A poética das imagens de Vladimir Kozák : contribuições para o cinema educativo do Museu Paranaense (1955-1958)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/82124 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Dulce Regina Baggio Osinski. |
id |
UFPR_36b527d0b5b8e151d186775a3adeb95b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/82124 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoOsinski, Dulce Regina Baggio, 1962-Cacezes, Larissa Portes de Almeida2023-06-26T18:44:23Z2023-06-26T18:44:23Z2023https://hdl.handle.net/1884/82124Orientadora: Profa. Dra. Dulce Regina Baggio Osinski.Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 15/02/2023Inclui referências: p. 176-200Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições de Vladimir Kozák para o Cinema Educativo do Museu Paranaense expressas no conjunto de sete filmes sobre a etnia Xetá, filmados entre os anos de 1955 e 1958. O Cinema Educativo do Museu Paranaense foi criado no ano de 1946, com o intuito de produzir filmes voltados para a divulgação científica e instrução pública. Os filmes eram exibidos em sessões de cinema para pesquisadores, professores e estudantes das redes pública e particular de ensino e para o público em geral. O problema de pesquisa incide sobre a produção poética dos filmes como estratégia didática na transmissão do conhecimento. Os objetivos específicos se voltam para problematizar as ideias sobre o Cinema Educativo do Museu Paranaense, abordar o Museu como espaço educativo, refletir sobre o processo de criação e produção de filmes educativos e analisar as representações da cultura indígena presentes nos referidos filmes. A base teóricometodológica está referenciada nos estudos sobre cinema educativo no Brasil, cinema documental e científico, na concepção ampliada de educação, nos diferentes modos de produção de saberes que abrangem os processos educativos não escolares. Para compreender a produção poética das imagens, dialogamos com o conceito de montagem fílmica preconizado por Serguei Eisenstein (1990) e Jacques Aumont (2018), com o conceito de representação na perspectiva de Roger Chartier (2002) e nas teorias do imaginário de Gilbert Durand (2012) e Edgar Morin (2014). Como metodologia de análise fílmica, buscamos na proposta dos autores Jacques Aumont e Michel Marie (2004) e Wilson Gomes (2004) um caminho de interpretação sobre o que contam as imagens. Kozák constituiu um importante acervo iconográfico e textual sobre os povos indígenas brasileiros, e a relevância de seu trabalho, tanto no meio educacional quanto nos meios científicos, contribui para futuras pesquisas na área da história da educação.Abstract: This work aims to analyze the contributions of Vladimir Kozák to the Educational Cinema of the Paranaense Museum expressed in the set of seven films about the Xetá ethnic group, which were filmed between 1955 and 1958. The Educational Cinema of the Paranaense Museum was developed in 1946, with the main objective of producing films aimed at scientific dissemination and public instruction. The films were presented in sessions for researchers, professors, and students from public and private education institutions, as well as for the general audience. The research problem focuses on the poetic production of films as a didactic strategy in the transmission of knowledge. Furthermore, the specific objectives intend to question the ideas about the Educational Cinema of the Paranaense Museum, and to approach the Museum as an educational space. Thus, we wish to investigate the process of creation and production of educational films, analyzing the representations of indigenous culture in these films. The theoretical-methodological basis of this work is referenced in studies related to educational cinema, documentary, and scientific cinema in Brazil. We considered the expanded concept of education in the different modes of production of knowledge that encompass non-school educational processes. In order to better understand the poetic production of images, we evaluate the approach of filmmaking illustrated by Serguei Eisenstein (1990) and Jacques Aumont (2018). We also explore the idea of representation from the perspective of Roger Chartier (2002), and the theories of the imaginary of Gilbert Durand (2012) and Edgar Morin (2014). As a film analysis methodology, we seek a path of interpretation about the image connotation following the proposal introduced by authors such as Jacques Aumont and Michel Marie (2004) and Wilson Gomes (2004). Kozák constituted an important iconographic and textual collection about the Brazilian indigenous peoples, and the relevance of his work, both in the educational and in the scientific environment, contributes to future research in the area of the history of education.1 recurso online : PDF.application/pdfKozak, Vladimir, 1897-1979Educação - Estudo e ensinoEducação - HistóriaMuseus - EducaçãoCinema na educaçãoEducaçãoA poética das imagens de Vladimir Kozák : contribuições para o cinema educativo do Museu Paranaense (1955-1958)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LARISSA PORTES DE ALMEIDA.pdfapplication/pdf22354992https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/82124/1/R%20-%20D%20-%20LARISSA%20PORTES%20DE%20ALMEIDA.pdf6a8ab4d7099265c6da5a7b8183ae68e9MD51open access1884/821242023-06-26 15:44:23.091open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/82124Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-06-26T18:44:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A poética das imagens de Vladimir Kozák : contribuições para o cinema educativo do Museu Paranaense (1955-1958) |
title |
A poética das imagens de Vladimir Kozák : contribuições para o cinema educativo do Museu Paranaense (1955-1958) |
spellingShingle |
A poética das imagens de Vladimir Kozák : contribuições para o cinema educativo do Museu Paranaense (1955-1958) Cacezes, Larissa Portes de Almeida Kozak, Vladimir, 1897-1979 Educação - Estudo e ensino Educação - História Museus - Educação Cinema na educação Educação |
title_short |
A poética das imagens de Vladimir Kozák : contribuições para o cinema educativo do Museu Paranaense (1955-1958) |
title_full |
A poética das imagens de Vladimir Kozák : contribuições para o cinema educativo do Museu Paranaense (1955-1958) |
title_fullStr |
A poética das imagens de Vladimir Kozák : contribuições para o cinema educativo do Museu Paranaense (1955-1958) |
title_full_unstemmed |
A poética das imagens de Vladimir Kozák : contribuições para o cinema educativo do Museu Paranaense (1955-1958) |
title_sort |
A poética das imagens de Vladimir Kozák : contribuições para o cinema educativo do Museu Paranaense (1955-1958) |
author |
Cacezes, Larissa Portes de Almeida |
author_facet |
Cacezes, Larissa Portes de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Osinski, Dulce Regina Baggio, 1962- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cacezes, Larissa Portes de Almeida |
contributor_str_mv |
Osinski, Dulce Regina Baggio, 1962- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Kozak, Vladimir, 1897-1979 Educação - Estudo e ensino Educação - História Museus - Educação Cinema na educação Educação |
topic |
Kozak, Vladimir, 1897-1979 Educação - Estudo e ensino Educação - História Museus - Educação Cinema na educação Educação |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Dulce Regina Baggio Osinski. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-26T18:44:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-26T18:44:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/82124 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/82124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/82124/1/R%20-%20D%20-%20LARISSA%20PORTES%20DE%20ALMEIDA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6a8ab4d7099265c6da5a7b8183ae68e9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898876264906752 |