Filmes em sala de aula - realidade e ficção : uma análise do uso do cinema pelos professores de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Sandro Luis
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/11593
Resumo: Orientadora: Susana da Costa Ferreira
id UFPR_3540fc97a94b4aa18b7eab83f48b490e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/11593
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Fernandes, Sandro LuisUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoFerreira, Susana da Costa2022-09-01T17:48:41Z2022-09-01T17:48:41Z2007https://hdl.handle.net/1884/11593Orientadora: Susana da Costa FerreiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007Inclui bibliografiaResumo: Trata-se de uma pesquisa empírica envolvendo professores de História do ensino médio de nove escolas de uma região de Curitiba. A observação foi realizada com vinte e um profissionais, sendo nove deles entrevistados. Foram analisadas as condições materiais, as práticas, os conceitos e a presença da indústria cultural nesta relação de ensino, a qual interfere na formação dos alunos. Tal relação foi analisada considerando a cultura escolar, a prática didática, e a relação do professor com seus alunos e com o cinema. No desenvolvimento há uma revisão bibliográfica de estudos a respeito das relações históricas entre cinema e educação, com ênfase ao ensino de história, à indústria cultural, à tecnologia, bem como de estudos que enfatizam o cinema como produto cultural com linguagem estética singular. As entrevistas analisadas levaram à necessidade de sugerir práticas didáticas para o ensino de história envolvendo filmes já apresentados em práticas dos professores.Abstract: This is an empirical research involving High School History teachers from nine different schools in the city of Curitiba. The observation was made from twenty-one professionals, nine of which were interviewed. Material conditions, practices, concepts, and the cultural industry presence in this learning sector were analyzed; all of them interfere in students' background. This relation was analyzed considering school culture, didactics, studentteacher relationships, and cinema. The development brings a bibliographic review about the historical relations between cinema and education, with special emphasis to History learning, cultural industry, technology and also studies which emphasize cinema as a cultural product with a singular aesthetics language. The analyzed interview showed the need of suggesting didactic practices for History teaching which involve films previously presented in class by teachers.158 f.application/pdfDisponível em formato digitalBrasil - História - Estudo e ensinoCinema - Estudo e ensinoCinema - FilmesIndustria culturalRedação acadêmicaEducaçãoFilmes em sala de aula - realidade e ficção : uma análise do uso do cinema pelos professores de históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissert Sandro L Fernandes.pdfapplication/pdf1157769https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11593/1/Dissert%20Sandro%20L%20Fernandes.pdfa07d704fd384aea72bf093a0e575f5d7MD51open accessTEXTDissert Sandro L Fernandes.pdf.txtExtracted Texttext/plain366899https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11593/2/Dissert%20Sandro%20L%20Fernandes.pdf.txt4b5ecc571fcd33aec7d08b73ae7c6e13MD52open accessTHUMBNAILDissert Sandro L Fernandes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1214https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11593/3/Dissert%20Sandro%20L%20Fernandes.pdf.jpgb157ff7e472765c77ba088e236639802MD53open access1884/115932022-09-01 14:48:41.675open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/11593Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-01T17:48:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Filmes em sala de aula - realidade e ficção : uma análise do uso do cinema pelos professores de história
title Filmes em sala de aula - realidade e ficção : uma análise do uso do cinema pelos professores de história
spellingShingle Filmes em sala de aula - realidade e ficção : uma análise do uso do cinema pelos professores de história
Fernandes, Sandro Luis
Brasil - História - Estudo e ensino
Cinema - Estudo e ensino
Cinema - Filmes
Industria cultural
Redação acadêmica
Educação
title_short Filmes em sala de aula - realidade e ficção : uma análise do uso do cinema pelos professores de história
title_full Filmes em sala de aula - realidade e ficção : uma análise do uso do cinema pelos professores de história
title_fullStr Filmes em sala de aula - realidade e ficção : uma análise do uso do cinema pelos professores de história
title_full_unstemmed Filmes em sala de aula - realidade e ficção : uma análise do uso do cinema pelos professores de história
title_sort Filmes em sala de aula - realidade e ficção : uma análise do uso do cinema pelos professores de história
author Fernandes, Sandro Luis
author_facet Fernandes, Sandro Luis
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Sandro Luis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Susana da Costa
contributor_str_mv Ferreira, Susana da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Brasil - História - Estudo e ensino
Cinema - Estudo e ensino
Cinema - Filmes
Industria cultural
Redação acadêmica
Educação
topic Brasil - História - Estudo e ensino
Cinema - Estudo e ensino
Cinema - Filmes
Industria cultural
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Susana da Costa Ferreira
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-01T17:48:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-01T17:48:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/11593
url https://hdl.handle.net/1884/11593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 158 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11593/1/Dissert%20Sandro%20L%20Fernandes.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11593/2/Dissert%20Sandro%20L%20Fernandes.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11593/3/Dissert%20Sandro%20L%20Fernandes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a07d704fd384aea72bf093a0e575f5d7
4b5ecc571fcd33aec7d08b73ae7c6e13
b157ff7e472765c77ba088e236639802
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898769348952064