As mediações docentes na construção da escrita alfabética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basso, Morgana, 1990-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/70865
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Veronica Branco
id UFPR_3872d56d8569fb6aa8a9d9fb09c09f24
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/70865
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Basso, Morgana, 1990-Branco, Veronica, 1947-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2021-06-09T12:46:41Z2021-06-09T12:46:41Z2020https://hdl.handle.net/1884/70865Orientadora: Profa. Dra. Veronica BrancoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 18/12/2020Inclui referências: p. 153-157Resumo: Nesta dissertação apresenta-se a pesquisa de como os docentes podem organizar mediações para a construção da escrita alfabética. O objetivo geral é analisar o processo de construção do sistema da escrita alfabética por alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, com necessidades de apoio na aprendizagem através da mediação embasada na concepção construtivista. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, com intervenção pedagógica, aplicada em uma escola municipal de Curitiba. Os participantes da pesquisa foram quatro estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, com faixa etária de 6 a 7 anos de idade. O problema estudado é: quais as mediações a serem realizadas com os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, com necessidades de aprendizagem, que possibilitem/facilitem a construção da escrita alfabética, por esses estudantes? Os instrumentos utilizados na coleta dos dados aconteceram em três etapas: a primeira etapa com as avaliações diagnósticas dos estudantes, a fim de averiguar o nível de escrita; a segunda, com as intervenções mediante atividades, de acordo com o nível de escrita do estudante; e a terceira com a avaliação final. Foram utilizados vídeos, fotos, atividades e anotações da pesquisadora para o registro dos dados. Os aportes teóricos da fundamentação e análises dos dados foram sustentados por reflexões de autores das áreas da Linguística, Psicolinguística e Pedagogia, tendo como principais referências: Ferreiro (1995, 2001, 2011), Ferreiro e Teberosky (1999), Morais (2012, 2019), Soares (2016, 2020), Teberosky (1992), dentre outros. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de planejar e organizar mediações voltadas ao processo de construção da escrita alfabética dos estudantes a partir dos níveis em que eles se encontravam: níveis pré-silábico e silábico, com atividades na perspectiva construtivista direcionadas ao processo de aprendizagem da escrita alfabética; a ampliação do vocabulário linguístico, de ideias e sequência lógica dos textos; e a compreensão das peculiaridades dos níveis de escrita. Constatou-se que as mediações realizadas com atividades direcionadas para as necessidades dos participantes da pesquisa contribuíram para que evoluíssem para o nível da escrita alfabética. Palavras-chave: Alfabetização da criança. Intervenções docentes. Escrita alfabética.Abstract: This dissertation presents the investigation of how teachers can organize mediations for the construction of alphabetical writing. The general objective was to analyze the construction process of the alphabetical writing system, by students of the 2nd year of Elementary School, with need for support in learning, through mediation based on the constructivist conception. This is a qualitative investigation of a case study type with pedagogical intervention, applied in a municipal school in Curitiba. The research participants were four students from the 2nd year of Elementary School, aged by 6 to 7 years old. The problem studied is: What are the mediations to be carried out with the students of the 2nd year of Elementary School, with learning needs, that enable / facilitate the construction of alphabetical writing, by these students? The instruments used in data collection took place in three stages: the first stage with the students' diagnostic assessments, in order to ascertain the level of writing, the second with the interventions with activities, according to the students' writing level and the third with the final evaluation. The researcher's videos, photos, activities and notes were used to record the data. Theoretical contributions of the foundation and analysis of the data were supported by reflections by authors in the areas of Linguistics, Psycholinguistics and Pedagogy with the main references: Ferreiro, 1995; 2001; 2011), Ferreiro and Teberosky (1999), Morais (2012; 2019), Soares (2016; 2020), Teberosky (1992), among others. The research results point to the need to plan and organize mediations aimed at the process of building students' alphabetical writing from the levels they were at: pre-syllabic and syllabic levels, with activities in the constructivist perspective directed to the process of learning alphabetic writing; the expansion of the linguistic vocabulary, ideas and logical sequence of the texts and the understanding of the peculiarities of the writing levels. It was found that the mediations carried out with activities directed to the needs of the participants of the research, contributed for them to evolve to the level of alphabetic writing. Keywords: Child literacy. Teaching interventions. Alphabetic writing.1 arquivo (191 p.) : il. (algumas color.).application/pdfAlfabetizaçãoCrianças - EscritaEscrita - Estudo e ensinoEnsino fundamentalPedagogia - MetodologiaEducaçãoAs mediações docentes na construção da escrita alfabéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MORGANA BASSO.pdfapplication/pdf19180666https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70865/1/R%20-%20D%20-%20MORGANA%20BASSO.pdfd6aa6043aa4dff66668666de1bb6460dMD51open access1884/708652021-06-09 09:46:41.617open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70865Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-06-09T12:46:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As mediações docentes na construção da escrita alfabética
title As mediações docentes na construção da escrita alfabética
spellingShingle As mediações docentes na construção da escrita alfabética
Basso, Morgana, 1990-
Alfabetização
Crianças - Escrita
Escrita - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Pedagogia - Metodologia
Educação
title_short As mediações docentes na construção da escrita alfabética
title_full As mediações docentes na construção da escrita alfabética
title_fullStr As mediações docentes na construção da escrita alfabética
title_full_unstemmed As mediações docentes na construção da escrita alfabética
title_sort As mediações docentes na construção da escrita alfabética
author Basso, Morgana, 1990-
author_facet Basso, Morgana, 1990-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Branco, Veronica, 1947-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Basso, Morgana, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Crianças - Escrita
Escrita - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Pedagogia - Metodologia
Educação
topic Alfabetização
Crianças - Escrita
Escrita - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Pedagogia - Metodologia
Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Veronica Branco
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-09T12:46:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-09T12:46:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/70865
url https://hdl.handle.net/1884/70865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (191 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70865/1/R%20-%20D%20-%20MORGANA%20BASSO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d6aa6043aa4dff66668666de1bb6460d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860215692328960