O uso de ambientes virtuais na formação de professores formadores : possibilidades de interação entre professores dos cursos de magistério e das licenciaturas em matemática e em pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sausen, Sandra, 1976-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/74822
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Ettiène Cordeiro Guérios
id UFPR_37d4e72fa1eeb81ba2f8a89cf8e031be
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74822
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Sausen, Sandra, 1976-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGuérios, Ettiène Cordeiro, 1952-2022-04-06T13:38:46Z2022-04-06T13:38:46Z2021https://hdl.handle.net/1884/74822Orientadora: Profª. Drª. Ettiène Cordeiro GuériosTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 24/09/2021Inclui referênciasResumo: Esta pesquisa se inscreve em uma abordagem qualitativa de natureza exploratório-interpretativa e pesquisou que possibilidades de interação e mobilização de conhecimentos podem ser identificadas em um curso de formação continuada realizado na modalidade a distância, voltado para a formação de professores formadores que ensinam Matemática na modalidade presencial de ensino. Teve-se como objetivos: conhecer elementos constitutivos da formação dos professores formadores entrelaçados à utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e de Ambientes Virtuais e a influência do uso desses recursos para sua prática pedagógica no ensino de Matemática; identificar como os professores formadores concebem os saberes tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo matemático e como isso interfere (ou não) em suas ações no ensino de Matemática; e, entender e discutir o papel do Ambiente Virtual [de Aprendizagem] como espaço de interação e de mobilização de conhecimentos na formação de professores formadores que ensinam Matemática na modalidade presencial de ensino. Possui como foco um processo de formação de professores formadores que ensinam Matemática na modalidade presencial de ensino; por núcleo, um Curso de Formação Continuada como lócus da produção de dados; como aporte teórico a experiência (GUÉRIOS, 2002; LARROSA, 2011), a interlocução (POWELL, 2006), a interação (THOMPSON, 2004; PRIMO, 2008) e a mobilização do conhecimento (CHARLOT, 2000, 2013) de conteúdos matemáticos, pedagógicos, tecnológicos e suas intersecções (SHULMAN, 1986, 2005; MISHRA e KOEHLER, 2006, 2008). As participantes foram seis professoras que formam professores e que ensinam Matemática na modalidade presencial de ensino em instituições públicas localizadas na cidade de União da Vitória - Paraná, sendo quatro delas atuantes em um curso de Magistério, uma na Licenciatura em Matemática e outra na Licenciatura em Pedagogia. A pesquisa evidenciou que as professoras mobilizaram conhecimentos tecnológicos, pedagógicos, do conteúdo matemático e suas intersecções. Alicerçada em um conceito de experiência e de interação entrelaçado ao de mobilização de e para os conhecimentos, movimentos de interlocução (avaliativa, informativa, interpretativa e negociativa) se intensificaram e convergiram para interação (reativa, mútua e face a face mediada), fazendo emergir a tríade tempo, hábito e confiança como potencializadora para discussão do processo da docência, materializando o espaço virtual como espaço de e para a formação de professores que atuam na modalidade presencial de ensino.Abstract: This research is part of a qualitative approach of an exploratory-interpretative nature and researched what possibilities of interaction and mobilization of knowledge can be identified in a continuing education course held in the distance mode, aimed at training teachers who teach Mathematics in the modality classroom teaching. It had as objectives: to know constitutive elements of the formation of educators intertwined with the of Digital Technologies of Information and Communication and of Virtual Environments and the influence of the use of these resources for their pedagogical practice in the teaching of Mathematics; identify how teacher trainer conceive technological, pedagogical and mathematical content knowledge and how this interferes (or not) in their actions in the teaching of Mathematics; and, understand and discuss the role of the Virtual Environment [Learning] as a space for interaction and mobilization of knowledge in the training of teacher trainers who teach Mathematics in the presential modality of teaching. Its focus in on a process of training teacher trainer who teach Mathematics in the face-to-face teaching modality; per nucleus, a Continuing Education Course as the locus of data production; as a theoretical contribution the experience (GUÉRIOS, 2002; LARROSA, 2011), the interlocution (POWELL, 2006), the interaction (THOMPSIN, 2004; PRIMO, 2008) and the mobilization of knowledge (CHARLOT, 2000, 2013) of mathematical content, pedagogical, technological and their intersections (SHULMAN, 1986, 2005; MISHRA and KOEHLER, 2006, 2008). The participants were six teachers who train teachers and who teach Mathematics in the face-to-face teaching modality in public institutions located in the city of União da Vitória - Paraná, four of them working in a Magisterium, one in the Graduation in Mathematics and the other in the Graduation in Pedagogy. The research showed that the teachers mobilized technological, pedagogical, mathematical content knowledge and its intersections. Based on a concept of experience and interaction intertwined with the mobilization of and for knowledge, movements of interlocution (evaluative, informative, interpretative and negotiating), intensified and converged towards interaction (reactive, mutual and mediated face-toface), making it emerge the triad time, habit and trust as potential for discussion of the teaching process, materializing the virtual space as a space of and for the training of teachers who work in the presential modality of teaching.Resumen: Esta investigación se enmarca en un abordaje cualitativo de carácter exploratoriointerpretativo y se preguntó qué posibilidades de interacción y movilización de conocimientos se pueden identificar en un