A construção da leitura e da escrita no Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLKF3 |
Resumo: | A leitura e a escrita são atividades imprescindíveis para o homem no mundo moderno tendo em vista se tratar dos mais importantes mecanismos para se alcançar a sabedoria. Não basta tão somente saber ler e escrever, é preciso saber fazer uso da leitura e da escrita, isto é, não basta ser alfabetizado, é preciso ser letrado. Torna-se importante abordar a necessidade da gestão democrática do ensino levando-se em consideração a participação dos profissionais da educação na elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola a fim de ter bons resultados no ensino-aprendizagem. Para tanto a pesquisa será baseada em um levantamento bibliográfico para que se possa discutir o assunto no âmbito do ensinoaprendizagem. Analisar o presente tema é uma maneira de contribuir com os estudos acadêmicos e, também, instigar nos alunos e educadores a mudança necessária para se alcançar a satisfação no processo de alfabetização e aprendizagem nas escolas. |
id |
UFMG_b053bef4670aa8cb8994d1aeacdd0989 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LLKF3 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Marielle Morais de OliveiraSergio Luiz Silva Borges2019-08-13T15:03:19Z2019-08-13T15:03:19Z2013-12-17http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLKF3A leitura e a escrita são atividades imprescindíveis para o homem no mundo moderno tendo em vista se tratar dos mais importantes mecanismos para se alcançar a sabedoria. Não basta tão somente saber ler e escrever, é preciso saber fazer uso da leitura e da escrita, isto é, não basta ser alfabetizado, é preciso ser letrado. Torna-se importante abordar a necessidade da gestão democrática do ensino levando-se em consideração a participação dos profissionais da educação na elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola a fim de ter bons resultados no ensino-aprendizagem. Para tanto a pesquisa será baseada em um levantamento bibliográfico para que se possa discutir o assunto no âmbito do ensinoaprendizagem. Analisar o presente tema é uma maneira de contribuir com os estudos acadêmicos e, também, instigar nos alunos e educadores a mudança necessária para se alcançar a satisfação no processo de alfabetização e aprendizagem nas escolas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscrita Estudo e ensinoLeitura Estudo e ensinoEnsino fundamentalEscolas Organização e administraçãoLeitura e escritaLetramentoAlfabetizaçãoA construção da leitura e da escrita no Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_sergio_luiz_silva_borges.pdfapplication/pdf216154https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LLKF3/1/tcc_sergio_luiz_silva_borges.pdf661e44bf49605b82db7c09853e5bc0f2MD51TEXTtcc_sergio_luiz_silva_borges.pdf.txttcc_sergio_luiz_silva_borges.pdf.txtExtracted texttext/plain90440https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LLKF3/2/tcc_sergio_luiz_silva_borges.pdf.txt42b078f9468a1933362098490b6cd2b7MD521843/BUOS-9LLKF32019-11-14 13:38:56.814oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LLKF3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:38:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção da leitura e da escrita no Ensino Fundamental |
title |
A construção da leitura e da escrita no Ensino Fundamental |
spellingShingle |
A construção da leitura e da escrita no Ensino Fundamental Sergio Luiz Silva Borges Leitura e escrita Letramento Alfabetização Escrita Estudo e ensino Leitura Estudo e ensino Ensino fundamental Escolas Organização e administração |
title_short |
A construção da leitura e da escrita no Ensino Fundamental |
title_full |
A construção da leitura e da escrita no Ensino Fundamental |
title_fullStr |
A construção da leitura e da escrita no Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
A construção da leitura e da escrita no Ensino Fundamental |
title_sort |
A construção da leitura e da escrita no Ensino Fundamental |
author |
Sergio Luiz Silva Borges |
author_facet |
Sergio Luiz Silva Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marielle Morais de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sergio Luiz Silva Borges |
contributor_str_mv |
Marielle Morais de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura e escrita Letramento Alfabetização |
topic |
Leitura e escrita Letramento Alfabetização Escrita Estudo e ensino Leitura Estudo e ensino Ensino fundamental Escolas Organização e administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Escrita Estudo e ensino Leitura Estudo e ensino Ensino fundamental Escolas Organização e administração |
description |
A leitura e a escrita são atividades imprescindíveis para o homem no mundo moderno tendo em vista se tratar dos mais importantes mecanismos para se alcançar a sabedoria. Não basta tão somente saber ler e escrever, é preciso saber fazer uso da leitura e da escrita, isto é, não basta ser alfabetizado, é preciso ser letrado. Torna-se importante abordar a necessidade da gestão democrática do ensino levando-se em consideração a participação dos profissionais da educação na elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola a fim de ter bons resultados no ensino-aprendizagem. Para tanto a pesquisa será baseada em um levantamento bibliográfico para que se possa discutir o assunto no âmbito do ensinoaprendizagem. Analisar o presente tema é uma maneira de contribuir com os estudos acadêmicos e, também, instigar nos alunos e educadores a mudança necessária para se alcançar a satisfação no processo de alfabetização e aprendizagem nas escolas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-12-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T15:03:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T15:03:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLKF3 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLKF3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LLKF3/1/tcc_sergio_luiz_silva_borges.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LLKF3/2/tcc_sergio_luiz_silva_borges.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
661e44bf49605b82db7c09853e5bc0f2 42b078f9468a1933362098490b6cd2b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589268589772800 |