Infuência de fatores contingenciais no desempenho acadêmico de discendentes do curso de Ciências Contábeis de IFES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Hugo Dias
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/35364
Resumo: Resumo: A Instituição de Ensino Superior tem como finalidade principal proporcionar um ensino de qualidade aos seus discentes, com vistas ao desenvolvimento de suas habilidades, competências, valores, capacitação pessoal e profissional. Todavia, as IES possuem uma série de fatores que podem influenciar no cumprimento de sua missão, o que implica verificar como estão estruturadas para atender as possíveis diversidades do seu entorno. Entre as teorias organizacionais que estudam o processo de gestão, a que remete a este cenário é a Teoria Contingencial. Neste sentido, o objetivo geral do estudo é verificar a influência de fatores contingenciais no desempenho acadêmico dos discentes do curso de Ciências Contábeis de Instituições Federais de Educação Superior (IFES). As variáveis socioeconômicas relacionadas aos discentes são fatores externos que definem os limites para atuação das instituições de ensino superior. As variáveis do ambiente institucional são fatores internos controláveis pela própria instituição. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa, com coleta de dados realizada por meio da aplicação de um questionário aos discentes do curso de Ciências Contábeis de duas IFES. Na análise dos dados utilizaram-se técnicas estatísticas de análise multivariada, especificamente análise fatorial e alfa de coeficiente para validar os dados da pesquisa, testes não paramétricos, sendo o Wilconxon-Mann-Whitney para comparar as médias dos construtos das IFES pesquisadas e o teste de um fator de KrusKal-Wallis por postos para analisar a influência dos fatores externos no desempenho acadêmico. Para verificar a influência do ambiente institucional utilizouse a modelagem de equações estruturais. Os testes de média apontaram que as IFES possuem diferenças estatisticamente significativas em todos os construtos, exceto estratégia do projeto pedagógico do curso. Para os fatores externos, as variáveis renda mensal familiar, nível de instrução do pai e horas de estudo semanal extraclasse mostraram-se influenciadoras do desempenho acadêmico dos discentes. Em relação ao ambiente institucional, somente na Universidade Federal do Paraná as variáveis latentes mostraram-se estatisticamente significativas. Com base nos resultados aceitam-se as três hipóteses formuladas, isto é, influência do ambiente interno, do sistema técnico e da estratégia do projeto pedagógico do curso no desempenho acadêmico dos discentes. Porém, as variáveis estrutura e estratégia do corpo docente não apresentaram relação estatisticamente significativa. Conclui-se que, dos fatores externos, as variáveis renda familiar, nível de instrução do pai e horas de estudo semanal extraclasse influenciaram no desempenho acadêmico, enquanto que do ambiente institucional das duas IFES, os construtos ambiente interno, sistema técnico e estratégia do projeto pedagógico do curso mostraram-se influenciadores do desempenho acadêmico dos discentes da Universidade Federal do Paraná, mas isso não se confirmou com os discentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
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