Storytelling e música : ferramentas integradas para o desenvolvimento do agente histórico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Bruno Guilherme Nasser
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/56681
Resumo: Orientadora: Cris Betina Schlemmer
id UFPR_3423619c60abe03e142eeece5c0b1d43
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56681
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Costa, Bruno Guilherme NasserSchlemmer, Cris Betina, 1979-Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação2022-01-17T18:09:14Z2022-01-17T18:09:14Z2018https://hdl.handle.net/1884/56681Orientadora: Cris Betina SchlemmerArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação.Inclui referências: p. 17-19Resumo : O ser humano sempre necessitou da reinvenção contínua do processo de contar a própria história, seus mitos e crenças. Desta maneira o processo de criação da Storytelling tornou-se uma proposta muito valiosa para que crianças pequenas pudessem compreender, de forma simples, a história humana. Em se tratando do universo escolar, é preciso compreender de que forma a mídia áudio, por meio de músicas clássica e temática, e informática, pesquisa via internet, Ipad’s e tablets, sofrem influências quando inseridas na Storytelling. Com o objetivo de compreender a relação entre música e a técnica de Storytelling na contribuição formativa de produções críticas e agentes históricos, o presente trabalho apresenta uma análise realizada no Colégio Amplação, em Curitiba, PR, tendo como amostra de pesquisa educandos da Educação Fundamental II ao Médio. Como metodologia definiu-se uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, com análise de dados obtidos por meio de encontros semanais pela modalidade de pesquisa-ação e observação participante. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que o processo de Storytelling, ligado à formação crítica dos educandos, trabalhado de forma constante e integrado às mídias de música específica e leituras de conteúdos de apostila, livros e artigos, ajuda no progresso constante de ampliação nos interesses por estudos, pesquisas e debates constantes, além de proporcionar aos educandos o autoconhecimento dos potenciais intelectuais1 arquivo (19 p.) : PDF.application/pdfEducaçãoRecursos audiovisuaisArte de contar historiasStorytelling e música : ferramentas integradas para o desenvolvimento do agente históricoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - BRUNO GUILHERME NASSER COSTA.pdfapplication/pdf263064https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56681/1/R%20-%20E%20-%20BRUNO%20GUILHERME%20NASSER%20COSTA.pdfc0869c494eff7da7050880d0b702c7b6MD51open access1884/566812022-01-17 15:09:14.578open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56681Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-01-17T18:09:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Storytelling e música : ferramentas integradas para o desenvolvimento do agente histórico
title Storytelling e música : ferramentas integradas para o desenvolvimento do agente histórico
spellingShingle Storytelling e música : ferramentas integradas para o desenvolvimento do agente histórico
Costa, Bruno Guilherme Nasser
Educação
Recursos audiovisuais
Arte de contar historias
title_short Storytelling e música : ferramentas integradas para o desenvolvimento do agente histórico
title_full Storytelling e música : ferramentas integradas para o desenvolvimento do agente histórico
title_fullStr Storytelling e música : ferramentas integradas para o desenvolvimento do agente histórico
title_full_unstemmed Storytelling e música : ferramentas integradas para o desenvolvimento do agente histórico
title_sort Storytelling e música : ferramentas integradas para o desenvolvimento do agente histórico
author Costa, Bruno Guilherme Nasser
author_facet Costa, Bruno Guilherme Nasser
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Schlemmer, Cris Betina, 1979-
Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Bruno Guilherme Nasser
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Recursos audiovisuais
Arte de contar historias
topic Educação
Recursos audiovisuais
Arte de contar historias
description Orientadora: Cris Betina Schlemmer
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-17T18:09:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-01-17T18:09:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/56681
url https://hdl.handle.net/1884/56681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (19 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56681/1/R%20-%20E%20-%20BRUNO%20GUILHERME%20NASSER%20COSTA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c0869c494eff7da7050880d0b702c7b6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898738668666880