Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Robéria Vieira Barreto
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Figueiredo, Rita Vieira de, Silveira, Selene Maria Penaforte, Faccioli, Ana Maria
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43211
Resumo: Este livro é fruto de um trabalho coletivo desenvolvido pela equipe de formação do Curso de Especialização em Educação Especial-Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado – AEE. O curso, fundamentado em novos referenciais para inclusão e em conhecimento científi co, faz parte do Programa de Formação Continuada de Professores na Educação Especial do Ministério da Educação – MEC e é executado em parceria pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, a Universidade Federal do Ceará – UFC e a Universidade Aberta do Brasil – UAB. Esta segunda edição do curso de especialização lato sensu (2013-2015), ofertada, na modalidade à distância, para professores da educação básica, em efetivo exercício nas redes públicas de ensino, que atuam no atendimento educacional especializado e para professores de sala de aula comum, foi precedido por dois cursos de Aperfeiçoamento (2007 e 2008) e da primeira edição da especialização, efetivada entre 2010 e 2012. Assim, destacamos que esta realização do curso, dentre outros projetos concretizados em nossa instituição, demonstra como a Universidade Federal do Ceará participa da política pela inclusão escolar e está engajada na luta pela valorização das diferenças humanas; abrindo caminhos ao questionamento e implementando políticas de formação de professores. A modalidade à distância, para o desenvolvimento desta formação, permitiu a expansão do curso para redes de ensino que requerem professores habilitados para o exercício da docência no AEE em todo o Brasil. Com a formação de 687 professores da educação básica, alcançamos, nessa edição, os vinte e sete estados da Federação, distribuídos em 36 polos que atenderam 237 municípios. Conectar as várias regiões do país, por meio de um curso, possibilitou que um grupo com mais de novecentas pessoas estivesse voltado para o mesmo tema ao mesmo tempo, diminuindo os limites dos espaços geográfi cos, promovendo debates, orientando, avaliando e mostrando ao mundo as diversas realidades deste imenso Brasil. Este é o grande desafi o alcançado por nosso projeto. O uso da tecnologia através das redes sociais possibilitando a troca de ideias e o encontro entre pessoas que representam diferentes realidades e espaços regionais. Em suma, o Curso de Especialização em AEE proporcionou aos professores da educação básica, conhecer os recursos, os serviços e as estratégias de acessibilidade, bem como elaborar e desenvolver planos de AEE, que visam eliminar as barreiras no processo de escolarização. As discussões e o referencial teórico que orientaram essa formação são retomados nessa obra, pelos autores membros da equipe formadora, que revisita e refl ete sobre os caminhos delineados em mais uma formação de professores. O objetivo desse material, assim como ocorreu na realização do curso, é promover o aprendizado que envolve a busca e a construção do conhecimento, a autonomia, a iniciativa, a criatividade, a cooperação, para que os professores atuem como agentes de transformação do cotidiano escolar. [...]
id UFC-7_9b41601206ea59df252ae8e3ffde5fef
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/43211
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializadoEducação InclusivaEnsino EspecialInclusão EscolarEste livro é fruto de um trabalho coletivo desenvolvido pela equipe de formação do Curso de Especialização em Educação Especial-Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado – AEE. O curso, fundamentado em novos referenciais para inclusão e em conhecimento científi co, faz parte do Programa de Formação Continuada de Professores na Educação Especial do Ministério da Educação – MEC e é executado em parceria pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, a Universidade Federal do Ceará – UFC e a Universidade Aberta do Brasil – UAB. Esta segunda edição do curso de especialização lato sensu (2013-2015), ofertada, na modalidade à distância, para professores da educação básica, em efetivo exercício nas redes públicas de ensino, que atuam no atendimento educacional especializado e para professores de sala de aula comum, foi precedido por dois cursos de Aperfeiçoamento (2007 e 2008) e da primeira edição da especialização, efetivada entre 2010 e 2012. Assim, destacamos que esta realização do curso, dentre outros projetos concretizados em nossa instituição, demonstra como a Universidade Federal do Ceará participa da política pela inclusão escolar e está engajada na luta pela valorização das diferenças humanas; abrindo caminhos ao questionamento e implementando políticas de formação de professores. A modalidade à distância, para o desenvolvimento desta formação, permitiu a expansão do curso para redes de ensino que requerem professores habilitados para o exercício da docência no AEE em todo o Brasil. Com a formação de 687 professores da educação básica, alcançamos, nessa edição, os vinte e sete estados da Federação, distribuídos em 36 polos que atenderam 237 municípios. Conectar as várias regiões do país, por meio de um curso, possibilitou que um grupo com mais de novecentas pessoas estivesse voltado para o mesmo tema ao mesmo tempo, diminuindo os limites dos espaços geográfi cos, promovendo debates, orientando, avaliando e mostrando ao mundo as diversas realidades deste imenso Brasil. Este é o grande desafi o alcançado por nosso projeto. O uso da tecnologia através das redes sociais possibilitando a troca de ideias e o encontro entre pessoas que representam diferentes realidades e espaços regionais. Em suma, o Curso de Especialização em AEE proporcionou aos professores da educação básica, conhecer os recursos, os serviços e as estratégias de acessibilidade, bem como elaborar e desenvolver planos de AEE, que visam eliminar as barreiras no processo de escolarização. As discussões e o referencial teórico que orientaram essa formação são retomados nessa obra, pelos autores membros da equipe formadora, que revisita e refl ete sobre os caminhos delineados em mais uma formação de professores. O objetivo desse material, assim como ocorreu na realização do curso, é promover o aprendizado que envolve a busca e a construção do conhecimento, a autonomia, a iniciativa, a criatividade, a cooperação, para que os professores atuem como agentes de transformação do cotidiano escolar. [...]UFCE; MC&C2019-06-28T13:18:23Z2019-06-28T13:18:23Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfGOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. 