Programa Reuni nas Instituições de Ensino Superior Federal [IFES] brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/33785 |
Resumo: | Resumo: Diante do atual contexto, onde uma gama de recursos foi disponibilizada para as Universidades Federais de Ensino Superior (IFES) provenientes de importantes políticas públicas, tais como o REUNI, o presente estudo trata da avaliação da eficiência das universidades federais brasileiras. O objetivo do estudo consistiu em verificar a influência do REUNI na eficiência das IFES Brasileiras em dois períodos distintos, considerados período Pré-REUNI (2006-2007), e REUNI (2008-2012). A metodologia desenvolvida consiste no uso interativo de técnicas estatísticas (teste t e métrica de distância euclidiana) e Análise por Envoltória de Dados (DEA). Por meio da técnica de Análise Envoltória de Dados, foi possível identificar as IFES consideradas eficientes e não eficientes ao longo dos anos analisados, assim como identificar os indicadores projetados e as folgas apresentadas para estes indicadores, bem como seus benchmarks. A mensuração foi realizada utilizando indicadores educacionais de gestão (considerados como inputs e outputs) propostos pelo TCU, que foram coletados junto aos relatórios de gestão disponibilizados nos sites das instituições. As universidades federais avaliadas foram consideradas operacionalmente eficientes, sendo que somente uma instituição alcançou scores de eficiência máxima em todos os anos. Para cada uma das demais instituições as consideradas ineficientes, a metodologia identificou ações e estratégias de melhoria da sua eficiência. Nos resultados das estimações das fronteiras, em determinados anos as IFES podem ser consideradas em sua grande maioria eficientes dentro do grupo analisado, considerando suas particularidades, tendo em vista que os scores foram relativamente elevados. Foi constatado também que de acordo com os valores apresentados, as universidades demonstraram variações de um ano para o outro com queda de produtividade para a maioria delas. Foram considerados como produtos na análise o conceito CAPES e a taxa de sucesso na graduação, sendo assim as IFES consideradas eficientes em sua totalidade são aquelas que possuem uma boa oferta e estrutura dos cursos de pós-graduação (nível stricto sensu) e maior número de diplomados por ano. Ao final do estudo foi elaborado um ranking de eficiência para o qual, além dos indicadores assumidos como produtos na análise, foram coletados também os scores de eficiência calculados. No ranking elaborado, a UFRJ, UFRGS e UFMG ocuparam as primeiras posições e a UNIFAP e UFF as últimas posições. Os resultados apontam que o aumento dos recursos provenientes do REUNI não alteraram os resultados apresentados anteriormente, pois aquelas IFES que já trabalhavam com eficiência, continuaram eficientes. Para pesquisas futuras, sugere-se que estas trabalhem para confirmar os resultados deste estudo, pois se torna necessário examinar a realidade vivenciada por cada IFES separadamente, utilizando metodologias e variáveis mais direcionadas. |
id |
UFPR_35f52d63f4aabb7cfe3aaf315458051b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/33785 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Oliveira, Andre Junior deAlmeida, Lauro Brito deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Contabilidade2013-12-12T12:52:55Z2013-12-12T12:52:55Z2013http://hdl.handle.net/1884/33785Resumo: Diante do atual contexto, onde uma gama de recursos foi disponibilizada para as Universidades Federais de Ensino Superior (IFES) provenientes de importantes políticas públicas, tais como o REUNI, o presente estudo trata da avaliação da eficiência das universidades federais brasileiras. O objetivo do estudo consistiu em verificar a influência do REUNI na eficiência das IFES Brasileiras em dois períodos distintos, considerados período Pré-REUNI (2006-2007), e REUNI (2008-2012). A metodologia desenvolvida consiste no uso interativo de técnicas estatísticas (teste t e métrica de distância euclidiana) e Análise por Envoltória de Dados (DEA). Por meio da técnica de Análise Envoltória de Dados, foi possível identificar as IFES consideradas eficientes e não eficientes ao longo dos anos analisados, assim como identificar os indicadores projetados e as folgas apresentadas para estes indicadores, bem como seus benchmarks. A mensuração foi realizada utilizando indicadores educacionais de gestão (considerados como inputs e outputs) propostos pelo TCU, que foram coletados junto aos relatórios de gestão disponibilizados nos sites das instituições. As universidades federais avaliadas foram consideradas operacionalmente eficientes, sendo que somente uma instituição alcançou scores de eficiência máxima em todos os anos. Para cada uma das demais instituições as consideradas ineficientes, a metodologia identificou ações e estratégias de melhoria da sua eficiência. Nos resultados das estimações das fronteiras, em determinados anos as IFES podem ser consideradas em sua grande maioria eficientes dentro do grupo analisado, considerando suas particularidades, tendo em vista que os scores foram relativamente elevados. Foi constatado também que de acordo com os valores apresentados, as universidades demonstraram variações de um ano para o outro com queda de produtividade para a maioria delas. Foram considerados como produtos na análise o conceito CAPES e a taxa de sucesso na graduação, sendo assim as IFES consideradas eficientes em sua totalidade são aquelas que possuem uma boa oferta e estrutura dos cursos de pós-graduação (nível stricto sensu) e maior número de diplomados por ano. Ao final do estudo foi elaborado um ranking de eficiência para o qual, além dos indicadores assumidos como produtos na análise, foram coletados também os scores de eficiência calculados. No ranking elaborado, a UFRJ, UFRGS e UFMG ocuparam as primeiras posições e a UNIFAP e UFF as últimas posições. Os resultados apontam que o aumento dos recursos provenientes do REUNI não alteraram os resultados apresentados anteriormente, pois aquelas IFES que já trabalhavam com eficiência, continuaram eficientes. Para pesquisas futuras, sugere-se que estas trabalhem para confirmar os