A gênese e o desenvolvimento da educação CTS no Brasil : a instauração de estilos de pensamento na produção acadêmica brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domiciano, Tamara Dias
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/86925
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Leonir Lorenzetti
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaLorenzetti, Leonir, 1967-Domiciano, Tamara Dias2024-03-06T11:21:44Z2024-03-06T11:21:44Z2023https://hdl.handle.net/1884/86925Orientador: Prof. Dr. Leonir LorenzettiTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 12/12/2023Inclui referênciasResumo: A educação CTS (ciência, tecnologia e sociedade) busca promover uma abordagem integrada, estimulando a compreensão crítica das interações entre ciência, tecnologia e sociedade, fomentando a formação para a tomada decisões informadas e éticas no mundo contemporâneo. No Brasil, a pesquisa sobre educação CTS teve início em meados dos anos 1990 e desde então tem se disseminado no meio acadêmico e espaços de ensino, se materializando em diferentes abordagens e compreensões do campo. Nesta tese objetivamos analisar a instauração, extensão e transformação de estilos de pensamento sobre educação CTS, disseminados em publicações brasileiras em periódicos latino-americanos. O estudo baseou-se na análise de artigos publicados por autores brasileiros em periódicos latino-americanos, com escopo na área de educação em ciências e educação tecnológica, com Qualis entre A4 e A1, publicadas até o ano de 2020, bem como em entrevistas com os autores dessas pesquisas. Ao todo, foram identificados 285 artigos e a partir do estabelecimento de um estado do conhecimento foi possível identificar um crescimento expressivo nas publicações a partir dos anos 2000, que trouxeram tendências para o campo, junto a isso, por meio da análise dos objetivos das pesquisas, foi possível organizar a produção em sete categorias: 1) formação docente; 2) intervenção pedagógica; 3) concepções de ciência e tecnologia; 4) estratégias/recursos pedagógicos; 5) currículo e conteúdo; 6) estado do saber/conhecimento e; 7) fundamentos teóricos. Essas categorias forneceram uma estrutura para entendermos as áreas de interesse e prioridades na pesquisa nesse campo. Notamos que as 32 investigações que abordaram os fundamentos teóricos sobre educação CTS se destacaram como particularmente pertinentes para abordar a nosso objetivo de pesquisa, em conjunto com as 10 entrevistas realizadas com pesquisadores com maiores números de publicações entre os artigos identificados. Estas análises permitiram a análise e reconhecimento dos estilos de pensamento e coletivos de pensamento em educação CTS, presentes nas pesquisas. Para chegarmos a esses estilos e coletivos de pensamento, organizamos algumas pistas, tomando o referencial Fleckiano como eixo central analítico, definindo os seguintes elementos: orientação didática; concepção de educação CTS; linguagem estilizada; referenciais teóricos; percepção orientada. Como resultado da análise empreendida, conseguimos identificar a presença de dois estilos de pensamento em educação CTS na pesquisa acadêmica brasileira. O estilo de pensamento em educação CTS científico-social reflete influências norte-americanas e europeias, com foco nas ciências naturais e limitações na abordagem interdisciplinar. O estilo de pensamento em educação CTS críticoemancipatória, mais recente, amplia a análise para dimensões políticas, sociais e humanas, buscando uma educação equitativa para o enfrentamento de problemas contemporâneos. A evolução desses estilos ao longo do tempo reflete a maturidade do campo de pesquisa em educação CTS no Brasil, sugerindo a possibilidade de um novo processo de transformação do estilo de pensamento no futuro. Por fim, expressamos uma inquietação sobre as limitações do campo, chamando a atenção para a necessidade de transcender as barreiras disciplinares em busca de uma educação que promova a humanização e a construção de um futuro justo e igualitário.Abstract: The STS (science, technology and society) education seeks to promote an integrated approach, stimulating critical understanding of technology between science, technology and society, promoting training for informed and ethical decision-making in the contemporary world. In Brazil, research on STS education began in the mid-1990s and has since been disseminated in academia and teaching spaces, materializing in different approaches and understandings of the field. In this thesis we aim to analyze the establishment, extension and transformation of styles of thinking about STS education, disseminated in Brazilian publications in Latin American journals. The study was based on the analysis of articles published by Brazilian authors in Latin American journals, with a scope in the area of science education and technological education, with Qualis between A4 and A1, published until 2020, as well as interviews with the authors of these research. In total, 286 articles were identified and from the establishment of a state of knowledge it was possible to identify a significant growth in publications from the 2000s onwards, which brought trends to the field, along with this, through the analysis of research objectives , it was possible to organize production into seven categories: 1) teacher training; 2) pedagogical intervention; 3) conceptions of science and technology; 4) pedagogical strategies/resources; 5) curriculum and content; 6) state of knowledge/knowledge and; 7) theoretical foundations. These categories provided a framework for understanding areas of interest and priorities in research in this field. We noted that the 32 investigations that addressed the theoretical foundations of STS education stood out as particularly pertinent to addressing our research objective, together with the 10 interviews carried out with researchers with the highest number of publications among the identified articles. These analyzes allowed the analysis and recognition of the thinking styles and collective thinking in STS education, present in the research. To arrive at these styles and collectives of thought, we organized some clues, taking the Fleckian framework as the central analytical axis, defining the following elements: didactic guidance; CTS education design; stylized language; theoretical references; oriented perception. As a result of the analysis undertaken, we were able to identify the presence of two styles of thinking in STS education in Brazilian academic research. The social-scientific STS style of thinking in education reflects North American and European influences, with a focus on the natural sciences and limitations in the interdisciplinary approach. The more recent critical-emancipatory style of thinking in CTS education expands the analysis to political, social and human dimensions, seeking an equitable education to face contemporary problems. The evolution of these styles over time reflects the maturity of the field of research in STS education in Brazil, suggesting the possibility of a new process of transformation of thinking style in the future. Finally, we express concern about the limitations of the field, drawing attention to the need to transcend disciplinary barriers in search of an education that promotes humanization and the construction of a fair and egalitarian future.1 recurso online : PDF.application/pdfFleck, Ludwik, 1896-1961Ciência - TecnologiaCiência - Estudo e ensinoMatemáticaA gênese e o desenvolvimento da educação CTS no Brasil : a instauração de estilos de pensamento na produção acadêmica brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - TAMARA DIAS DOMICIANO.pdfapplication/pdf4106360https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/86925/1/R%20-%20T%20-%20TAMARA%20DIAS%20DOMICIANO.pdf11af6c033b343b8067f32de83a467babMD51open access1884/869252024-03-06 08:21:44.192open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/86925Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-03-06T11:21:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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