Porta de entrada ou porta de saída? : fracasso escolar no ensino médio segundo estudantes e coordenadores(as) de escolas em Ribeirão das Neves, MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franceschini, Vanessa Lima Caldeira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Miranda-Ribeiro, Paula, Gomes, Marília Miranda Forte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30649
http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698164208
Resumo: O objetivo deste artigo é entender as motivações para o fracasso escolar (infrequência, reprovação e abandono escolar) na primeira série do Ensino Médio e as maneiras de revertê-lo. Foram realizados grupos focais com estudantes (15 a 19 anos) e entrevistas semiestruturadas com coordenadores(as) em três escolas da Rede Estadual de Ribeirão das Neves em 2014. Os motivos para o fracasso escolar são trabalho, questões familiares (falta de acompanhamento escolar, necessidade de cuidar de irmãos, maridos, filhos), não ter dinheiro para ônibus, violência, falta de interesse nas aulas, professores ruins, uso de drogas, más companhias, bullying e ter tido reprovação anterior. Para reverter o fracasso escolar, é preciso haver ações do Estado (infraestrutura, salários melhores, programas de incentivo à permanência), da escola (professores mais bem-preparados/motivados, novas práticas de ensino, diálogo entre diretoria e estudantes), da família (acompanhamento do desempenho escolar, participação em reuniões) e do próprio aluno (dedicação, atenção nas aulas).
id UNB_8839f0170faea2cecd28b2a00b78b5ff
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30649
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Porta de entrada ou porta de saída? : fracasso escolar no ensino médio segundo estudantes e coordenadores(as) de escolas em Ribeirão das Neves, MGFront door or exit door? : school failure in high school according to students and school counselors in Ribeirão das Neves, MGDesempenho escolarReprovação escolarEvasão escolarEnsino médioAdolescentesO objetivo deste artigo é entender as motivações para o fracasso escolar (infrequência, reprovação e abandono escolar) na primeira série do Ensino Médio e as maneiras de revertê-lo. Foram realizados grupos focais com estudantes (15 a 19 anos) e entrevistas semiestruturadas com coordenadores(as) em três escolas da Rede Estadual de Ribeirão das Neves em 2014. Os motivos para o fracasso escolar são trabalho, questões familiares (falta de acompanhamento escolar, necessidade de cuidar de irmãos, maridos, filhos), não ter dinheiro para ônibus, violência, falta de interesse nas aulas, professores ruins, uso de drogas, más companhias, bullying e ter tido reprovação anterior. Para reverter o fracasso escolar, é preciso haver ações do Estado (infraestrutura, salários melhores, programas de incentivo à permanência), da escola (professores mais bem-preparados/motivados, novas práticas de ensino, diálogo entre diretoria e estudantes), da família (acompanhamento do desempenho escolar, participação em reuniões) e do próprio aluno (dedicação, atenção nas aulas).The purpose of this article is to understand the motivations for school failure (infrequency, grade repetition and dropout) in the first year of high school and ways to reverse them. Data were collected in 2014, through focus groups with students of 15 to 19 years old and semi-structured interviews with counselors. School failure is due to work; family matters (no supervision of school activities; taking care of siblings, husbands, children); lack of money to pay for transportation; violence; lack of interest in classes; bad quality teachers; drug use; bad companies; bullying; and previous grade repetition. School failure could be reduced with actions by the State (better infrastructure, higher salaries, programs to keep teens at school), the school (motivated teachers, new ways of teaching, more dialogue between directors and students), the family (supervision of school activities, participation in parent-teacher meetings), and the student (more dedication, attention during class).Faculdade UnB Gama (FGA)Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais2018-01-04T19:14:16Z2018-01-04T19:14:16Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFRANCESCHINI, Vanessa Lima Caldeira; MIRANDA-RIBEIRO, Paula; GOMES, Marília Miranda Fortes. Porta de entrada ou porta de saída?: fracasso escolar no ensino médio segundo estudantes e coordenadores(as) de escolas em Ribeirão das Neves, MG. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, e164208, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982017000100143&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 fev. 2018. Epub Sep 28, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698164208.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30649http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698164208Educação em Revista - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982017000100143&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessFranceschini, Vanessa Lima CaldeiraMiranda-Ribeiro, PaulaGomes, Marília Miranda Forteporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T18:15:35Zoai:repositorio.unb.br:10482/30649Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T18:15:35Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Porta de entrada ou porta de saída? : fracasso escolar no ensino médio segundo estudantes e coordenadores(as) de escolas em Ribeirão das Neves, MG
