O Programa Ensino Médio inovador e sua relação com os dados de fluxo escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/36153 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho tem como objeto de pesquisa o Programa Ensino Médio Inovador-ProEMI e sua relação com o fluxo escolar. O ProEMI foi criado em 2009, pela Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação, instituído pela Portaria nº 971, de 09/10/2009 e tem como público alvo as escolas públicas de Ensino Médio. Desde a sua criação, foram publicadas três versões do Documento Orientador do ProEMI, que oferecem orientações voltadas à implantação, implementação, acompanhamento e avaliação do Programa. Como parte de seus objetivos, o ProEMI busca induzir mudanças curriculares, ampliar a carga horária, incentivar práticas pedagógicas diferenciadas e contribuir para o enfrentamento da reprovação e do abandono escolar. Com base nas finalidades e nas orientações do ProEMI, o objetivo central desta pesquisa foi monitorar os resultados do abandono e da reprovação escolar e averiguar em que medida o ProEMI pode contribuir para o movimento destas taxas bem como se este movimento sinaliza alguma tendência para o cenário nacional. Para isso, investigaram-se os dados de fluxo escolar (reprovação e abandono) das escolas estaduais sem o Programa e do conjunto de escolas com o ProEMI (339), que fizeram adesão em 2009, distribuídas em 17 estados e no Distrito Federal. Como parte do procedimento de coleta de dados, utilizaram-se como referência os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais-INEP, do período de 2007-2011. Por meio dos dados levantados, foram identificadas quatro tendências diferentes no movimento do fluxo escolar de cada estado participante e de seu conjunto de escolas com e sem o ProEMI. |
id |
UFPR_35d1a48e9d00cce1bb664e57e3fd84f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/36153 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Isleb, VivianSilva, Monica Ribeiro da, 1960-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao2014-09-17T14:54:59Z2014-09-17T14:54:59Z2014http://hdl.handle.net/1884/36153Resumo: O presente trabalho tem como objeto de pesquisa o Programa Ensino Médio Inovador-ProEMI e sua relação com o fluxo escolar. O ProEMI foi criado em 2009, pela Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação, instituído pela Portaria nº 971, de 09/10/2009 e tem como público alvo as escolas públicas de Ensino Médio. Desde a sua criação, foram publicadas três versões do Documento Orientador do ProEMI, que oferecem orientações voltadas à implantação, implementação, acompanhamento e avaliação do Programa. Como parte de seus objetivos, o ProEMI busca induzir mudanças curriculares, ampliar a carga horária, incentivar práticas pedagógicas diferenciadas e contribuir para o enfrentamento da reprovação e do abandono escolar. Com base nas finalidades e nas orientações do ProEMI, o objetivo central desta pesquisa foi monitorar os resultados do abandono e da reprovação escolar e averiguar em que medida o ProEMI pode contribuir para o movimento destas taxas bem como se este movimento sinaliza alguma tendência para o cenário nacional. Para isso, investigaram-se os dados de fluxo escolar (reprovação e abandono) das escolas estaduais sem o Programa e do conjunto de escolas com o ProEMI (339), que fizeram adesão em 2009, distribuídas em 17 estados e no Distrito Federal. Como parte do procedimento de coleta de dados, utilizaram-se como referência os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais-INEP, do período de 2007-2011. Por meio dos dados levantados, foram identificadas quatro tendências diferentes no movimento do fluxo escolar de cada estado participante e de seu conjunto de escolas com e sem o ProEMI.application/pdfDissertaçõesEvasão escolarEstudantes - ReprovaçãoEnsino médioO Programa Ensino Médio inovador e sua relação com os dados de fluxo escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - VIVIAN ISLEB.pdfapplication/pdf2118766https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36153/1/R%20-%20D%20-%20VIVIAN%20ISLEB.pdf64397075f884ca4ef08e1c93158918d6MD51open accessTEXTR - D - VIVIAN ISLEB.pdf.txtR - D - VIVIAN ISLEB.pdf.txtExtracted Texttext/plain347621https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36153/2/R%20-%20D%20-%20VIVIAN%20ISLEB.pdf.txtf1c21c65339e571ee0774a26380faa9cMD52open accessTHUMBNAILR - D - VIVIAN ISLEB.pdf.jpgR - D - VIVIAN ISLEB.