O Programa Ensino Médio inovador e sua relação com os dados de fluxo escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isleb, Vivian
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/36153
Resumo: Resumo: O presente trabalho tem como objeto de pesquisa o Programa Ensino Médio Inovador-ProEMI e sua relação com o fluxo escolar. O ProEMI foi criado em 2009, pela Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação, instituído pela Portaria nº 971, de 09/10/2009 e tem como público alvo as escolas públicas de Ensino Médio. Desde a sua criação, foram publicadas três versões do Documento Orientador do ProEMI, que oferecem orientações voltadas à implantação, implementação, acompanhamento e avaliação do Programa. Como parte de seus objetivos, o ProEMI busca induzir mudanças curriculares, ampliar a carga horária, incentivar práticas pedagógicas diferenciadas e contribuir para o enfrentamento da reprovação e do abandono escolar. Com base nas finalidades e nas orientações do ProEMI, o objetivo central desta pesquisa foi monitorar os resultados do abandono e da reprovação escolar e averiguar em que medida o ProEMI pode contribuir para o movimento destas taxas bem como se este movimento sinaliza alguma tendência para o cenário nacional. Para isso, investigaram-se os dados de fluxo escolar (reprovação e abandono) das escolas estaduais sem o Programa e do conjunto de escolas com o ProEMI (339), que fizeram adesão em 2009, distribuídas em 17 estados e no Distrito Federal. Como parte do procedimento de coleta de dados, utilizaram-se como referência os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais-INEP, do período de 2007-2011. Por meio dos dados levantados, foram identificadas quatro tendências diferentes no movimento do fluxo escolar de cada estado participante e de seu conjunto de escolas com e sem o ProEMI.
id UFPR_35d1a48e9d00cce1bb664e57e3fd84f3
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/36153
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Isleb, VivianSilva, Monica Ribeiro da, 1960-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao2014-09-17T14:54:59Z2014-09-17T14:54:59Z2014http://hdl.handle.net/1884/36153Resumo: O presente trabalho tem como objeto de pesquisa o Programa Ensino Médio Inovador-ProEMI e sua relação com o fluxo escolar. O ProEMI foi criado em 2009, pela Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação, instituído pela Portaria nº 971, de 09/10/2009 e tem como público alvo as escolas públicas de Ensino Médio. Desde a sua criação, foram publicadas três versões do Documento Orientador do ProEMI, que oferecem orientações voltadas à implantação, implementação, acompanhamento e avaliação do Programa. Como parte de seus objetivos, o ProEMI busca induzir mudanças curriculares, ampliar a carga horária, incentivar práticas pedagógicas diferenciadas e contribuir para o enfrentamento da reprovação e do abandono escolar. Com base nas finalidades e nas orientações do ProEMI, o objetivo central desta pesquisa foi monitorar os resultados do abandono e da reprovação escolar e averiguar em que medida o ProEMI pode contribuir para o movimento destas taxas bem como se este movimento sinaliza alguma tendência para o cenário nacional. Para isso, investigaram-se os dados de fluxo escolar (reprovação e abandono) das escolas estaduais sem o Programa e do conjunto de escolas com o ProEMI (339), que fizeram adesão em 2009, distribuídas em 17 estados e no Distrito Federal. Como parte do procedimento de coleta de dados, utilizaram-se como referência os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais-INEP, do período de 2007-2011. Por meio dos dados levantados, foram identificadas quatro tendências diferentes no movimento do fluxo escolar de cada estado participante e de seu conjunto de escolas com e sem o ProEMI.application/pdfDissertaçõesEvasão escolarEstudantes - ReprovaçãoEnsino médioO Programa Ensino Médio inovador e sua relação com os dados de fluxo escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - VIVIAN ISLEB.pdfapplication/pdf2118766https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36153/1/R%20-%20D%20-%20VIVIAN%20ISLEB.pdf64397075f884ca4ef08e1c93158918d6MD51open accessTEXTR - D - VIVIAN ISLEB.pdf.txtR - D - VIVIAN ISLEB.pdf.txtExtracted Texttext/plain347621https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36153/2/R%20-%20D%20-%20VIVIAN%20ISLEB.pdf.txtf1c21c65339e571ee0774a26380faa9cMD52open accessTHUMBNAILR - D - VIVIAN ISLEB.pdf.jpgR - D - VIVIAN ISLEB.