192p.978 85 67589 49 7http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43211Gomes, Robéria Vieira BarretoFigueiredo, Rita Vieira deSilveira, Selene Maria PenaforteFaccioli, Ana Mariaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-28T13:18:23Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43211Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:32:22.926340Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado
title Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado
spellingShingle Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado
Gomes, Robéria Vieira Barreto
Educação Inclusiva
Ensino Especial
Inclusão Escolar
title_short Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado
title_full Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado
title_fullStr Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado
title_full_unstemmed Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado
title_sort Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado
author Gomes, Robéria Vieira Barreto
author_facet Gomes, Robéria Vieira Barreto
Figueiredo, Rita Vieira de
Silveira, Selene Maria Penaforte
Faccioli, Ana Maria
author_role author
author2 Figueiredo, Rita Vieira de
Silveira, Selene Maria Penaforte
Faccioli, Ana Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Robéria Vieira Barreto
Figueiredo, Rita Vieira de
Silveira, Selene Maria Penaforte
Faccioli, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva
Ensino Especial
Inclusão Escolar
topic Educação Inclusiva
Ensino Especial
Inclusão Escolar
description Este livro é fruto de um trabalho coletivo desenvolvido pela equipe de formação do Curso de Especialização em Educação Especial-Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado – AEE. O curso, fundamentado em novos referenciais para inclusão e em conhecimento científi co, faz parte do Programa de Formação Continuada de Professores na Educação Especial do Ministério da Educação – MEC e é executado em parceria pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, a Universidade Federal do Ceará – UFC e a Universidade Aberta do Brasil – UAB. Esta segunda edição do curso de especialização lato sensu (2013-2015), ofertada, na modalidade à distância, para professores da educação básica, em efetivo exercício nas redes públicas de ensino, que atuam no atendimento educacional especializado e para professores de sala de aula comum, foi precedido por dois cursos de Aperfeiçoamento (2007 e 2008) e da primeira edição da especialização, efetivada entre 2010 e 2012. Assim, destacamos que esta realização do curso, dentre outros projetos concretizados em nossa instituição, demonstra como a Universidade Federal do Ceará participa da política pela inclusão escolar e está engajada na luta pela valorização das diferenças humanas; abrindo caminhos ao questionamento e implementando políticas de formação de professores. A modalidade à distância, para o desenvolvimento desta formação, permitiu a expansão do curso para redes de ensino que requerem professores habilitados para o exercício da docência no AEE em todo o Brasil. Com a formação de 687 professores da educação básica, alcançamos, nessa edição, os vinte e sete estados da Federação, distribuídos em 36 polos que atenderam 237 municípios. Conectar as várias regiões do país, por meio de um curso, possibilitou que um grupo com mais de novecentas pessoas estivesse voltado para o mesmo tema ao mesmo tempo, diminuindo os limites dos espaços geográfi cos, promovendo debates, orientando, avaliando e mostrando ao mundo as diversas realidades deste imenso Brasil. Este é o grande desafi o alcançado por nosso projeto. O uso da tecnologia através das redes sociais possibilitando a troca de ideias e o encontro entre pessoas que representam diferentes realidades e espaços regionais. Em suma, o Curso de Especialização em AEE proporcionou aos professores da educação básica, conhecer os recursos, os serviços e as estratégias de acessibilidade, bem como elaborar e desenvolver planos de AEE, que visam eliminar as barreiras no processo de escolarização. As discussões e o referencial teórico que orientaram essa formação são retomados nessa obra, pelos autores membros da equipe formadora, que revisita e refl ete sobre os caminhos delineados em mais uma formação de professores. O objetivo desse material, assim como ocorreu na realização do curso, é promover o aprendizado que envolve a busca e a construção do conhecimento, a autonomia, a iniciativa, a criatividade, a cooperação, para que os professores atuem como agentes de transformação do cotidiano escolar. [...]
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-28T13:18:23Z
2019-06-28T13:18:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. 192p.
978 85 67589 49 7
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43211
identifier_str_mv GOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. 192p.
978 85 67589 49 7
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFCE; MC&C
publisher.none.fl_str_mv UFCE; MC&C
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028846026358784