Análise da comunicação organizacional em um processo de tomada de decisão em uma Instituição Federal de Ensino Superior
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/19564 |
Resumo: | Orientadora: Yara Lúcia Mazziotti Bulgacov |
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Bulgacov, Yara Lúcia MazziottiUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoAlves, Adélia Junglos2022-12-15T17:20:24Z2022-12-15T17:20:24Z2007https://hdl.handle.net/1884/19564Orientadora: Yara Lúcia Mazziotti BulgacovInclui apendiceDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 2007Inclui bibliografia e anexosÁrea de concentração: Estratégia e OrganizaçõesResumo: A comunicação organizacional foi escolhida como objeto deste estudo, sendo considerada essencial às organizações, um processo que constitui a organização e suas atividades; o meio pelo qual os processos organizacionais e, em termos mais gerais, as organizações são criadas e mantidas. Destarte, a ação social só é possível quando os indivíduos interagem, coletivamente, compartilhando significados subjetivos, e toda interação pressupõe alguma forma de comunicação. O contexto escolhido para analisar, empiricamente, a comunicação organizacional como um processo constitutivo das organizações foi o processo decisório de elaboração de um modelo para alocação de vagas docentes na Universidade Federal do Paraná, ocorrido entre 2003 e 2005. Fundamentada numa abordagem interpretativa, esta pesquisa empregou métodos de coleta e análise de dados de natureza qualitativa-descritiva. Os dados foram coletados a partir de consultas a documentos e entrevistas semi-estruturadas realizadas com membros da Comissão que elaborou o modelo para alocação de vagas docentes e membros do fórum de Diretores. Alinhada à opção epistemológica (abordagem interpretativa), ao método de estudo de caso, ao enfoque qualitativo da pesquisa e ao objeto de estudo, a análise dos dados obtidos foi realizada por meio do uso de técnicas de análise documental e de análise de conteúdo. Os resultados sugerem que processos de tomada de decisão coletivos e democráticos permitem que indivíduos com diferentes visões de mundo e necessidades divergentes, em interação viabilizada pela comunicação organizacional, levem em consideração diversos elementos da realidade, possibilitando que um número maior de alternativas sejam analisadas e contribuam com soluções mais complexas, gerando mais opções de ação por considerar os diversos aspectos do problema. Enfim, contemporaneamente, é preciso pensar a gestão administrativa como coletiva, democrática, na qual todos se sintam envolvidos e, de alguma forma, participantes, um espaço intersubjetivo de comunicação.Abstract: The organizational communication was chosen as this study's object by being considered essential to organizations: a process that constitutes the organization and its activities; the means by which organizational processes and - in general terms - the organizations themselves are created and sustained. Thus, the social action is only possible when individuals collectively interact, sharing subjective meanings, and when all interaction presupposes some form of communication. The context chosen for the empirical analysis of the organizational communication, as a process constitutive of organizations, was the decision-making process of elaborating a model for the allocation of teaching openings at the Federal University of the State of Paraná, which took place between 2003 and 2005. Based on an interpretative approach, this research employed methods of data collection and analysis of a qualitative-descriptive nature. The data was collected from document consultation and semistructured interviews conducted with members of the Commission that elaborated the model for the allocation of teaching openings, and members of the forum of Principals. Aligned to the epistemological option (interpretative approach), to the case study method, to the research's qualitative approach and to the object of study, the analysis of the obtained data was conducted through the usage of techniques for documental analysis and content analysis. The results suggest that collective and democratic processes of decision-making allow that individuals with different perspectives and divergent needs, on an interaction made possible by the organizational communication, take into consideration several elements of the reality, enabling a larger number of alternatives to be analyzed and to contribute with more complex solutions, generating more options of action by considering the various aspects of the problem. Ultimately, contemporarily it is required to think administrative management as collective and democratic, where all feel included and, somehow, participant; an intersubjective space of communication.173f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalComunicação nas organizaçõesProcesso decisórioAdministraçãoAnálise da comunicação organizacional em um processo de tomada de decisão em uma Instituição Federal de Ensino Superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALVERSAO FINAL1.pdfapplication/pdf721201https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19564/1/VERSAO%20FINAL1.pdf1923d23d5bf87dc6e5ec69ecfb1c9b93MD51open accessTEXTVERSAO FINAL1.pdf.txtExtracted Texttext/plain334113https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19564/2/VERSAO%20FINAL1.pdf.txt248887d4344cb3f1d23197a8c6a99416MD52open accessTHUMBNAILVERSAO FINAL1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19564/3/VERSAO%20FINAL1.pdf.jpg00beb234fe5db282790d616444d3c996MD53open access1884/195642022-12-15 14:20:24.546open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/19564Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-15T17:20:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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