Front door or exit door? : school failure in high school according to students and school counselors in Ribeirão das Neves, MG
title Porta de entrada ou porta de saída? : fracasso escolar no ensino médio segundo estudantes e coordenadores(as) de escolas em Ribeirão das Neves, MG
spellingShingle Porta de entrada ou porta de saída? : fracasso escolar no ensino médio segundo estudantes e coordenadores(as) de escolas em Ribeirão das Neves, MG
Franceschini, Vanessa Lima Caldeira
Desempenho escolar
Reprovação escolar
Evasão escolar
Ensino médio
Adolescentes
title_short Porta de entrada ou porta de saída? : fracasso escolar no ensino médio segundo estudantes e coordenadores(as) de escolas em Ribeirão das Neves, MG
title_full Porta de entrada ou porta de saída? : fracasso escolar no ensino médio segundo estudantes e coordenadores(as) de escolas em Ribeirão das Neves, MG
title_fullStr Porta de entrada ou porta de saída? : fracasso escolar no ensino médio segundo estudantes e coordenadores(as) de escolas em Ribeirão das Neves, MG
title_full_unstemmed Porta de entrada ou porta de saída? : fracasso escolar no ensino médio segundo estudantes e coordenadores(as) de escolas em Ribeirão das Neves, MG
title_sort Porta de entrada ou porta de saída? : fracasso escolar no ensino médio segundo estudantes e coordenadores(as) de escolas em Ribeirão das Neves, MG
author Franceschini, Vanessa Lima Caldeira
author_facet Franceschini, Vanessa Lima Caldeira
Miranda-Ribeiro, Paula
Gomes, Marília Miranda Forte
author_role author
author2 Miranda-Ribeiro, Paula
Gomes, Marília Miranda Forte
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franceschini, Vanessa Lima Caldeira
Miranda-Ribeiro, Paula
Gomes, Marília Miranda Forte
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho escolar
Reprovação escolar
Evasão escolar
Ensino médio
Adolescentes
topic Desempenho escolar
Reprovação escolar
Evasão escolar
Ensino médio
Adolescentes
description O objetivo deste artigo é entender as motivações para o fracasso escolar (infrequência, reprovação e abandono escolar) na primeira série do Ensino Médio e as maneiras de revertê-lo. Foram realizados grupos focais com estudantes (15 a 19 anos) e entrevistas semiestruturadas com coordenadores(as) em três escolas da Rede Estadual de Ribeirão das Neves em 2014. Os motivos para o fracasso escolar são trabalho, questões familiares (falta de acompanhamento escolar, necessidade de cuidar de irmãos, maridos, filhos), não ter dinheiro para ônibus, violência, falta de interesse nas aulas, professores ruins, uso de drogas, más companhias, bullying e ter tido reprovação anterior. Para reverter o fracasso escolar, é preciso haver ações do Estado (infraestrutura, salários melhores, programas de incentivo à permanência), da escola (professores mais bem-preparados/motivados, novas práticas de ensino, diálogo entre diretoria e estudantes), da família (acompanhamento do desempenho escolar, participação em reuniões) e do próprio aluno (dedicação, atenção nas aulas).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-01-04T19:14:16Z
2018-01-04T19:14:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANCESCHINI, Vanessa Lima Caldeira; MIRANDA-RIBEIRO, Paula; GOMES, Marília Miranda Fortes. Porta de entrada ou porta de saída?: fracasso escolar no ensino médio segundo estudantes e coordenadores(as) de escolas em Ribeirão das Neves, MG. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, e164208, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982017000100143&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 fev. 2018. Epub Sep 28, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698164208.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30649
http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698164208
identifier_str_mv FRANCESCHINI, Vanessa Lima Caldeira; MIRANDA-RIBEIRO, Paula; GOMES, Marília Miranda Fortes. Porta de entrada ou porta de saída?: fracasso escolar no ensino médio segundo estudantes e coordenadores(as) de escolas em Ribeirão das Neves, MG. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, e164208, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982017000100143&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 fev. 2018. Epub Sep 28, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698164208.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30649
http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698164208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508194977808384