curso de formación continua realizado en la modalidad a distancia, orientado a la formación de profesores formadores que enseñan Matemáticas en la modalidad de enseñanza presencial. Tuvo como objetivos: conocer los elementos constitutivos de la formación de los profesores formadores entrelazados a la utilización de Tecnologías Digitales de Información y Comunicación y de Ambientes Virtuales y la influencia del uso de estos recursos para su práctica pedagógica en la enseñanza de las Matemáticas; identificar cómo los profesores formadores conciben los saberes tecnológicos, pedagógicos y matemáticos y cómo esto interfiere (o no) en sus acciones en la enseñanza de las Matemáticas; y, comprender y discutir el rol del Entorno Virtual de [Aprendizaje] como espacio de interacción y movilización de conocimientos en la formación de profesores formadores que enseñan Matemáticas en la modalidad presencial de docencia. La énfasis está en un proceso de formación de profesores que forman a otros docentes que enseñan Matemáticas en la modalidad de enseñanza presencial; por núcleo, un curso de formación continua como el locus de la producción de datos; como aporte teórico a la experiencia (GUÉRIOS, 2002; LARROSA, 2011), la interlocución (POWELL, 2006), la interacción (THOMPSON, 2004; PRIMO, 2008) y la movilización de conocimientos (CHARLOT, 2000, 2013) de contenidos matemáticos, pedagógicos, tecnológicos y sus intersecciones (SHULMAN, 1986, 2005; MISHRA y KOEHLER, 2006, 2008). Las participantes fueron seis profesoras que actúan en la formación docente y que enseñan Matemáticas en la modalidad de enseñanza presencial en instituciones públicas ubicadas en la ciudad de União da Vitória - Paraná, cuatro de ellas que actúan en un curso de Magisterio, una de ellas en la Licenciatura en Matemáticas y la otra en la Licenciatura en Pedagogía. La investigación mostró que las profesoras movilizaron conocimientos tecnológicos, pedagógicos, y los contenidos matemáticos y sus intersecciones. A partir de un concepto de experiencia e interacción entrelazada con el de movilización de y para los conocimientos, movimientos de interlocución (evaluativa, informativa, interpretativa y negociadora) se intensificaron y convergieron a la interacción (reactiva, mutua y mediada cara a cara), haciendo emerger la tríada tiempo, hábito y confianza como potenciadora de discusión del proceso docente, materializando el espacio virtual como espacio de y para la formación de docentes que actúan en la modalidad presencial de la docencia.1 recurso online : PDF.application/pdfMatemática - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoTecnologia educacionalTecnologia de ponta e educaçaoTecnologia da informaçãoEducaçãoO uso de ambientes virtuais na formação de professores formadores : possibilidades de interação entre professores dos cursos de magistério e das licenciaturas em matemática e em pedagogiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - SANDRA SAUSEN FERREIRA DOS SANTOS.pdfapplication/pdf4878919https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74822/1/R%20-%20T%20-%20SANDRA%20SAUSEN%20FERREIRA%20DOS%20SANTOS.pdf6073b33b342dfa9d3a2f5212fbe283deMD51open access1884/748222022-04-06 10:38:46.316open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74822Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-06T13:38:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de ambientes virtuais na formação de professores formadores : possibilidades de interação entre professores dos cursos de magistério e das licenciaturas em matemática e em pedagogia
title O uso de ambientes virtuais na formação de professores formadores : possibilidades de interação entre professores dos cursos de magistério e das licenciaturas em matemática e em pedagogia
spellingShingle O uso de ambientes virtuais na formação de professores formadores : possibilidades de interação entre professores dos cursos de magistério e das licenciaturas em matemática e em pedagogia
Sausen, Sandra, 1976-
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Tecnologia educacional
Tecnologia de ponta e educaçao
Tecnologia da informação
Educação
title_short O uso de ambientes virtuais na formação de professores formadores : possibilidades de interação entre professores dos cursos de magistério e das licenciaturas em matemática e em pedagogia
title_full O uso de ambientes virtuais na formação de professores formadores : possibilidades de interação entre professores dos cursos de magistério e das licenciaturas em matemática e em pedagogia
title_fullStr O uso de ambientes virtuais na formação de professores formadores : possibilidades de interação entre professores dos cursos de magistério e das licenciaturas em matemática e em pedagogia
title_full_unstemmed O uso de ambientes virtuais na formação de professores formadores : possibilidades de interação entre professores dos cursos de magistério e das licenciaturas em matemática e em pedagogia
title_sort O uso de ambientes virtuais na formação de professores formadores : possibilidades de interação entre professores dos cursos de magistério e das licenciaturas em matemática e em pedagogia
author Sausen, Sandra, 1976-
author_facet Sausen, Sandra, 1976-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Sausen, Sandra, 1976-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952-
contributor_str_mv Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Tecnologia educacional
Tecnologia de ponta e educaçao
Tecnologia da informação
Educação
topic Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Tecnologia educacional
Tecnologia de ponta e educaçao
Tecnologia da informação
Educação
description Orientadora: Profª. Drª. Ettiène Cordeiro Guérios
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-06T13:38:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-06T13:38:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/74822
url https://hdl.handle.net/1884/74822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74822/1/R%20-%20T%20-%20SANDRA%20SAUSEN%20FERREIRA%20DOS%20SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6073b33b342dfa9d3a2f5212fbe283de
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860514883567616