A educação escolar Quilombola : território da memória no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Glauber Coutinho, 1977-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/78716
Resumo: Orientadora: Dra. Carolina dos Anjos de Borba
id UFPR_980cdba3e27bdbcebeb23bcef623164d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/78716
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Gomes, Glauber Coutinho, 1977-Barbosa, Roberto Gonçalves, 1980-Universidade Federal do Paraná. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e DesenvolvimentoBorba, Carolina dos Anjos de, 1979-2022-10-25T16:04:42Z2022-10-25T16:04:42Z2022https://hdl.handle.net/1884/78716Orientadora: Dra. Carolina dos Anjos de BorbaCoorientador: Dr. Roberto Gonçalves BarbosaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Defesa : Curitiba, 25/04/2022Inclui referênciasResumo: O Interesse pelo tema abordado nesta dissertação, se deve ao fato de que a narrativa histórica tem uma função na forma de contar o mundo e através dela, escolhe-se o que contar. Dentro dessa ideia, a educação como um todo, traz uma dimensão do mundo em que vivemos, obviamente a Educação Escolar Quilombola não é única a educar, mas é talvez o maior caminho no que entendemos como saberes curriculares para construção de territórios, municípios, estados e do país. Sob a premissa do exercício intenso da alteridade tem como base importante a fonte de alternativas e questionamentos a etnografia seguindo a metodologia científica e crítica. Etnografia como movimento circular constituindo-se no ensino, vivências e aprendizagens no território dos saberes e das experiências formativas do Quilombo, com caminhos percorridos para fazer os trajetos da memória. A perspectiva negra decolonial brasileira, busca a descolonização dos currículos hegemônicos e das estruturas vigentes no campo historiográfico e sociológico do conhecimento no Brasil. Essa escola vai além dos muros sociológicos e políticos construídos para que seja "terra arrasada"; oriundos de uma epistemologia do "vencedor", muitas vezes ou quase sempre factual ou em estrutura hierárquica. A Educação Escolar Quilombola tem uma abrangência que engloba o processo escolar e no ambiente escolar são desenhados, os ilimitados lugares das memórias, da História e da construção desses territórios. Neste contexto, buscamos uma memória de narrativas históricas de um território quilombola a partir de uma experiência pessoal da "escola pública" e dos processos educativos da educação, busca-se também, a memória histórica do território escolar quilombola a partir de histórias dos antigos (velhos), sobretudo das experiências dos novos (jovens). Buscando uma etnografia dos saberes, da memória a partir da visão de dentro de uma Escola Quilombola, que antes de tudo gerou seus professores dentro do território, com uma educação própria.Abstract: The Interest in the subject addressed in this dissertation is due to the fact that the historical narrative has a function in the way of telling the world and through it, one chooses what to tell. Within that idea, education as a whole, brings a dimension of the world we live in, obviously the Quilombola School Education is not unique to educate, but it is perhaps the greatest way in what we understand as curricular knowledge for building territories, municipalities, states and the country. Under the premise of the intense exercise of otherness has as important base the source of alternatives and questions to ethnography following the scientific and critical methodology. Ethnography as a circular movement consisting of teaching, experiences and learning in the territory of knowledge and formative experiences of the Quilombo, with paths taken to make the paths of memory. The Brazilian decolonial black perspective seeks the decolonization of hegemonic curricula and the structures in force in the historiographic and sociological field of knowledge in Brazil. This school goes beyond the sociological and political walls built for it to be "scorched earth"; derived from an epistemology of the "victor", often or almost always factual or in hierarchical structure. Quilombola School Education has a scope that encompasses the school process and in the school environment are designed, the unlimited places of memories, History and the construction of these territories. In this context, we seek a memory of historical narratives of a quilombola territory from a personal experience of the "public school" and the educational processes of education, The historical memory of the Quilombola school territory is also sought from the stories of the old (old), especially the experiences of the new (young). Seeking an ethnography of knowledge, of memory from the vision of a Quilombola School, which first of all generated its teachers within the territory, with its own education.1 recurso online : PDF.application/pdfQuilombolas - ParanáEducaçãoEtnografia - BrasilCiências AmbientaisA educação escolar Quilombola : território da memória no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GLAUBER COUTINHO GOMES.pdfapplication/pdf5413402https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78716/1/R%20-%20D%20-%20GLAUBER%20COUTINHO%20GOMES.pdf0246563a9e3250cb689480e2909e41abMD51open access1884/787162022-10-25 13:04:42.408open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78716Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-25T16:04:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação escolar Quilombola : território da memória no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos
title A educação escolar Quilombola : território da memória no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos
spellingShingle A educação escolar Quilombola : território da memória no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos
Gomes, Glauber Coutinho, 1977-
Quilombolas - Paraná
Educação
Etnografia - Brasil
Ciências Ambientais
title_short A educação escolar Quilombola : território da memória no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos
title_full A educação escolar Quilombola : território da memória no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos
title_fullStr A educação escolar Quilombola : território da memória no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos
title_full_unstemmed A educação escolar Quilombola : território da memória no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos
title_sort A educação escolar Quilombola : território da memória no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos
author Gomes, Glauber Coutinho, 1977-
author_facet Gomes, Glauber Coutinho, 1977-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Barbosa, Roberto Gonçalves, 1980-
Universidade Federal do Paraná. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Glauber Coutinho, 1977-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borba, Carolina dos Anjos de, 1979-
contributor_str_mv Borba, Carolina dos Anjos de, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Quilombolas - Paraná
Educação
Etnografia - Brasil
Ciências Ambientais
topic Quilombolas - Paraná
Educação
Etnografia - Brasil
Ciências Ambientais
description Orientadora: Dra. Carolina dos Anjos de Borba
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-25T16:04:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-25T16:04:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/78716
url https://hdl.handle.net/1884/78716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78716/1/R%20-%20D%20-%20GLAUBER%20COUTINHO%20GOMES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0246563a9e3250cb689480e2909e41ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860719184969728