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1131https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36153/3/R%20-%20D%20-%20VIVIAN%20ISLEB.pdf.jpg41b7bf9bc4b93d011c7375752d18ca60MD53open access1884/361532016-04-07 06:51:50.396open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/36153Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T09:51:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Programa Ensino Médio inovador e sua relação com os dados de fluxo escolar
title O Programa Ensino Médio inovador e sua relação com os dados de fluxo escolar
spellingShingle O Programa Ensino Médio inovador e sua relação com os dados de fluxo escolar
Isleb, Vivian
Dissertações
Evasão escolar
Estudantes - Reprovação
Ensino médio
title_short O Programa Ensino Médio inovador e sua relação com os dados de fluxo escolar
title_full O Programa Ensino Médio inovador e sua relação com os dados de fluxo escolar
title_fullStr O Programa Ensino Médio inovador e sua relação com os dados de fluxo escolar
title_full_unstemmed O Programa Ensino Médio inovador e sua relação com os dados de fluxo escolar
title_sort O Programa Ensino Médio inovador e sua relação com os dados de fluxo escolar
author Isleb, Vivian
author_facet Isleb, Vivian
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Silva, Monica Ribeiro da, 1960-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao
dc.contributor.author.fl_str_mv Isleb, Vivian
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações
Evasão escolar
Estudantes - Reprovação
Ensino médio
topic Dissertações
Evasão escolar
Estudantes - Reprovação
Ensino médio
description Resumo: O presente trabalho tem como objeto de pesquisa o Programa Ensino Médio Inovador-ProEMI e sua relação com o fluxo escolar. O ProEMI foi criado em 2009, pela Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação, instituído pela Portaria nº 971, de 09/10/2009 e tem como público alvo as escolas públicas de Ensino Médio. Desde a sua criação, foram publicadas três versões do Documento Orientador do ProEMI, que oferecem orientações voltadas à implantação, implementação, acompanhamento e avaliação do Programa. Como parte de seus objetivos, o ProEMI busca induzir mudanças curriculares, ampliar a carga horária, incentivar práticas pedagógicas diferenciadas e contribuir para o enfrentamento da reprovação e do abandono escolar. Com base nas finalidades e nas orientações do ProEMI, o objetivo central desta pesquisa foi monitorar os resultados do abandono e da reprovação escolar e averiguar em que medida o ProEMI pode contribuir para o movimento destas taxas bem como se este movimento sinaliza alguma tendência para o cenário nacional. Para isso, investigaram-se os dados de fluxo escolar (reprovação e abandono) das escolas estaduais sem o Programa e do conjunto de escolas com o ProEMI (339), que fizeram adesão em 2009, distribuídas em 17 estados e no Distrito Federal. Como parte do procedimento de coleta de dados, utilizaram-se como referência os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais-INEP, do período de 2007-2011. Por meio dos dados levantados, foram identificadas quatro tendências diferentes no movimento do fluxo escolar de cada estado participante e de seu conjunto de escolas com e sem o ProEMI.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-17T14:54:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-09-17T14:54:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/36153
url http://hdl.handle.net/1884/36153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36153/1/R%20-%20D%20-%20VIVIAN%20ISLEB.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36153/2/R%20-%20D%20-%20VIVIAN%20ISLEB.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36153/3/R%20-%20D%20-%20VIVIAN%20ISLEB.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 64397075f884ca4ef08e1c93158918d6
f1c21c65339e571ee0774a26380faa9c
41b7bf9bc4b93d011c7375752d18ca60
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898803606978560