considering the personal knowledge, professional practice and the external elements to which they will incorporate, based in Tardif (2002) and Day (2001). Highlights the relevance of information and communication technologies in the process of teacher education and emphasizes that the mastery of them by the professionals must occur in parallel to the involvement of all school professionals, mainly managers, in addition to physical and pedagogic adequacies necessary, based on Ferreira (2006), Valente (2003), Brito (2006), Kenski (2007), Moran (2007) and Sancho (2006). Presents some of the educational data of Araucaria city related to the number of teaching staff, students and laboratories in the educational units. Reveals the structure of the internal organization of the City Department of Education, mainly in relation to the Department of Educational Technology. Retrieves through documents of the department, the process of constitution of the Educational Technology in the city, which the researcher was part of during her professional trajectory. Describes the organization of training courses developed by the Department of Educational Technology from 2004. Identifies with the research the need and wishes of educators regarding to the use of the information and communication technologies in the municipal education and analyzes the process of management of training in technologies identifying the extent to which it is possible enable an integration technical-pedagogical. The data analysis has revealed that the management training process in technology integration provides a technical and pedagogical integration. It also uses the experience of teachers and provide a fragmentation in the school support staff. Beside, the data analysis also bring up an evidence that education professionals are participating in a learning process regarding the use of technology and the need of continuing education to overcome their difficulties. It also reveal that the management training process current stage is the excecution of technical and pedagogical tasks for partial changes and set an important point about the need to expand this process for the development of semipresential activities.202 f. : il. algumas color., retrs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoTecnologia educacionalTecnologia da informaçãoProfessores - FormaçãoEducaçãoGestão da formação em tecnologias educacionais conectada ao professor : análise do projeto do município de Araucária - Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ROSILENE CAETANO LAGO.pdfapplication/pdf19170497https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26865/1/R%20-%20D%20-%20ROSILENE%20CAETANO%20LAGO.pdf204911e366e1bc07c741f3d4f6064148MD51open access1884/268652020-09-23 11:49:43.852open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26865Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-23T14:49:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão da formação em tecnologias educacionais conectada ao professor : análise do projeto do município de Araucária - Paraná |
title |
Gestão da formação em tecnologias educacionais conectada ao professor : análise do projeto do município de Araucária - Paraná |
spellingShingle |
Gestão da formação em tecnologias educacionais conectada ao professor : análise do projeto do município de Araucária - Paraná Lago, Rosilene Caetano Dissertações - Educação Tecnologia educacional Tecnologia da informação Professores - Formação Educação |
title_short |
Gestão da formação em tecnologias educacionais conectada ao professor : análise do projeto do município de Araucária - Paraná |
title_full |
Gestão da formação em tecnologias educacionais conectada ao professor : análise do projeto do município de Araucária - Paraná |
title_fullStr |
Gestão da formação em tecnologias educacionais conectada ao professor : análise do projeto do município de Araucária - Paraná |
title_full_unstemmed |
Gestão da formação em tecnologias educacionais conectada ao professor : análise do projeto do município de Araucária - Paraná |
title_sort |
Gestão da formação em tecnologias educacionais conectada ao professor : análise do projeto do município de Araucária - Paraná |
author |
Lago, Rosilene Caetano |
author_facet |
Lago, Rosilene Caetano |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Brito, Gláucia da Silva, 1961- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lago, Rosilene Caetano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações - Educação Tecnologia educacional Tecnologia da informação Professores - Formação Educação |
topic |
Dissertações - Educação Tecnologia educacional Tecnologia da informação Professores - Formação Educação |
description |
Orientadora: Profª Drª Glaucia da Silva Brito |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-23T14:49:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-23T14:49:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/26865 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/26865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
202 f. : il. algumas color., retrs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26865/1/R%20-%20D%20-%20ROSILENE%20CAETANO%20LAGO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
204911e366e1bc07c741f3d4f6064148 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898830218788864 |