Escola quilombola e escola do campo : a luta por uma educação decolonial no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos e na Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas Junior, Benedito Florindo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/73442
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Carolina dos Anjos de Borba
id UFPR_3851b43f3db9a678002126b48011bbe3
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/73442
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Freitas Junior, Benedito FlorindoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBorba, Carolina dos Anjos de, 1979-2022-02-22T17:03:12Z2022-02-22T17:03:12Z2021https://hdl.handle.net/1884/73442Orientadora: Profa. Dra. Carolina dos Anjos de BorbaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 23/07/2021Inclui referências: p. 124-128Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de trazer resultados de pesquisa sobre a importância da participação da comunidade na construção de currículo escolar no fortalecimento de identidade dos povos do campo e quilombolas. E deste ponto de vista, conhecer como se dá o atendimento a estudantes quilombolas em duas escolas. Uma, a Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paula, escola consolidada, no distrito de Três Córregos no município de Campo Largo, Paraná; e outra, o Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos, que contrapõe o modelo de escola consolidada e está localizada no quilombo João Surá, em Adrianópolis, Paraná. A pesquisa foi de caráter qualitativo e a metodologia definida foi o estudo de caso. O referencial teórico são autores e autoras decoloniais que discutem o currículo escolar diferenciado para escolas do/no campo e quilombolas na América do Sul e no Brasil. A dissertação também aborda as lutas dos movimentos sociais negro e quilombola e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra pela Educação. As informações foram conseguidas durante visitas em 2020, mas durante a pandemia os trabalhos continuaram através da internet pelos aplicativos Whatsapp, Google Meet e e-mail. O trabalho da educação escolar no quilombo João Surá foi registrado desde o início do século XX, tendo como primeiro professor o morador Diogo Ramos Mendes, mas, para continuar os estudos nos anos finais do ensino fundamental, o grupo de jovens precisou se deslocar mais de 20 quilômetros para fora da comunidade. A comunidade foi certificada pela Fundação Cultural Palmares em 2006 e o sonho de poder continuar os estudos na comunidade tornouse realidade em 2009 com a construção do colégio que oferece os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. A comunidade quilombola Palmital dos Pretos também foi certificada no ano de 2006, mas a escola da comunidade foi fechada em 1981 e as crianças viajam 20 quilômetros para estudar, e as famílias têm pouca participação na escola, contrariando o decreto 7.352/10, que dispõe sobre a Política de Educação do Campo, e a resolução 08/12, que define as Diretrizes da Educação Escolar Quilombola. Conforme o que aponta a legislação sobre educação escolar para os povos do campo e quilombola, a Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paula precisa garantir no Projeto Político Pedagógico os conhecimentos e histórias da comunidade quilombola Palmital dos Pretos. Já o Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos segue o que determinam a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a resolução 08/12.Abstract: The present work aims to bring research results about the importance of community participation in the construction of school curriculum in strengthening the identity of rural and quilombola peoples. And from this point of view, get to know how the assistance to quilombola students is provided in two schools. One, the Municipal School of Campo Augusto Pires de Paula, a consolidated school, in the district of Três Córregos in the municipality of Campo Largo, Paraná; and another, Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos, which opposes the model of a consolidated school and is located in Quilombo João Surá, in Adrianópolis, Paraná. The research was qualitative in nature and the defined methodology was the case study. The theoretical framework are decolonial authors and authors who discuss the differentiated school curriculum for schools in/in rural areas and quilombolas in South America and Brazil. The dissertation also addresses the struggles of black and quilombola social movements and the Landless Rural Workers Movement for Education. The information was obtained during visits in 2020, but during the pandemic the work continued through the internet through the Whatsapp, Google Meet and e-mail applications. The work of school education in the João Surá Quilombo has been registered since the beginning of the 20th century, with the resident Diogo Ramos Mendes as the first teacher. 20 kilometers out of the community. The community was certified by the Fundação Cultural Palmares in 2006 and the dream of being able to continue studying in the community became a reality in 2009 with the construction of a school that offers the final years of elementary and high school education. The Quilombola community Palmital dos Pretos was also certified in 2006, but the community school was closed in 1981 and the children travel 20 kilometers to study, and families have little participation in school, contrary to decree 7352/10, which provides for the Rural Education Policy, and resolution 08/12, which defines the Guidelines for Quilombola School Education. As the legislation on school education for rural and quilombola peoples points out, the Municipal School of Campo Augusto Pires de Paula needs to guarantee in the Political Pedagogical Project the knowledge and histories of the Quilombola community Palmital dos Pretos. The State School Quilombola Diogo Ramos, on the other hand, follows what is determined by the Law of Guidelines and Bases for National Education and the resolution 08/12.1 arquivo (132 p.) : PDF.application/pdfQuilombos - EducaçãoQuilombolas - ParanáEscolas rurais - CurrículoEducação e EstadoEducaçãoEscola quilombola e escola do campo : a luta por uma educação decolonial no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos e na Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - BENEDITO FLORINDO DE FREITAS JUNIOR.pdfapplication/pdf4569239https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73442/1/R%20-%20D%20-%20BENEDITO%20FLORINDO%20DE%20FREITAS%20JUNIOR.pdf6e57ef3ac1b1a66776eeb2a62b2f7829MD51open access1884/734422022-02-22 14:03:12.868open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73442Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-02-22T17:03:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escola quilombola e escola do campo : a luta por uma educação decolonial no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos e na Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paula
title Escola quilombola e escola do campo : a luta por uma educação decolonial no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos e na Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paula
spellingShingle Escola quilombola e escola do campo : a luta por uma educação decolonial no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos e na Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paula
Freitas Junior, Benedito Florindo
Quilombos - Educação
Quilombolas - Paraná
Escolas rurais - Currículo
Educação e Estado
Educação
title_short Escola quilombola e escola do campo : a luta por uma educação decolonial no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos e na Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paula
title_full Escola quilombola e escola do campo : a luta por uma educação decolonial no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos e na Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paula
title_fullStr Escola quilombola e escola do campo : a luta por uma educação decolonial no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos e na Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paula
title_full_unstemmed Escola quilombola e escola do campo : a luta por uma educação decolonial no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos e na Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paula
title_sort Escola quilombola e escola do campo : a luta por uma educação decolonial no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos e na Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paula
author Freitas Junior, Benedito Florindo
author_facet Freitas Junior, Benedito Florindo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas Junior, Benedito Florindo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borba, Carolina dos Anjos de, 1979-
contributor_str_mv Borba, Carolina dos Anjos de, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Quilombos - Educação
Quilombolas - Paraná
Escolas rurais - Currículo
Educação e Estado
Educação
topic Quilombos - Educação
Quilombolas - Paraná
Escolas rurais - Currículo
Educação e Estado
Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Carolina dos Anjos de Borba
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-22T17:03:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-22T17:03:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/73442
url https://hdl.handle.net/1884/73442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (132 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73442/1/R%20-%20D%20-%20BENEDITO%20FLORINDO%20DE%20FREITAS%20JUNIOR.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6e57ef3ac1b1a66776eeb2a62b2f7829
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860773930074112