resultados deste estudo, pois se torna necessário examinar a realidade vivenciada por cada IFES separadamente, utilizando metodologias e variáveis mais direcionadas.application/pdfDissertaçõesPrograma Reuni nas Instituições de Ensino Superior Federal [IFES] brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANDRE JUNIOR DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf2016689https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33785/1/R%20-%20D%20-%20ANDRE%20JUNIOR%20DE%20OLIVEIRA.pdf753fa43c4843fc42f4dfefb20b061c9cMD51open accessTEXTR - D - ANDRE JUNIOR DE OLIVEIRA.pdf.txtR - D - ANDRE JUNIOR DE OLIVEIRA.pdf.txtExtracted Texttext/plain364074https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33785/2/R%20-%20D%20-%20ANDRE%20JUNIOR%20DE%20OLIVEIRA.pdf.txt06cfa59d07b3fd1059e1d685a5929f15MD52open accessTHUMBNAILR - D - ANDRE JUNIOR DE OLIVEIRA.pdf.jpgR - D - ANDRE JUNIOR DE OLIVEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33785/3/R%20-%20D%20-%20ANDRE%20JUNIOR%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg146925404e3d2f8e6aa3d594a9ba4041MD53open access1884/337852016-04-07 03:57:56.608open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/33785Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T06:57:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Programa Reuni nas Instituições de Ensino Superior Federal [IFES] brasileiras |
title |
Programa Reuni nas Instituições de Ensino Superior Federal [IFES] brasileiras |
spellingShingle |
Programa Reuni nas Instituições de Ensino Superior Federal [IFES] brasileiras Oliveira, Andre Junior de Dissertações |
title_short |
Programa Reuni nas Instituições de Ensino Superior Federal [IFES] brasileiras |
title_full |
Programa Reuni nas Instituições de Ensino Superior Federal [IFES] brasileiras |
title_fullStr |
Programa Reuni nas Instituições de Ensino Superior Federal [IFES] brasileiras |
title_full_unstemmed |
Programa Reuni nas Instituições de Ensino Superior Federal [IFES] brasileiras |
title_sort |
Programa Reuni nas Instituições de Ensino Superior Federal [IFES] brasileiras |
author |
Oliveira, Andre Junior de |
author_facet |
Oliveira, Andre Junior de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Almeida, Lauro Brito de Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Contabilidade |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Andre Junior de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações |
topic |
Dissertações |
description |
Resumo: Diante do atual contexto, onde uma gama de recursos foi disponibilizada para as Universidades Federais de Ensino Superior (IFES) provenientes de importantes políticas públicas, tais como o REUNI, o presente estudo trata da avaliação da eficiência das universidades federais brasileiras. O objetivo do estudo consistiu em verificar a influência do REUNI na eficiência das IFES Brasileiras em dois períodos distintos, considerados período Pré-REUNI (2006-2007), e REUNI (2008-2012). A metodologia desenvolvida consiste no uso interativo de técnicas estatísticas (teste t e métrica de distância euclidiana) e Análise por Envoltória de Dados (DEA). Por meio da técnica de Análise Envoltória de Dados, foi possível identificar as IFES consideradas eficientes e não eficientes ao longo dos anos analisados, assim como identificar os indicadores projetados e as folgas apresentadas para estes indicadores, bem como seus benchmarks. A mensuração foi realizada utilizando indicadores educacionais de gestão (considerados como inputs e outputs) propostos pelo TCU, que foram coletados junto aos relatórios de gestão disponibilizados nos sites das instituições. As universidades federais avaliadas foram consideradas operacionalmente eficientes, sendo que somente uma instituição alcançou scores de eficiência máxima em todos os anos. Para cada uma das demais instituições as consideradas ineficientes, a metodologia identificou ações e estratégias de melhoria da sua eficiência. Nos resultados das estimações das fronteiras, em determinados anos as IFES podem ser consideradas em sua grande maioria eficientes dentro do grupo analisado, considerando suas particularidades, tendo em vista que os scores foram relativamente elevados. Foi constatado também que de acordo com os valores apresentados, as universidades demonstraram variações de um ano para o outro com queda de produtividade para a maioria delas. Foram considerados como produtos na análise o conceito CAPES e a taxa de sucesso na graduação, sendo assim as IFES consideradas eficientes em sua totalidade são aquelas que possuem uma boa oferta e estrutura dos cursos de pós-graduação (nível stricto sensu) e maior número de diplomados por ano. Ao final do estudo foi elaborado um ranking de eficiência para o qual, além dos indicadores assumidos como produtos na análise, foram coletados também os scores de eficiência calculados. No ranking elaborado, a UFRJ, UFRGS e UFMG ocuparam as primeiras posições e a UNIFAP e UFF as últimas posições. Os resultados apontam que o aumento dos recursos provenientes do REUNI não alteraram os resultados apresentados anteriormente, pois aquelas IFES que já trabalhavam com eficiência, continuaram eficientes. Para pesquisas futuras, sugere-se que estas trabalhem para confirmar os resultados deste estudo, pois se torna necessário examinar a realidade vivenciada por cada IFES separadamente, utilizando metodologias e variáveis mais direcionadas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-12-12T12:52:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-12-12T12:52:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/33785 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/33785 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33785/1/R%20-%20D%20-%20ANDRE%20JUNIOR%20DE%20OLIVEIRA.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33785/2/R%20-%20D%20-%20ANDRE%20JUNIOR%20DE%20OLIVEIRA.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33785/3/R%20-%20D%20-%20ANDRE%20JUNIOR%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
753fa43c4843fc42f4dfefb20b061c9c 06cfa59d07b3fd1059e1d685a5929f15 146925404e3d2f8e6aa3d594a9ba4041 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860901621465088 |