Representações sobre a educação integral numa escola municipal de Pinhais-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abbeg, Ana Valéria, 1986-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53630
Resumo: Orientadora : Profa. MSc. Jasmine Moreira
id UFPR_5ee0f64549615d58def34b3be380f026
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53630
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Abbeg, Ana Valéria, 1986-Moreira, Jasmine, 1973-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-07-07T20:08:58Z2021-07-07T20:08:58Z2016https://hdl.handle.net/1884/53630Orientadora : Profa. MSc. Jasmine MoreiraMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : O objetivo deste trabalho é identificar os elementos significantes, resultado da recorrência de termos e acepções, perante a educação integral em suas relações com a pobreza. Utilizou-se um percurso da pesquisa qualitativa, com levantamento de da dos a partir de questionários endereçados a comunidade escolar, pais e responsáveis, e, funcionários. O uso de dados estatísticos além de evidenciar uma descrição racional do problema, possibilita o devido aprofundamento da discussão a partir do embasamento teórico e literatura correspondente. A categorização dos dados encontrados, mediante sua recorrência, apontou para a construção de um mapa conceitual que estabelece as principais relações presentes entre a educação integral e suas significações: aprendizagem; tempo integral; trabalho; cuidar; segurança; pobreza; e, outras relações financeiras. As especificidades encontradas acerca da educação integral absorvem diferentes termos que são pertinentes as relações entre pobreza e trabalho. Para os pais e responsáveis a relação na educação integral se encontra fortemente ligada às dimensões da aprendizagem e do trabalho, não reconhecem a condição de pobreza, implícita na distribuição do Programa Bolsa Família, depositando argumentos e valorizando a educação integral sobre o termo de aprendizagem. Em contrapartida os funcionários recorrem a termos da aprendizagem, do cuidar e da pobreza; assim, definem a comunidade sua situação de carência econômica e social, e denotam a educação integral como uma forma assistencialista (uma forma de sanar os problemas sociais da comunidade. No torrente das duas vertentes percebe-se um processo de (de/re)significação da escola como instrumento de intervenção social1 arquivo (18 p.).application/pdfAprendizagemPobrezaEducação integralRepresentações sobre a educação integral numa escola municipal de Pinhais-PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ANA VALERIA ABBEG.pdfapplication/pdf202953https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53630/1/R%20-%20E%20-%20ANA%20VALERIA%20ABBEG.pdf8a8420fbb875ef94ce77420ff3434374MD51open access1884/536302021-07-07 17:08:58.299open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53630Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-07-07T20:08:58Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações sobre a educação integral numa escola municipal de Pinhais-PR
title Representações sobre a educação integral numa escola municipal de Pinhais-PR
spellingShingle Representações sobre a educação integral numa escola municipal de Pinhais-PR
Abbeg, Ana Valéria, 1986-
Aprendizagem
Pobreza
Educação integral
title_short Representações sobre a educação integral numa escola municipal de Pinhais-PR
title_full Representações sobre a educação integral numa escola municipal de Pinhais-PR
title_fullStr Representações sobre a educação integral numa escola municipal de Pinhais-PR
title_full_unstemmed Representações sobre a educação integral numa escola municipal de Pinhais-PR
title_sort Representações sobre a educação integral numa escola municipal de Pinhais-PR
author Abbeg, Ana Valéria, 1986-
author_facet Abbeg, Ana Valéria, 1986-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Moreira, Jasmine, 1973-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social
dc.contributor.author.fl_str_mv Abbeg, Ana Valéria, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Pobreza
Educação integral
topic Aprendizagem
Pobreza
Educação integral
description Orientadora : Profa. MSc. Jasmine Moreira
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-07T20:08:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-07T20:08:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53630
url https://hdl.handle.net/1884/53630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (18 p.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53630/1/R%20-%20E%20-%20ANA%20VALERIA%20ABBEG.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a8420fbb875ef94ce77420ff3434374
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860742561923072