Contribuições da avaliação de sistemas para a gestão da educação municipal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Andreliza Cristina de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/60209
Resumo: Orientador : Eduardo de Carli
id UFPR_39a3f9dcbcd14d2cf1e7e4853bf6d0f5
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/60209
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Souza, Andreliza Cristina deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública MunicipalDe Carli, Eduardo, 1981-2019-06-14T12:01:55Z2019-06-14T12:01:55Z2019https://hdl.handle.net/1884/60209Orientador : Eduardo de CarliTrabalho de conclusão de curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão Pública MunicipalInclui referênciasResumo : O projeto de intervenção que ora se apresenta teve como objetivo analisar a existência de um processo de avaliação do sistema municipal de educação de Ponta Grossa-PR. Dessa análise é possível propor alternativas para auxiliar a gestão da educação municipal, desenvolvendo meios/mecanismos de formação das/dos profissionais da gestão educacional como possibilidade para potencializar o desenvolvimento das práticas educacionais. Este projeto justifica-se frente a necessidade de que gestores públicos municipais acompanhem o trabalho desenvolvido nas escolas municipais fazendo o correto uso dos resultados das avaliações. Contudo, não somente os gestores educacionais devem ter correta compreensão da avaliação, mas também a comunidade escolar, mais especificamente equipes de gestão pedagógicas escolares e corpo docente, frente à importância do papel que exerce no contexto educacional. Os objetivos específicos foram: a) compreender como é feita a gestão da educação no município; b) analisar como é o processo de avaliação educacional do município; c) identificar como os resultados são divulgados e trabalhados junto à comunidade escolar; d) propor metodologia de divulgação dos resultados das avaliações como possibilidade de formação continuada das/dos profissionais da educação. A abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, teve como instrumentos de coleta de dados para análise do contexto da gestão da rede municipal de educação documentos e entrevistas. O trabalho está organizado em 7 partes, sendo elas: Introdução, com a justificativa, objetivos e metodologia; Seção 2 com uma reflexão sobre a Gestão Pública; Seção 3 com as contribuições da avaliação de sistemas para melhoria da gestão pública; Seção 4 que apresenta o marco situacional da gestão da rede municipal de educação do município de Ponta Grossa-PR; Seção 5 com o projeto de intervenção proposto. Por fim são tecidas as considerações finais. Foram propostas 6 ações neste projeto, sendo elas: capacitação da equipe gestora da SME quanto à avaliação educacional; proposição de um plano anual de formação pedagógica continuada para uso dos resultados das avaliações educacionais; sensibilização sobre a importância da avaliação educacional; formação continuada das equipes de gestão pedagógica das escolas por etapas da educação básica (educação infantil e ensino fundamental) para compreensão dos resultados das avalições; proposição de estratégias para melhoria dos processos educacionais, com base nos resultados das avaliações educacionais; avaliação do plano anual de formação pedagógica continuada para o uso dos resultados das avaliações educacionais. Espera-se que o projeto apresentado possa contribuir com a gestão da rede municipal de educação, capacitando as equipes de gestão educacional e das escolas para compreensão da importância da avaliação educacional em busca da qualidade da educação.29 p.application/pdfAvaliação educacionalEducaçao - AdministraçãoAdministração municipal - Ponta Grossa (PR)Contribuições da avaliação de sistemas para a gestão da educação municipalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ANDRELIZA CRISTINA DE SOUZA.pdfapplication/pdf1088711https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/60209/1/R%20-%20E%20-%20ANDRELIZA%20CRISTINA%20DE%20SOUZA.pdfb1e73f99c2b3863cf8fa984ed006365bMD51open access1884/602092019-06-14 09:01:55.807open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/60209Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-06-14T12:01:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições da avaliação de sistemas para a gestão da educação municipal
title Contribuições da avaliação de sistemas para a gestão da educação municipal
spellingShingle Contribuições da avaliação de sistemas para a gestão da educação municipal
Souza, Andreliza Cristina de
Avaliação educacional
Educaçao - Administração
Administração municipal - Ponta Grossa (PR)
title_short Contribuições da avaliação de sistemas para a gestão da educação municipal
title_full Contribuições da avaliação de sistemas para a gestão da educação municipal
title_fullStr Contribuições da avaliação de sistemas para a gestão da educação municipal
title_full_unstemmed Contribuições da avaliação de sistemas para a gestão da educação municipal
title_sort Contribuições da avaliação de sistemas para a gestão da educação municipal
author Souza, Andreliza Cristina de
author_facet Souza, Andreliza Cristina de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Andreliza Cristina de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv De Carli, Eduardo, 1981-
contributor_str_mv De Carli, Eduardo, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Educaçao - Administração
Administração municipal - Ponta Grossa (PR)
topic Avaliação educacional
Educaçao - Administração
Administração municipal - Ponta Grossa (PR)
description Orientador : Eduardo de Carli
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-14T12:01:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-14T12:01:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/60209
url https://hdl.handle.net/1884/60209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 29 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/60209/1/R%20-%20E%20-%20ANDRELIZA%20CRISTINA%20DE%20SOUZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b1e73f99c2b3863cf8fa984ed006365b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860866334785536