Projeto cientistas na escola : um estudo das potencialidades para refletir sobre natureza da ciência e a divulgação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alesandra Rafael de, 1980-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/70369
Resumo: Orientadora: Prof.a. Dr.a. Joanez Aparecida Aires
id UFPR_37aedd0e036169c3423a5cb303ec397a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/70369
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Oliveira, Alesandra Rafael de, 1980-Aires, Joanez Aparecida, 1965-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática2021-08-30T17:12:16Z2021-08-30T17:12:16Z2021https://hdl.handle.net/1884/70369Orientadora: Prof.a. Dr.a. Joanez Aparecida AiresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 23/11/2020Inclui referências: p. 116-119Resumo: Esta investigação consistiu em analisar as ações dos cientistas participantes do Projeto Cientistas na Escola. O objetivo foi identificar quais visões de ciência e de cientista são por eles veiculados, bem como, as possíveis contribuições deste Projeto para suscitar reflexões sobre a Natureza da Ciência (NdC) e a Divulgação Científica (DC) nas escolas da Rede Pública Municipal de Educação em Curitiba. Consideramos que a presença de cientistas nas escolas, divulgando suas pesquisas e relatando como trabalham, pode contribuir para uma melhor compreensão da NdC, ao instigar o pensamento crítico dos estudantes e professores, uma vez que perceberão a ciência e o cientista mais próximos da sua realidade. Para a constituição dos dados foram realizadas entrevistas com os cientistas e observação das ações por eles realizadas nas escolas municipais. Como metodologia de análise optou-se pela Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que o assunto mais recorrente nas entrevistas se refere aos acervos imagéticos estereotipados sobre a imagem e o trabalho dos cientistas, seguido do reconhecimento e da valorização do trabalho destes profissionais, como possibilidade de melhoria da Educação. A experimentação se constituiu um recurso didático recorrente nas abordagens. No geral, o grupo de cientistas considerou o Projeto com uma possibilidade de dar visibilidade para a pesquisa científica e valorizar o trabalho dos especialistas, uma vez que foi possível estabelecer relações afetivas com a comunidade escolar, popularizar o conhecimento epistêmico, compartilhar experiências e desmitificar visões estereotipadas e pouco elaboradas sobre a ciência e o cientista. Concluímos que embora sendo identificada a presença da visão empírico indutiva em algumas abordagens, a proposta de DC em análise possibilitou elucidar equívocos e preencher lacunas no ensino de ciências, contribuindo para ampliar a qualidade da educação científica, uma vez que a abordagem de temas polêmicos e controversos possibilitou esclarecimentos sobre a possibilidade de participação pública nas decisões da ciência de forma crítica e democrática. Palavras-chave: Natureza da Ciência, Divulgação Cientifica, Cientistas na Escola.Abstract: This research consisted in analyzing the actions of scientists participating in the Scientists in School Project, (Projeto Cientistas na Escola). The objective was to identify what visions of science and scientists are spread by them, as well as, the possible contributions of this Project to arouse reflection on the Nature of Science (NOS) and Scientific Divulgation (SD) in the schools of the government school system of Curitiba. We believe that the presence of scientists in schools, disseminating their research and reporting how they work, can contribute to a better understanding of NOS, by instigating the critical thinking of students and teachers, since they will perceive the science and the scientist closer to their reality. In order to build up the data, interviews with scientists and observation the actions they have taken in municipal schools were carried out. As a methodology of analysis, the Discursive Textual Analysis was chosen. The results point out that the most recurrent subject in the interviews refers to the stereotyped image collections on the image and work of scientists, followed by the recognition and professional valorization of these professionals, as a possibility of improvement in Education. Experimentation has been a recurrent teaching resource in the approaches. In a general way, the group of scientists considered the Project with a possibility of giving visibility to scientific research and valuing the work of specialists, since it was possible to establish affective relationships with the school community, popularize epistemic knowledge, share experiences and demythologize stereotyped and poorly elaborated visions about science and the scientist. We concluded that although the presence of the inductive empirical view was identified in some approaches, the proposal of SD under analysis made it possible to clarify misconceptions and fill gaps in science teaching, contributing to broaden the quality of science education, since the approach of polemical and controversial topics made it possible to clarify the possibility of public participation in science decisions in a critical and democratic manner. Keywords: Nature of Science, Scientific Dissemination, Scientists in School.1 arquivo (123 p.) : il. (algumas color.).application/pdfCientistasEscolasMatemáticaCiênciaProjeto cientistas na escola : um estudo das potencialidades para refletir sobre natureza da ciência e a divulgação científicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALESANDRA RAFAEL DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf1690142https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70369/1/R%20-%20D%20-%20ALESANDRA%20RAFAEL%20DE%20OLIVEIRA.pdf27781144d3df1dccca361fc5935fdd80MD51open access1884/703692021-08-30 14:12:16.213open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70369Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-30T17:12:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto cientistas na escola : um estudo das potencialidades para refletir sobre natureza da ciência e a divulgação científica
title Projeto cientistas na escola : um estudo das potencialidades para refletir sobre natureza da ciência e a divulgação científica
spellingShingle Projeto cientistas na escola : um estudo das potencialidades para refletir sobre natureza da ciência e a divulgação científica
Oliveira, Alesandra Rafael de, 1980-
Cientistas
Escolas
Matemática
Ciência
title_short Projeto cientistas na escola : um estudo das potencialidades para refletir sobre natureza da ciência e a divulgação científica
title_full Projeto cientistas na escola : um estudo das potencialidades para refletir sobre natureza da ciência e a divulgação científica
title_fullStr Projeto cientistas na escola : um estudo das potencialidades para refletir sobre natureza da ciência e a divulgação científica
title_full_unstemmed Projeto cientistas na escola : um estudo das potencialidades para refletir sobre natureza da ciência e a divulgação científica
title_sort Projeto cientistas na escola : um estudo das potencialidades para refletir sobre natureza da ciência e a divulgação científica
author Oliveira, Alesandra Rafael de, 1980-
author_facet Oliveira, Alesandra Rafael de, 1980-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Aires, Joanez Aparecida, 1965-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alesandra Rafael de, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Cientistas
Escolas
Matemática
Ciência
topic Cientistas
Escolas
Matemática
Ciência
description Orientadora: Prof.a. Dr.a. Joanez Aparecida Aires
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-30T17:12:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-30T17:12:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/70369
url https://hdl.handle.net/1884/70369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (123 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70369/1/R%20-%20D%20-%20ALESANDRA%20RAFAEL%20DE%20OLIVEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 27781144d3df1dccca361fc5935fdd80
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860842693591040