Filmes em sala de aula - realidade e ficção : uma análise do uso do cinema pelos professores de história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/11593 |
Resumo: | Orientadora: Susana da Costa Ferreira |
id |
UFPR_3540fc97a94b4aa18b7eab83f48b490e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/11593 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Fernandes, Sandro LuisUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoFerreira, Susana da Costa2022-09-01T17:48:41Z2022-09-01T17:48:41Z2007https://hdl.handle.net/1884/11593Orientadora: Susana da Costa FerreiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007Inclui bibliografiaResumo: Trata-se de uma pesquisa empírica envolvendo professores de História do ensino médio de nove escolas de uma região de Curitiba. A observação foi realizada com vinte e um profissionais, sendo nove deles entrevistados. Foram analisadas as condições materiais, as práticas, os conceitos e a presença da indústria cultural nesta relação de ensino, a qual interfere na formação dos alunos. Tal relação foi analisada considerando a cultura escolar, a prática didática, e a relação do professor com seus alunos e com o cinema. No desenvolvimento há uma revisão bibliográfica de estudos a respeito das relações históricas entre cinema e educação, com ênfase ao ensino de história, à indústria cultural, à tecnologia, bem como de estudos que enfatizam o cinema como produto cultural com linguagem estética singular. As entrevistas analisadas levaram à necessidade de sugerir práticas didáticas para o ensino de história envolvendo filmes já apresentados em práticas dos professores.Abstract: This is an empirical research involving High School History teachers from nine different schools in the city of Curitiba. The observation was made from twenty-one professionals, nine of which were interviewed. Material conditions, practices, concepts, and the cultural industry presence in this learning sector were analyzed; all of them interfere in students' background. This relation was analyzed considering school culture, didactics, studentteacher relationships, and cinema. The development brings a bibliographic review about the historical relations between cinema and education, with special emphasis to History learning, cultural industry, technology and also studies which emphasize cinema as a cultural product with a singular aesthetics language. The analyzed interview showed the need of suggesting didactic practices for History teaching which involve films previously presented in class by teachers.158 f.application/pdfDisponível em formato digitalBrasil - História - Estudo e ensinoCinema - Estudo e ensinoCinema - FilmesIndustria culturalRedação acadêmicaEducaçãoFilmes em sala de aula - realidade e ficção : uma análise do uso do cinema pelos professores de históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissert Sandro L Fernandes.pdfapplication/pdf1157769https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11593/1/Dissert%20Sandro%20L%20Fernandes.pdfa07d704fd384aea72bf093a0e575f5d7MD51open accessTEXTDissert Sandro L Fernandes.pdf.txtExtracted Texttext/plain366899https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11593/2/Dissert%20Sandro%20L%20Fernandes.pdf.txt4b5ecc571fcd33aec7d08b73ae7c6e13MD52open accessTHUMBNAILDissert Sandro L Fernandes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1214https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11593/3/Dissert%20Sandro%20L%20Fernandes.pdf.jpgb157ff7e472765c77ba088e236639802MD53open access1884/115932022-09-01 14:48:41.675open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/11593Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-01T17:48:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Filmes em sala de aula - realidade e ficção : uma análise do uso do cinema pelos professores de história |
title |
Filmes em sala de aula - realidade e ficção : uma análise do uso do cinema pelos professores de história |
spellingShingle |
Filmes em sala de aula - realidade e ficção : uma análise do uso do cinema pelos professores de história Fernandes, Sandro Luis Brasil - História - Estudo e ensino Cinema - Estudo e ensino Cinema - Filmes Industria cultural Redação acadêmica Educação |
title_short |
Filmes em sala de aula - realidade e ficção : uma análise do uso do cinema pelos professores de história |
title_full |
Filmes em sala de aula - realidade e ficção : uma análise do uso do cinema pelos professores de história |
title_fullStr |
Filmes em sala de aula - realidade e ficção : uma análise do uso do cinema pelos professores de história |
title_full_unstemmed |
Filmes em sala de aula - realidade e ficção : uma análise do uso do cinema pelos professores de história |
title_sort |
Filmes em sala de aula - realidade e ficção : uma análise do uso do cinema pelos professores de história |
author |
Fernandes, Sandro Luis |
author_facet |
Fernandes, Sandro Luis |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Sandro Luis |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira, Susana da Costa |
contributor_str_mv |
Ferreira, Susana da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brasil - História - Estudo e ensino Cinema - Estudo e ensino Cinema - Filmes Industria cultural Redação acadêmica Educação |
topic |
Brasil - História - Estudo e ensino Cinema - Estudo e ensino Cinema - Filmes Industria cultural Redação acadêmica Educação |
description |
Orientadora: Susana da Costa Ferreira |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-01T17:48:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-01T17:48:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/11593 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/11593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
158 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11593/1/Dissert%20Sandro%20L%20Fernandes.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11593/2/Dissert%20Sandro%20L%20Fernandes.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11593/3/Dissert%20Sandro%20L%20Fernandes.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a07d704fd384aea72bf093a0e575f5d7 4b5ecc571fcd33aec7d08b73ae7c6e13 b157ff7e472765c77ba088e236639802 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898769348952064 |