Narrativas (auto)biográficas de pedagogas de núcleos regionais de Curitiba : memórias, experiências formativas e identidade profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Binotto, Claudia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/85874
Resumo: Orientadora: Prof.ª Drª. Regina Cely de Campos Hagemeyer
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHagemeyer, Regina Cely de Campos, 1950-Binotto, Claudia2024-01-11T18:24:34Z2024-01-11T18:24:34Z2023https://hdl.handle.net/1884/85874Orientadora: Prof.ª Drª. Regina Cely de Campos HagemeyerTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/06/2023Inclui referênciasResumo: A presente tese de doutorado propõe investigar o que revelam as narrativas (auto)biográficas de pedagogas formadoras dos Núcleos Regionais de Educação da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, sobre sua atuação, considerando os processos sociais e culturais presentes no âmbito escolar, para compreender como reconhecem e constroem sua identidade profissional e quais referenciais sinalizam para o seu desenvolvimento profissional. O conhecimento inicial do grupo de pedagogas formadoras foi realizado a partir da pesquisa qualitativa, em estudo exploratório através de questionário semiestruturado. Optou-se, na investigação, pela metodologia de narrativas (auto)biográficas com base em Josso (2007, 2010) e Souza (2014). As narrativas de oito pedagogas formadoras foram obtidas no processo de pesquisaformação, desenvolvido em seis encontros formativos, com base nos Ateliês Biográficos de Projeto de Delory-Momberger (2006), no formato on-line. Buscou-se situar a trajetória profissional das pedagogas formadoras a partir do histórico sobre o curso de Pedagogia no Brasil e a formação do(a) pedagogo(a), recorrendo aos aportes teóricos de Brzezinski (2011), Franco (2003), Marcelo Garcia (1999, 2010), Hagemeyer (2006), Nóvoa (1992, 1995) e Pimenta (1997). Considerou-se, nestes processos contextuais, o desenvolvimento histórico-social e cultural, dos quais decorrem as visões de identidade, presentes em cada fase do desenvolvimento humano social. Na sociedade atual, as rápidas mudanças em todas as áreas da vida humana têm levado à necessidade de reconhecer a identidade profissional e pessoal de profissionais da educação escolar, o que se buscou discutir com base em Hall (2006), Silva (2000a), Costa (2010) e Giroux (1997, 2003). Para compreender a constituição da identidade profissional das pedagogas formadoras neste complexo contexto, recorremos ao apoio teórico de Marcelo Garcia (1999, 2009a, 2009b), Dubar (2005), Nóvoa (1992, 1995) e Pooli e Ferreira (2017). Foram consideradas as influências dos processos de produção da cultura escolar e da escola, a partir das acepções de Forquin (1993), Julia (1995), Viñao Frago (2000a, 2000b) e Bourdieu (2009). A análise interpretativa das narrativas foi desenvolvida com base em Souza (2014), e evidenciou a constituição da identidade profissional das pedagogas formadoras como processo dinâmico e gradativo, de transformação pessoal e profissional constante, considerando as questões sociais e as produções culturais das escolas. As participantes revelaram a adesão a uma identidade de referência, que não tinham anteriormente, como pedagogas formadoras, ampliando suas funções pedagógicas e formativas consideravelmente. Houve influências da SME no trabalho desenvolvido, mas, para além dos cursos de formação dos quais participaram, as percepções das pedagogas formadoras revelaram experiências individuais de identificação profissional, que tem o domínio dos conhecimentos do trabalho pedagógico, o que situa como ponto central a mediação deste conhecimento com os grupos de pedagogos(as) e profissionais das escolas. Neste movimento, emergiu uma nova compreensão sobre uma identidade profissional não mais reprodutora, na qual reconhecem seu lugar de atuação, diante das mudanças sociais, culturais e contingenciais contemporâneas, o que pressupõe a autoformação para o desenvolvimento profissional, no plano individual (de si) e coletivo (do outro) nas escolas municipaisAbstract: This doctoral thesis aims to investigate what the (auto)biographical narratives of pedagogues educators from the Regional Education Centers, of the Municipal Education Network of Curitiba, reveal about their performance, considering the social and cultural processes present in the school environment, to understand how they recognize and construct their professional identity and which references their professional development. In order to get to know the group of pedagogues educators, qualitative research was carried out, in an exploratory study using a semi-structured questionnaire. In this investigation, we chose the methodology of (auto)biographical narratives based on Josso (2007, 2010) and Souza (2014). Based on a brief history of the Pedagogy course and the professional training of the pedagogue, we seek to identify the relationships between this trajectory and the profession of pedagogue educator, resorting to the theoretical contribution of Brzezinski (2011), Franco (2003), Marcelo Garcia (1999, 2010), Hagemeyer (2006), Nóvoa (1992, 1995) e Pimenta (1997). The influences of the production processes of school culture and the school were considered, in the activities of the pedagogues educators, based on the meanings of Forquin (1993), Viñao Frago (2000a, 2000b) and Bourdieu (2009). The narratives of eight pedagogues educators were obtained in the research-training process, developed in six training meetings, based on Delory-Momberger's Biographical Project Workshops (2006), in an online format. We sought to situate the professional trajectory of the pedagogue educators, based on the history of the Pedagogy in Brazil and the training of the pedagogue, using the theoretical contributions of Brzezinski (2011), Franco (2003), Marcelo Garcia (1999, 2010), Hagemeyer (2006), Nóvoa (1992, 1995) and Pimenta (1997). In these contextual processes, historical-social and cultural development was considered, from which visions of identity arise, present in each phase of human social development. In today's society, rapid changes in all areas of human life have led to the need to recognize the professional and personal identity of school education professionals, which we sought to discuss based on Hall (2006), Silva (2000a), Costa (2010) and Giroux (1997, 2003). To understand the constitution of the professional identity of pedagogues educators in this complex context, we resorted to the theoretical support of Marcelo Garcia (1999, 2009a, 2009b), Dubar (2005), Nóvoa (1992, 1995) and Pooli & Ferreira (2017). The influences of the production processes of school culture and the school were considered, based on the meanings of Forquin (1993), Julia (1995), Viñao Frago (2000a, 2000b) and Bourdieu (2009). The interpretative analysis of the narratives was carried out based on Souza (2014) and evidenced the professional identity of the pedagogues educators as a dynamic and gradual process, of personal and professional transformation, considering the social issues and cultural processes of the schools. The participants revealed adherence to a reference identity, which they did not have previously, which would be not only that of school pedagogue, or teacher, but considerably expanding these pedagogical functions. There were influences from the SME on the work developed, but in addition to the training courses in which they participated, the perceptions of the pedagogical educators revealed individual experiences of professional identification, which has mastery of the knowledge of pedagogical work, which places as a central point, the mediation of this knowledge with groups of pedagogues and school professionals. In this movement, a new understanding emerged about a professional identity that is no longer reproductive, in which they recognize their place of action, in the face of contemporary social, cultural and contingent changes, which presupposes self-training for professional development, at the individual level (of themselves) and collective (of the other) in the municipal schools1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoPedagogosProfessores - Escolas publicasAutobiografiaEducaçãoNarrativas (auto)biográficas de pedagogas de núcleos regionais de Curitiba : memórias, experiências formativas e identidade profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - CLAUDIA BINOTTO.pdfapplication/pdf4995968https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85874/1/R%20-%20T%20-%20CLAUDIA%20BINOTTO.pdfa858e8527b9deb68178e98e493c7ccc9MD51open access1884/858742024-01-11 15:24:34.569open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/85874Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-01-11T18:24:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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