A importância da formação continuada para os professores, reflexões sobre o PNAIC - Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/55585 |
Resumo: | Orientadora : Fabiana Thomé da Cruz |
id |
UFPR_366f4f5d120f7c801ca16dbcb66074d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/55585 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Marcondes, Janilce Andrade da SilvaCruz, Fabiana Thomé daUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-20T12:22:11Z2019-11-20T12:22:11Z2016https://hdl.handle.net/1884/55585Orientadora : Fabiana Thomé da CruzMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo: Esse artigo é o resultado de uma preocupação que nasce de acompanhar o trabalho pedagógico dos professores no cotidiano da escola pública. Percebe-se nesse contexto a dificuldade de rever práticas consolidadas, inovar e ter uma olhar mais reflexivo sobre o trabalho desenvolvido em sala de aula. Para viabilizar esse outro olhar, o professor precisa ter a oportunidade de frequentar programas de formação continuada de qualidade, como os desenvolvidos em parceria com as universidades públicas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é uma dessas iniciativas que está trazendo bons resultados. Trabalhando com jogos e problematização através do jogo, leitura deleite, literatura e alfabetização a partir dos textos, um trabalho contextualizado e com significado, vem mostrando que é possível tornar o aprendizado uma atividade lúdica e prazerosa para a criança e para o docente. Em que pesem críticas à forma como foi implementado, com a priorização de determinados grupos de professores, em detrimento de outros, é sem dúvida uma iniciativa de valorização da formação do professor em exercício na rede pública de ensino e, por conseguinte, um investimento concreto na melhoria da qualidade do ensino público. O artigo faz uma breve retrospectiva sobre as reformas educacionais e sua repercussão para o trabalho docente, e propõe a reflexão sobre alguns planos de formação continuada para professores que estão em andamento, com destaque para o PNAIC.17 f.application/pdfProfessores - Educação permanenteEducação de criançasA importância da formação continuada para os professores, reflexões sobre o PNAIC - Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - JANILCE ANDRADE DA SILVA MARCONDES.pdfapplication/pdf779093https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55585/1/R%20-%20E%20-%20JANILCE%20ANDRADE%20DA%20SILVA%20MARCONDES.pdf7fe3baa57817decf5c3799d4cf22c472MD51open access1884/555852019-11-20 09:22:11.365open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55585Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-20T12:22:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância da formação continuada para os professores, reflexões sobre o PNAIC - Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa |
title |
A importância da formação continuada para os professores, reflexões sobre o PNAIC - Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa |
spellingShingle |
A importância da formação continuada para os professores, reflexões sobre o PNAIC - Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa Marcondes, Janilce Andrade da Silva Professores - Educação permanente Educação de crianças |
title_short |
A importância da formação continuada para os professores, reflexões sobre o PNAIC - Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa |
title_full |
A importância da formação continuada para os professores, reflexões sobre o PNAIC - Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa |
title_fullStr |
A importância da formação continuada para os professores, reflexões sobre o PNAIC - Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa |
title_full_unstemmed |
A importância da formação continuada para os professores, reflexões sobre o PNAIC - Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa |
title_sort |
A importância da formação continuada para os professores, reflexões sobre o PNAIC - Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa |
author |
Marcondes, Janilce Andrade da Silva |
author_facet |
Marcondes, Janilce Andrade da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Cruz, Fabiana Thomé da Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcondes, Janilce Andrade da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Educação permanente Educação de crianças |
topic |
Professores - Educação permanente Educação de crianças |
description |
Orientadora : Fabiana Thomé da Cruz |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-20T12:22:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-20T12:22:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/55585 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/55585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
17 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55585/1/R%20-%20E%20-%20JANILCE%20ANDRADE%20DA%20SILVA%20MARCONDES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7fe3baa57817decf5c3799d4cf22c472 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898790181011456 |