Ciência em comunicação no Youtube : perfil das audiências e estratégias de engajamento em canais do Science Vlogs Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spenassatto, Gabriel, 1988-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69713
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Myrian Regina Del Vecchio de Lima
id UFPR_33b7b76e21dbecc4e5ea9318b09ea320
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69713
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Spenassatto, Gabriel, 1988-Lima, Myrian Del Vecchio de, 1958-Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação2021-12-13T15:58:15Z2021-12-13T15:58:15Z2020https://hdl.handle.net/1884/69713Orientadora: Profa. Dra. Myrian Regina Del Vecchio de LimaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 13/05/2020Inclui referências: p. 139-147Resumo: O objetivo desta dissertação é compreender aspectos que caracterizam as audiências dos canais brasileiros de divulgação científica no YouTube, aqui considerados espaços públicos de comunicação da ciência. Este é um estudo descritivo que busca responder à seguinte pergunta de pesquisa: que características assumem as audiências dos canais de divulgação científica no YouTube e como se envolvem com a produção dos conteúdos a elas direcionados? O universo limitador é a rede Science Vlogs Brasil (SVBr), iniciativa criada em 2016 como uma parceria entre produtores de conteúdo dedicados à divulgação científica em ambiente online. O procedimento metodológico consiste na combinação de técnicas de caráter quantitativo e qualitativo, a saber: 1 - questionário online, com finalidade descritiva e exploratória, voltado às audiências de canais de comunicação da ciência, 2 - análise de conteúdo temática de 4 mil comentários coletados em 40 diferentes vídeos e 3 - questionário de perguntas abertas voltado a criadores de conteúdo da rede SVBr. A discussão teórica busca situar a prática da comunicação pública da ciência no paradigma da cultura da participação, em que a distinção clássica entre produtor e receptor passa a ser questionada e o papel de coenunciador do destinatário das mensagens é colocado em evidência. Os resultados indicam uma audiência que utiliza o YouTube principalmente em busca de entretenimento e informação, e cujos formatos de vídeo de ciência preferidos são vlog, animações e documentários. Embora o hábito de ler comentários nos vídeos seja frequente, o engajamento em discussões científicas nestes espaços é raro e, na maioria das vezes, acontece sob a forma de perguntas sobre o tema dos vídeos. Ainda assim, parte significativa das audiências procura se envolver com a rotina produtiva dos canais, sugerindo pautas ou melhorias técnicas aos produtores de conteúdo. Palavras-chave: Comunicação da Ciência. Divulgação Científica. YouTube. Science Vlogs Brasil. Audiências.Abstract: The objective of this master thesis is to understand aspects that characterize the audiences of Brazilian scientific dissemination channels on YouTube, here considered public spaces for science communication. This is a descriptive study that seeks to answer the following research question: what characteristics do the audiences of the scientific dissemination channels assume and how do they get involved with the production of the content directed to them? The limiting universe is the Science Vlogs Brasil (SVBr) network, an initiative created in 2016 as a partnership between content producers dedicated to scientific dissemination in the online environment. The methodological procedure consists of a combination of quantitative and qualitative techniques, namely: 1 - online questionnaire, with descriptive and exploratory purposes, aimed at audiences of science communication channels, 2 - thematic content analysis of four thousand comments collected in 40 different videos and 3 - open-ended questionnaire aimed at content creators of the SVBr network. The theoretical discussion seeks to place the practice of public communication of science in the paradigm of the participatory culture, in which the classic distinction between producer and recipient comes to be questioned and the co-enunciator role of the recipient of messages is highlighted. The results indicate an audience that uses YouTube primarily in search of entertainment and information contents, and whose preferred science video formats are vlog, animations and documentaries. Although the habit of reading comments on videos is frequent, engaging in scientific discussions in these spaces is rare, and it happens mainly in the form of questions on the topic of the videos. Even so, a significant part of the audience tries to get involved with the productive routine of the channels, suggesting topics or technical improvements to the content producers. Keywords: Science communication. Science Dissemination. YouTube. Science Vlogs Brasil. Audiences.1 arquivo (168 p.) : PDF.application/pdfDivulgação científicaComunicação na cienciaComunicaçãoCiência em comunicação no Youtube : perfil das audiências e estratégias de engajamento em canais do Science Vlogs Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GABRIEL SPENASSATTO.pdfapplication/pdf120743540https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69713/1/R%20-%20D%20-%20GABRIEL%20SPENASSATTO.pdfe0921da5fce23e4861734e8661bd1f9cMD51open access1884/697132021-12-13 12:58:15.173open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69713Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-13T15:58:15Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ciência em comunicação no Youtube : perfil das audiências e estratégias de engajamento em canais do Science Vlogs Brasil
title Ciência em comunicação no Youtube : perfil das audiências e estratégias de engajamento em canais do Science Vlogs Brasil
spellingShingle Ciência em comunicação no Youtube : perfil das audiências e estratégias de engajamento em canais do Science Vlogs Brasil
Spenassatto, Gabriel, 1988-
Divulgação científica
Comunicação na ciencia
Comunicação
title_short Ciência em comunicação no Youtube : perfil das audiências e estratégias de engajamento em canais do Science Vlogs Brasil
title_full Ciência em comunicação no Youtube : perfil das audiências e estratégias de engajamento em canais do Science Vlogs Brasil
title_fullStr Ciência em comunicação no Youtube : perfil das audiências e estratégias de engajamento em canais do Science Vlogs Brasil
title_full_unstemmed Ciência em comunicação no Youtube : perfil das audiências e estratégias de engajamento em canais do Science Vlogs Brasil
title_sort Ciência em comunicação no Youtube : perfil das audiências e estratégias de engajamento em canais do Science Vlogs Brasil
author Spenassatto, Gabriel, 1988-
author_facet Spenassatto, Gabriel, 1988-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Lima, Myrian Del Vecchio de, 1958-
Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação
dc.contributor.author.fl_str_mv Spenassatto, Gabriel, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Divulgação científica
Comunicação na ciencia
Comunicação
topic Divulgação científica
Comunicação na ciencia
Comunicação
description Orientadora: Profa. Dra. Myrian Regina Del Vecchio de Lima
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-13T15:58:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-13T15:58:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69713
url https://hdl.handle.net/1884/69713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (168 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69713/1/R%20-%20D%20-%20GABRIEL%20SPENASSATTO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e0921da5fce23e4861734e8661bd1f9c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860737401880576