Os recursos de ambientes virtuais no ensino presencial : uma experiência com alunos de um curso de licenciatura em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sausen, Sandra
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/65265
Resumo: Orientadora: Profª Drª Ettiéne Guérios
id UFPR_fdbf45fc9bc0cef3b6786233bbbdbf45
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/65265
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Sausen, SandraGuérios, Ettiène CordeiroUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-24T12:30:03Z2020-09-24T12:30:03Z2011https://hdl.handle.net/1884/65265Orientadora: Profª Drª Ettiéne GuériosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Defesa: Curitiba, 28/03/2011Bibliografia: fls. 212-213Resumo: Nesta pesquisa procuramos investigar e analisar possibilidades de interação e de mobilização de Licenciatura em Matemática a partir da Resolução de Problemas, usando recursos de ambientes virtuais de aprendizagem em aulas de Metodologia do Ensino de Matemática. A pesquisa se inscreve em uma abordagem qualitativa e a metodologia adotada é a exploratório-interpretativa. Os sujeitos envolvidos na pesquisa são os alunos da quarta série – dos anos de 2009 (Aplicação 1) e de 2010 (Aplicação 2), de um curso presencial de Licenciatura em Matemática de uma instituição de Ensino Superior, localizada na cidade de União da Vitória no Estado do Paraná. Os dados foram coletados a partir de gravações de áudio com as respectivas transcrições e a partir de registros escritos nos recursos Chat e Diário, recursos estes disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) intitulado "Curso: Educação Matemática", hospedado na plataforma Moodle. Os dados foram analisados e interpretados à luz de referenciais teóricos no campo da Metodologia de Ensino com foco na Resolução de Problemas e da utilização de recursos disponíveis em ambientes virtuais no Ensino Presencial. Alicerçada em um conceito de interação entrelaçado ao de mobilização de conhecimentos, a pesquisa evidenciou, no contexto dos resultados obtidos, que mediante interações mútuas e reativas, os alunos mobilizaram-se, colocaram-se em movimento para aprender, ocorrendo a mobilização de conhecimentos do conteúdo de Resolução de Problemas, tornando-se perceptível a aprendizagem dos alunos.Abstract: This research sought to investigate and analyze possibilities of interaction and mobilization of mathematical knowledge that can be identified in a classroom course students Degree in Mathematics from the resolution of problems, using resources of virtual learning environments in classrooms of Teaching Methodology of math. The research is part of a qualitative approach and methodology is exploratory and interpretive. The subjects involved in research are students of fourth graders - the years of 2009 (Application 1) and 2010 (Application 2), a classroom course in Mathematics Degree from an institution of higher education located in the city of União da Vitória in Paraná state. Data were collected from audio recordings with their transcripts and written records from the Daily Chat and resources, these resources available in the virtual learning environment (VLE) entitled "Course: Mathematics Education", hosted on the Moodle platform. The data were analyzed and interpreted in the light of theoretical frameworks in the field of Methodology of Teaching with a focus on resolution of problems and use of resources available in virtual environments in Teaching. Founded on a concept of interaction intertwined with the mobilization of knowledge, the survey showed, in the context of the results obtained, through mutual interactions and reactive, students mobilized themselves, put themselves in motion to learn, place the mobilization of knowledge Troubleshooting content, making it visible to students' learning.215 f. : il. [algums colors.]; grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoMatemática - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoEnsino - Conhecimentos e aprendizagem - Tecnologia educacionalMoodle (Programa de computador)EducaçãoOs recursos de ambientes virtuais no ensino presencial : uma experiência com alunos de um curso de licenciatura em matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SANDRA SAUSEN.pdfapplication/pdf2576066https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65265/1/R%20-%20D%20-%20SANDRA%20SAUSEN.pdf3839befd6937913ee9ca1a60c1a73e5aMD51open access1884/652652020-09-24 09:30:03.92open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/65265Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-24T12:30:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os recursos de ambientes virtuais no ensino presencial : uma experiência com alunos de um curso de licenciatura em matemática
title Os recursos de ambientes virtuais no ensino presencial : uma experiência com alunos de um curso de licenciatura em matemática
spellingShingle Os recursos de ambientes virtuais no ensino presencial : uma experiência com alunos de um curso de licenciatura em matemática
Sausen, Sandra
Dissertações - Educação
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Ensino - Conhecimentos e aprendizagem - Tecnologia educacional
Moodle (Programa de computador)
Educação
title_short Os recursos de ambientes virtuais no ensino presencial : uma experiência com alunos de um curso de licenciatura em matemática
title_full Os recursos de ambientes virtuais no ensino presencial : uma experiência com alunos de um curso de licenciatura em matemática
title_fullStr Os recursos de ambientes virtuais no ensino presencial : uma experiência com alunos de um curso de licenciatura em matemática
title_full_unstemmed Os recursos de ambientes virtuais no ensino presencial : uma experiência com alunos de um curso de licenciatura em matemática
title_sort Os recursos de ambientes virtuais no ensino presencial : uma experiência com alunos de um curso de licenciatura em matemática
author Sausen, Sandra
author_facet Sausen, Sandra
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Guérios, Ettiène Cordeiro
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Sausen, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Ensino - Conhecimentos e aprendizagem - Tecnologia educacional
Moodle (Programa de computador)
Educação
topic Dissertações - Educação
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Ensino - Conhecimentos e aprendizagem - Tecnologia educacional
Moodle (Programa de computador)
Educação
description Orientadora: Profª Drª Ettiéne Guérios
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-24T12:30:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-24T12:30:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/65265
url https://hdl.handle.net/1884/65265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 215 f. : il. [algums colors.]; grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65265/1/R%20-%20D%20-%20SANDRA%20SAUSEN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3839befd6937913ee9ca1a60c1a73e5a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860524835602432