O atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais nas escolas municipais de Rio Branco/Acre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Robéria Vieira Barreto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/43141
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Laura Ceretta Moreira
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spelling Gomes, Robéria Vieira BarretoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMoreira, Laura Ceretta2022-08-09T15:39:01Z2022-08-09T15:39:01Z2016https://hdl.handle.net/1884/43141Orientadora: Profa. Dra. Laura Ceretta MoreiraTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 23/02/2016Inclui referências : f. 189-202Resumo: Este trabalho aborda o processo de implantação da política de atendimento educacional especializado que acontece nas Salas de Recursos Multifuncionais, nas escolas municipais de Rio Branco/Acre. A escolha dessa temática justifica-se por se tratar de uma proposta prioritária para alunos da educação especial. A presente tese considera o pressuposto de que essa política não foi pensada para resolver as necessidades reais dos alunos da educação especial, no tocante à participação destes em uma educação ampliada. Tal política foi criada e implantada para atender a uma política nacional. A investigação teve como objetivo geral analisar a política de atendimento educacional especializado nas escolas municipais de Rio Branco/Acre, compreendendo-a nos seguintes contextos: contexto da influência, contexto da produção de texto e contexto da prática. Partindo desse objetivo geral, foram definidos os seguintes objetivos específicos: Identificar como os grupos de interesse influenciaram a concepção de Educação Especial nas escolas municipais de Rio Branco/Acre; Analisar os documentos norteadores, tanto nacionais quanto internacionais, da política de Educação Especial que determinaram a efetivação do atendimento educacional especializado na política local; Compreender como a política de atendimento educacional especializado está sendo colocada em prática nas escolas municipais a partir das interpretações e reinterpretações realizadas pelos docentes. Para aprofundar o objeto de estudo desta tese, utilizamos o aporte teórico-metodológico do ciclo de políticas elaborado por Stephen Ball (1992, 1994) e seus colaboradores. Esse ciclo de políticas constitui uma referência importante para o estudo de políticas públicas e contribui para entender como as políticas são elaboradas, sistematizadas e colocadas em prática. Nossos resultados mostraram que a Política de Atendimento Educacional Especial realizada pela SEME/RB vem sendo efetivada a partir das normatizações e diretrizes estabelecidas pelo MEC/SECADI e os profissionais que trabalham nessa secretaria incorporaram a concepção política de inclusão desse ministério, sobretudo, no que tange aos contextos de influência e da produção de texto. Concluímos que o atendimento educacional especializado que acontece nas Salas de Recursos Multifuncionais de Rio Branco/Acre, nas escolas municipais, é necessário, é importante, porém, não é suficiente para melhorar as condições do processo de inclusão desses alunos em uma educação ampliada. Entretanto, constatamos que essa rede municipal de ensino é formada por docentes que, a todo momento, estão instigando, modificando, questionando a configuração atual, que poderia ser diferente do que está proposto, sobretudo, no contexto do texto. Isso porque a prática de uma política educacional é viva, é ativa, e, quiçá, um caminho que possibilite o respeito ao Outro como legítimo Outro.Abstract: Este trabalho aborda o processo de implantação da política de atendimento educacional especializado que acontece nas Salas de Recursos Multifuncionais, nas escolas municipais de Rio Branco/Acre. A escolha dessa temática justifica-se por se tratar de uma proposta prioritária para alunos da educação especial. A presente tese considera o pressuposto de que essa política não foi pensada para resolver as necessidades reais dos alunos da educação especial, no tocante à participação destes em uma educação ampliada. Tal política foi criada e implantada para atender a uma política nacional. A investigação teve como objetivo geral analisar a política de atendimento educacional especializado nas escolas municipais de Rio Branco/Acre, compreendendo-a nos seguintes contextos: contexto da influência, contexto da produção de texto e contexto da prática. Partindo desse objetivo geral, foram definidos os seguintes objetivos específicos: Identificar como os grupos de interesse influenciaram a concepção de Educação Especial nas escolas municipais de Rio Branco/Acre; Analisar os documentos norteadores, tanto nacionais quanto internacionais, da política de Educação Especial que determinaram a efetivação do atendimento educacional especializado na política local; Compreender como a política de atendimento educacional especializado está sendo colocada em prática nas escolas municipais a partir das interpretações e reinterpretações realizadas pelos docentes. Para aprofundar o objeto de estudo desta tese, utilizamos o aporte teórico-metodológico do ciclo de políticas elaborado por Stephen Ball (1992, 1994) e seus colaboradores. Esse ciclo de políticas constitui uma referência importante para o estudo de políticas públicas e contribui para entender como as políticas são elaboradas, sistematizadas e colocadas em prática. Nossos resultados mostraram que a Política de Atendimento Educacional Especial realizada pela SEME/RB vem sendo efetivada a partir das normatizações e diretrizes estabelecidas pelo MEC/SECADI e os profissionais que trabalham nessa secretaria incorporaram a concepção política de inclusão desse ministério, sobretudo, no que tange aos contextos de influência e da produção de texto. Concluímos que o atendimento educacional especializado que acontece nas Salas de Recursos Multifuncionais de Rio Branco/Acre, nas escolas municipais, é necessário, é importante, porém, não é suficiente para melhorar as condições do processo de inclusão desses alunos em uma educação ampliada. Entretanto, constatamos que essa rede municipal de ensino é formada por docentes que, a todo momento, estão instigando, modificando, questionando a configuração atual, que poderia ser diferente do que está proposto, sobretudo, no contexto do texto. Isso porque a prática de uma política educacional é viva, é ativa, e, quiçá, um caminho que possibilite o respeito ao Outro como legítimo Outro.250 f. : il. algumas color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoEducação especialEducação inclusivaO atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais nas escolas municipais de Rio Branco/Acreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - T - ROBERIA VIEIRA BARRETO GOMES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1456https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43141/1/R%20-%20T%20-%20ROBERIA%20VIEIRA%20BARRETO%20GOMES.pdf.jpg4061ff2dca91ed5c4b92017855d35d16MD51open accessTEXTR - T - ROBERIA VIEIRA BARRETO GOMES.pdf.txtExtracted Texttext/plain448133https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43141/2/R%20-%20T%20-%20ROBERIA%20VIEIRA%20BARRETO%20GOMES.pdf.txt8cbb64ce3cbe8727f774fda0345eaebbMD52open accessORIGINALR - T - ROBERIA VIEIRA BARRETO GOMES.pdfapplication/pdf8720136https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43141/3/R%20-%20T%20-%20ROBERIA%20VIEIRA%20BARRETO%20GOMES.pdf7fa3b78972354d564a96628f40549923MD53open access1884/431412022-08-09 12:39:01.273open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/43141Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-09T15:39:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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