Decisoes de investimento, financiamento e formaçao de preço em oligopolio : uma analise pós-keynesiana
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/75409 |
Resumo: | Orientador: Jose Luis Oreiro |
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Santos, Rafael de Castro FariasUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências EconômicasOreiro, José Luís da Costa2022-04-29T18:27:59Z2022-04-29T18:27:59Z2005https://hdl.handle.net/1884/75409Orientador: Jose Luis OreiroMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Ciencias EconômicasResumo: A teoria do investimento pós-keynesiana afirma que existe um elo entre as decisões reais dos agentes econômicos e as relações financeiras que cercam tais decisões. A interação entre as expectativas de ganhos provenientes da aquisição de novos ativos de capital - expressando, por um lado, o desejo de ampliação de capacidade produtiva por parte das empresas - e as condições, e possibilidades, de financiamento das posições de ativos - revelando, por outro lado, a disposição das unidades financiadoras em viabilizar os projetos de investimento que exijam o aumento da taxa de endividamento dos empresários - é basicamente a maneira com que o investimento é determinado. O oligopólio consiste em um tipo de estrutura de mercado muito peculiar dentro da qual grandes corporações detêm um poder discricionário sobre os preços - são price makers -devido ao poder de mercado que estas empresas possuem. O preço, diferentemente da estrutura de concorrência perfeita, não é determinado pela equalização marshalliana das forças de oferta e demanda, preço no oligopólio obedece à lógica da percentagem sobre os custos de produção de forma a proporcionar lucros à empresa; esta lógica encontra-se originada, dentro da teoria da firma, no princípio do "Custo Total". Ainda dentro de uma indústria oligopohsta, se observa que as empresas operam com grandes economias de escala que possibilitam a maximização do lucro no longo prazo além de constituírem barreiras à entrada de novos concorrentes no mercado. Desta forma a decisão de investimento em estrutura de oligopólio além de considerar as relações existentes entre a mesma e o lado financeiro que lhe dá suporte, deve ter em consideração as próprias características deste tipo de indústria. A fixação do mark-up com o objetivo de garantir fundos adicionais de investimento, bem como o limite desta estratégia - dados os riscos de queda nas vendas e entrada de concorrentes potenciais -revelam toda esta interação entre o desejo de se investir na aquisição de novos ativos de capital, o financiamento de tais projetos de investimento e as políticas de formação de preço dentro do oligopólio.108 f.application/pdfInvestimentosFinanciamentoOligopoliosDecisoes de investimento, financiamento e formaçao de preço em oligopolio : uma analise pós-keynesianainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRAFAEL-DE-CASTRO-FARIAS-SANTOS.pdfapplication/pdf3126982https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/75409/1/RAFAEL-DE-CASTRO-FARIAS-SANTOS.pdf4f9d94d67fa26b09d0033c283fe039c5MD51open access1884/754092022-04-29 15:27:59.58open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/75409Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-29T18:27:59Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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