O ensino de filosofia na educação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spiess, Marcos Alfonso, 1989-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/56841
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Ronei C. Mocellin
id UFPR_f21a81a059e7277c5234a4922b864088
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56841
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Spiess, Marcos Alfonso, 1989-Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino MédioMocellin, Ronei Clécio, 1973-2021-07-28T12:33:03Z2021-07-28T12:33:03Z2018https://hdl.handle.net/1884/56841Orientador: Prof. Dr. Ronei C. MocellinMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino MédioInclui referênciasResumo : Este trabalho tem como objetivo investigar os desafios e as possibilidades do ensino de filosofia no âmbito da educação profissional. O problema que subjaz a investigação são as dualidades que perpassam a história e as estruturas da educação, tais como: educação e trabalho, intelectual e manual, filosofia e instrução. Com base em uma pesquisa bibliográfica, busca-se, em um primeiro momento, apresentar oposições entre o ensino de filosofia e a educação profissional. Essa relação de oposição é demonstrada tanto pela concepção platônica, que distinguia tekne e logos, quanto pelas políticas educacionais implementadas no Brasil, principalmente a partir do século XX, que separavam a educação da elite político e econômica e a formação instrumental para classes trabalhadoras. Em um segundo momento, busca-se identificar relações de aproximação entre a filosofia e a educação profissional. Para tanto, adota-se como fundamento dessa relação a Filosofia da Práxis presente, principalmente, no pensamento de K. Marx (1818-1883) e A. Gramsci (1891-1937). Ainda, apresenta-se a proposta do ensino médio integral e integrado como possibilidade de integração entre o ensino de filosofia e a educação profissional. Ao final, como proposta de ensino, é apresentada uma sequência didática sobre relações entre a mente e o computador. Em uma perspectiva interdisciplinar, a sequência didática demonstra a possibilidade e a necessidade do ensino de filosofia na educação profissional. Conclui-se que, apesar das concepções antagônicas entre filosofia e formação pelo e para o trabalho, é possível e necessário, com base em uma proposta de formação integral, introduzir o ensino de filosofia no ensino médio profissionalizante1 arquivo (45 p.) : PDF.application/pdfFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)O ensino de filosofia na educação profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARCOS ALFONSO SPIESS.pdfapplication/pdf433357https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56841/1/R%20-%20E%20-%20MARCOS%20ALFONSO%20SPIESS.pdf02c27ef2c1a266bf70aac6a3aabe5670MD51open access1884/568412021-07-28 09:33:03.132open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56841Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-07-28T12:33:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de filosofia na educação profissional
title O ensino de filosofia na educação profissional
spellingShingle O ensino de filosofia na educação profissional
Spiess, Marcos Alfonso, 1989-
Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)
title_short O ensino de filosofia na educação profissional
title_full O ensino de filosofia na educação profissional
title_fullStr O ensino de filosofia na educação profissional
title_full_unstemmed O ensino de filosofia na educação profissional
title_sort O ensino de filosofia na educação profissional
author Spiess, Marcos Alfonso, 1989-
author_facet Spiess, Marcos Alfonso, 1989-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio
dc.contributor.author.fl_str_mv Spiess, Marcos Alfonso, 1989-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mocellin, Ronei Clécio, 1973-
contributor_str_mv Mocellin, Ronei Clécio, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)
topic Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)
description Orientador: Prof. Dr. Ronei C. Mocellin
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-28T12:33:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-28T12:33:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/56841
url https://hdl.handle.net/1884/56841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (45 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56841/1/R%20-%20E%20-%20MARCOS%20ALFONSO%20SPIESS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 02c27ef2c1a266bf70aac6a3aabe5670
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860323008839680