Simulado de matemática e análise do desempenho nos descritores da prova Brasil : análise das escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/70816 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Adriana Luiza do Prado |
id |
UFPR_39255efa3585d56f2764033465d22d40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/70816 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalPrado, Adriana Luiza do, 1968-Telma, João Fernando2024-06-24T18:47:43Z2024-06-24T18:47:43Z2018https://hdl.handle.net/1884/70816Orientadora: Profa. Dra. Adriana Luiza do PradoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 30/10/2018Inclui referências: p. 67-69Resumo: Pesquisas têm demonstrado que, por mais que hajam investimentos realizados na área de educação, o Brasil ainda não está em uma posição favorável, principalmente no que tange ao ensino-aprendizagem, o qual é o foco do diagnóstico elaborado pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Tal diagnóstico é feito por meio da Prova Brasil, que é um dos instrumentos aplicados com objetivo de verificar o nível de aprendizagem. No que se refere a essa análise, a disciplina de Matemática é um dos maiores desafios, pois tem apresentado um alto índice que aponta para o mau desempenho dos alunos. Sendo assim, buscou-se nessa pesquisa analisar o desempenho em matemática dos alunos na Prova Brasil de duas escolas, por meio da aplicação de exercícios baseados nos descritores da disciplina conforme a matriz de referência. Isso possibilitou uma verificação das fragilidades no ensino-aprendizagem dos alunos do 9º ano de uma escola em Almirante Tamandaré, que chamaremos de Escola A e de uma escola em Rio Branco do Sul, que chamaremos de Escola B. Na análise dos resultados foi possível verificar que a maioria dos alunos apresenta dificuldade na resolução das atividades. Esse fato sugere a necessidade de um trabalho mais aprofundado com foco nos descritores que apresentaram menor rendimento, com uma abordagem diferenciada na metodologia do professor.Abstract: Researches have shown that, despite investments in education, Brazil is still not in a propitious position, especially regarding to teaching-learning, which is the focus of the diagnosis made by the INEP - Anísio Teixeira National Institute of Educational Studies and Research. This diagnosis is made through the "Prova Brasil", which is one of the instruments applied in order to verify the level of learning. Referring to this analysis, Mathematics is one of the greatest challenges, because it has presented a high index that demonstrates the poor performance of the students. Therefore, this research sought to analyze the performance in Mathematics of students in the "Prova Brasil" of two schools, through the application of exercises based on the descriptors of the discipline according to the reference matrix. This enabled a verification of the frailties in teaching and learning of the 9th grade students of a school in Almirante Tamandaré, which we will call School A, and a school in Rio Branco do Sul, which we will call School B. In the analysis of the results it was possible to verify that the majority of students present difficulties in solving activities. This fact suggests the need for more in-depth work focusing on descriptors that presented lower yield, with a different approach in teacher methodology.1 recurso online : PDF.application/pdfEducaçãoDiagnósticoAprendizagem - MatemáticaMatemáticaSimulado de matemática e análise do desempenho nos descritores da prova Brasil : análise das escolasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JOAO FERNANDO TELMA.pdfapplication/pdf1182013https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70816/1/R%20-%20D%20-%20JOAO%20FERNANDO%20TELMA.pdffee2daa9ccc77e19888ae2b1ffe8b422MD51open access1884/708162024-06-24 15:47:43.587open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70816Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-06-24T18:47:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Simulado de matemática e análise do desempenho nos descritores da prova Brasil : análise das escolas |
title |
Simulado de matemática e análise do desempenho nos descritores da prova Brasil : análise das escolas |
spellingShingle |
Simulado de matemática e análise do desempenho nos descritores da prova Brasil : análise das escolas Telma, João Fernando Educação Diagnóstico Aprendizagem - Matemática Matemática |
title_short |
Simulado de matemática e análise do desempenho nos descritores da prova Brasil : análise das escolas |
title_full |
Simulado de matemática e análise do desempenho nos descritores da prova Brasil : análise das escolas |
title_fullStr |
Simulado de matemática e análise do desempenho nos descritores da prova Brasil : análise das escolas |
title_full_unstemmed |
Simulado de matemática e análise do desempenho nos descritores da prova Brasil : análise das escolas |
title_sort |
Simulado de matemática e análise do desempenho nos descritores da prova Brasil : análise das escolas |
author |
Telma, João Fernando |
author_facet |
Telma, João Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Prado, Adriana Luiza do, 1968- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Telma, João Fernando |
contributor_str_mv |
Prado, Adriana Luiza do, 1968- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Diagnóstico Aprendizagem - Matemática Matemática |
topic |
Educação Diagnóstico Aprendizagem - Matemática Matemática |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Adriana Luiza do Prado |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-06-24T18:47:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-06-24T18:47:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/70816 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/70816 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70816/1/R%20-%20D%20-%20JOAO%20FERNANDO%20TELMA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fee2daa9ccc77e19888ae2b1ffe8b422 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898675475185664 |