História e cinema: encontro de conhecimento em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Enio Tadeu de [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86913
Resumo: Essa dissertação pesquisou sobre a utilização do cinema em sala de aula. Através de três publicações que tratam diretamente do assunto e escritos governamentais que remontam desde a década de 1930 até os dias de hoje, procurou-se fazer um levantamento sobre o cinema como recurso didático. No processo pude constatar quais usos foram dados ao cinema ao longo da história da educação no Brasil e quais são as tendências para a utilização desse recurso diante dos desafios impostos à educação pela pós-modernidade. Amparado pela tríade Fazer/Ver/Contextualizar, o trabalho com o cinema em sala de aula poderia alcançar mais amplamente seus objetivos: produzir sentido na vida dos nossos jovens para uma educação libertadora
id UNSP_1f60d8db91554802978b7b8e38e942c0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86913
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling História e cinema: encontro de conhecimento em sala de aulaCinemaCinema na educaçãoCinema e históriaArte - Estudo e ensinoEssa dissertação pesquisou sobre a utilização do cinema em sala de aula. Através de três publicações que tratam diretamente do assunto e escritos governamentais que remontam desde a década de 1930 até os dias de hoje, procurou-se fazer um levantamento sobre o cinema como recurso didático. No processo pude constatar quais usos foram dados ao cinema ao longo da história da educação no Brasil e quais são as tendências para a utilização desse recurso diante dos desafios impostos à educação pela pós-modernidade. Amparado pela tríade Fazer/Ver/Contextualizar, o trabalho com o cinema em sala de aula poderia alcançar mais amplamente seus objetivos: produzir sentido na vida dos nossos jovens para uma educação libertadoraThis thesis researched the use of motion-pictures in the classroom. Through the use of three publications that discuss directly about the subject and official material from the 1930‘s to the present, one's looked for a investigation about the motion-pictures as a didactic resource. During the process I could verify wich uses had been given to the cinema alongside the history of education in Brazil and wich are the tendencies to the use of this resource before the challenges imposed to education by postmodern condition. Upheld by the triad to perform/to read/ to contextualize, the work with motion-pictures in the classroom could reach widely its objectives: meaning in the life of our young people for a liberating educationFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Christov, Profa. Dra. Luiza Helena da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Freitas, Enio Tadeu de [UNESP]2014-06-11T19:22:28Z2014-06-11T19:22:28Z2011-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis151 f. : il.application/pdfFREITAS, Enio Tadeu de. História e cinema: encontro de conhecimento em sala de aula. 2011. 151 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011.http://hdl.handle.net/11449/86913000685110freitas_et_me_ia.pdf33004013063P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-10T06:08:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86913Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:33:42.005646Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv História e cinema: encontro de conhecimento em sala de aula
title História e cinema: encontro de conhecimento em sala de aula
spellingShingle História e cinema: encontro de conhecimento em sala de aula
Freitas, Enio Tadeu de [UNESP]
Cinema
Cinema na educação
Cinema e história
Arte - Estudo e ensino
title_short História e cinema: encontro de conhecimento em sala de aula
title_full História e cinema: encontro de conhecimento em sala de aula
title_fullStr História e cinema: encontro de conhecimento em sala de aula
title_full_unstemmed História e cinema: encontro de conhecimento em sala de aula
title_sort História e cinema: encontro de conhecimento em sala de aula
author Freitas, Enio Tadeu de [UNESP]
author_facet Freitas, Enio Tadeu de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Christov, Profa. Dra. Luiza Helena da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Enio Tadeu de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Cinema na educação
Cinema e história
Arte - Estudo e ensino
topic Cinema
Cinema na educação
Cinema e história
Arte - Estudo e ensino
description Essa dissertação pesquisou sobre a utilização do cinema em sala de aula. Através de três publicações que tratam diretamente do assunto e escritos governamentais que remontam desde a década de 1930 até os dias de hoje, procurou-se fazer um levantamento sobre o cinema como recurso didático. No processo pude constatar quais usos foram dados ao cinema ao longo da história da educação no Brasil e quais são as tendências para a utilização desse recurso diante dos desafios impostos à educação pela pós-modernidade. Amparado pela tríade Fazer/Ver/Contextualizar, o trabalho com o cinema em sala de aula poderia alcançar mais amplamente seus objetivos: produzir sentido na vida dos nossos jovens para uma educação libertadora
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-09
2014-06-11T19:22:28Z
2014-06-11T19:22:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREITAS, Enio Tadeu de. História e cinema: encontro de conhecimento em sala de aula. 2011. 151 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/86913
000685110
freitas_et_me_ia.pdf
33004013063P4
identifier_str_mv FREITAS, Enio Tadeu de. História e cinema: encontro de conhecimento em sala de aula. 2011. 151 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011.
000685110
freitas_et_me_ia.pdf
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/86913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 151 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128378379698176