A contribuição do Programa Nacional de Assistência Estudantil no combate à evasão escolar no Instituto Federal do Paraná - Campus Telêmaco Borba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kreczkiuski, Fernanda dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53675
Resumo: Orientadora : Profa. Ma. Mônica de França
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spelling Kreczkiuski, Fernanda dos SantosFrança, Mônica de, 1973-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-08-11T06:51:06Z2021-08-11T06:51:06Z2016https://hdl.handle.net/1884/53675Orientadora : Profa. Ma. Mônica de FrançaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo: A evasão escolar ainda é considerada um fenômeno difícil de ser identificado e combatido. Sabe-se que há muitos motivos que podem levar os estudantes a não permanecerem nas instituições de ensino e poucas são as políticas públicas efetivas no combate à evasão escolar no Brasil, assim como há escassez de pesquisas sobre esse tema. Diante disso, este artigo possui como escopo principal: analisar a contribuição do Programa Nacional de Assistência Estudantil no combate à evasão escolar no Instituto Federal do Paraná - Campus Telêmaco Borba. Para isso, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental a fim de obter conhecimento sobre a temática. Foram utilizados como referência, as publicações de Melo (1987), Neves (2007), Lüscher e Dore (2011), Araújo e Santos (2012), entre outros, que permitiram compreender que a evasão escolar pode ocorre por diversos fatores, sendo eles: individuais, familiares ou internos à instituição. Na educação profissional, a não permanência pode ocorrer também pela falta de orientação aos discentes a respeito da escolha profissional. Destaca-se ainda a necessidade de as instituições de ensino identificar precocemente situações com risco de evasão e proporem ações de prevenção. A metodologia é a qualitativa. Foram levantadas as evasões ocorridas na instituição desde o ano de 2012 até 2015. O ano analisado foi de 2015 por conter maior número absoluto de evadidos. A análise foi realizada em 29 questionários, respondidos pelos estudantes, a fim de identificar os motivos que os levaram a não permanecerem na instituição. Os dados dos questionários foram cruzados com os dados referentes aos programas da Assistência Estudantil ofertados no IFPR - Campus Telêmaco Borba. Como resultados principais, destaca-se que o ano de 2015 foi o que mais ocorreram situações de evasão, sendo a transferência externa o mais presente. Dentre os motivos, o que mais se apresentou foi a falta de identificação com o curso escolhido. Por fim, foi possível identificar que a taxa de evasão é maior entre os estudantes que não são contemplados com nenhuma bolsa e/ou auxílio, o que leva a concluir que o Programa Nacional de Assistência Estudantil contribui para a permanência escolar dos estudantes.1 arquivo ( 23 p.).application/pdfEstudantes - Auxílio financeiroEvasão escolarEnsino profissionalA contribuição do Programa Nacional de Assistência Estudantil no combate à evasão escolar no Instituto Federal do Paraná - Campus Telêmaco Borbainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - FERNANDA DOS SANTOS KRECZKIUSKI.pdfapplication/pdf406832https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53675/1/R%20-%20E%20-%20FERNANDA%20DOS%20SANTOS%20KRECZKIUSKI.pdf40ad96b7634ccdeef7e5c6f88f3f077bMD51open access1884/536752021-08-11 03:51:06.619open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53675Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-11T06:51:06Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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