Educação Integral (Programa Mais Educação) como superação das desigualdades sociais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53651 |
Resumo: | Orientadora : Professora Dra Angela Maria Scalabrin Coutinho |
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Donadeli, CíceroCoutinho, Ângela Scalabrin, 1976-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-06-22T13:46:14Z2021-06-22T13:46:14Z2016https://hdl.handle.net/1884/53651Orientadora : Professora Dra Angela Maria Scalabrin CoutinhoMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : Esta pesquisa tem como objetivo verificar se a adesão da escola no Programa Mais Educação ou jornada integral contribuiu para superar a desigualdade social dos(as) estudantes que estão frequentando há mais tempo o programa. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Padre Silvestre Kandora, localizado no bairro São Braz, no município de Curitiba. Foram utilizados questionários e realizadas entrevistas semi-estruturadas com os (as) estudantes e responsáveis. A discussão sobre a educação, pobreza e desigualdade social sempre esteve em pauta nas reuniões pedagógicas no estabelecimento, sendo esta uma realidade que vivenciamos no dia a dia. É necessário que a escola e o poder público criem ações que garantam aos(às) estudantes e familiares das classes mais desfavorecidas um ensino que ofereça condições de superação das desigualdades sociais. A ampliação da jornada escolar pode garantir uma educação com mais qualidade e oportunidade para aos(às) estudantes que vivem em situação de pobreza, com o acesso aos conteúdos curriculares e extracurriculares que são direito dos estudantes e que estejam de acordo com a realidade da comunidade onde a escola está inserida. Partindo da experiência que vivemos no colégio com a participação no Programa Mais Educação foi verificada que a ampliação da jornada escolar teve uma aceitação significativa dos familiares dos alunos e da comunidade, sobretudo, pela segurança de estarem no espaço da escola no período em que os responsáveis trabalham. Entendemos que a construção participativa de uma proposta curricular de Educação Integral, articulada entre a escola e a comunidade, pode garantir uma educação escolar para a superação das desigualdades sociais e da afirmação do direito às diferenças. Entendemos ainda que para a oferta da jornada ampliada é necessária uma organização curricular de acordo com a proposta da Educação Integral, reestruturação do espaço físico dos estabelecimentos e construção coletiva do Projeto Político Pedagógico. Um currículo que permite levar em consideração a relação da educação, pobreza e desigualdade social pode avançar na formação cidadãos(as) estudantes que vivem em situação de pobreza, para que tenham maior consciência do seu direito à participação e do que ocasiona as desigualdades sociais. Ao mesmo tempo, permanecer mais tempo na escola pode favorecer que eles não abandonem os estudos para ingressar no mercado de trabalho informal. A pesquisa com as famílias/responsáveis e estudantes do colégio3 demonstrou que a permanência do(a) estudante na escola em período integral apresentou melhorias nas condições socioeconômica dos familiares. O levantamento teórico forneceu evidências de que a Educação Integral é uma interessante proposta para a construção de uma política pública que garanta à comunidade superar as condições sociais em que vive e que a desigualdade de oportunidade está relacionada à desigualdade educacional. A redução da desigualdade de renda de forma sustentável só será possível com maior investimento na educação, para atender a maioria da população, não basta o(a) estudantes ter acesso, é necessária uma educação de qualidade que atenda os interesses da comunidade na qual o(a) estudante está inserido.1 arquivo (24 p.).application/pdfPobrezaEducação integralPesquisa educacionalEducação Integral (Programa Mais Educação) como superação das desigualdades sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - CICERO DONADELI.pdfapplication/pdf495144https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53651/1/R%20-%20E%20-%20CICERO%20DONADELI.pdf7cf1d044a543a2311cf020ce094c9626MD51open access1884/536512021-06-22 10:46:15.015open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53651Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-06-22T13:46:15Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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