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1131https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36153/3/R%20-%20D%20-%20VIVIAN%20ISLEB.pdf.jpg41b7bf9bc4b93d011c7375752d18ca60MD53open access1884/361532016-04-07 06:51:50.396open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/36153Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T09:51:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Programa Ensino Médio inovador e sua relação com os dados de fluxo escolar |
title |
O Programa Ensino Médio inovador e sua relação com os dados de fluxo escolar |
spellingShingle |
O Programa Ensino Médio inovador e sua relação com os dados de fluxo escolar Isleb, Vivian Dissertações Evasão escolar Estudantes - Reprovação Ensino médio |
title_short |
O Programa Ensino Médio inovador e sua relação com os dados de fluxo escolar |
title_full |
O Programa Ensino Médio inovador e sua relação com os dados de fluxo escolar |
title_fullStr |
O Programa Ensino Médio inovador e sua relação com os dados de fluxo escolar |
title_full_unstemmed |
O Programa Ensino Médio inovador e sua relação com os dados de fluxo escolar |
title_sort |
O Programa Ensino Médio inovador e sua relação com os dados de fluxo escolar |
author |
Isleb, Vivian |
author_facet |
Isleb, Vivian |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Silva, Monica Ribeiro da, 1960- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Isleb, Vivian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações Evasão escolar Estudantes - Reprovação Ensino médio |
topic |
Dissertações Evasão escolar Estudantes - Reprovação Ensino médio |
description |
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de pesquisa o Programa Ensino Médio Inovador-ProEMI e sua relação com o fluxo escolar. O ProEMI foi criado em 2009, pela Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação, instituído pela Portaria nº 971, de 09/10/2009 e tem como público alvo as escolas públicas de Ensino Médio. Desde a sua criação, foram publicadas três versões do Documento Orientador do ProEMI, que oferecem orientações voltadas à implantação, implementação, acompanhamento e avaliação do Programa. Como parte de seus objetivos, o ProEMI busca induzir mudanças curriculares, ampliar a carga horária, incentivar práticas pedagógicas diferenciadas e contribuir para o enfrentamento da reprovação e do abandono escolar. Com base nas finalidades e nas orientações do ProEMI, o objetivo central desta pesquisa foi monitorar os resultados do abandono e da reprovação escolar e averiguar em que medida o ProEMI pode contribuir para o movimento destas taxas bem como se este movimento sinaliza alguma tendência para o cenário nacional. Para isso, investigaram-se os dados de fluxo escolar (reprovação e abandono) das escolas estaduais sem o Programa e do conjunto de escolas com o ProEMI (339), que fizeram adesão em 2009, distribuídas em 17 estados e no Distrito Federal. Como parte do procedimento de coleta de dados, utilizaram-se como referência os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais-INEP, do período de 2007-2011. Por meio dos dados levantados, foram identificadas quatro tendências diferentes no movimento do fluxo escolar de cada estado participante e de seu conjunto de escolas com e sem o ProEMI. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-17T14:54:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-09-17T14:54:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/36153 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/36153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36153/1/R%20-%20D%20-%20VIVIAN%20ISLEB.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36153/2/R%20-%20D%20-%20VIVIAN%20ISLEB.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36153/3/R%20-%20D%20-%20VIVIAN%20ISLEB.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
64397075f884ca4ef08e1c93158918d6 f1c21c65339e571ee0774a26380faa9c 41b7bf9bc4b93d011c7375752d18ca60 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898803606978560 |