Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43211 |
Resumo: | Este livro é fruto de um trabalho coletivo desenvolvido pela equipe de formação do Curso de Especialização em Educação Especial-Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado – AEE. O curso, fundamentado em novos referenciais para inclusão e em conhecimento científi co, faz parte do Programa de Formação Continuada de Professores na Educação Especial do Ministério da Educação – MEC e é executado em parceria pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, a Universidade Federal do Ceará – UFC e a Universidade Aberta do Brasil – UAB. Esta segunda edição do curso de especialização lato sensu (2013-2015), ofertada, na modalidade à distância, para professores da educação básica, em efetivo exercício nas redes públicas de ensino, que atuam no atendimento educacional especializado e para professores de sala de aula comum, foi precedido por dois cursos de Aperfeiçoamento (2007 e 2008) e da primeira edição da especialização, efetivada entre 2010 e 2012. Assim, destacamos que esta realização do curso, dentre outros projetos concretizados em nossa instituição, demonstra como a Universidade Federal do Ceará participa da política pela inclusão escolar e está engajada na luta pela valorização das diferenças humanas; abrindo caminhos ao questionamento e implementando políticas de formação de professores. A modalidade à distância, para o desenvolvimento desta formação, permitiu a expansão do curso para redes de ensino que requerem professores habilitados para o exercício da docência no AEE em todo o Brasil. Com a formação de 687 professores da educação básica, alcançamos, nessa edição, os vinte e sete estados da Federação, distribuídos em 36 polos que atenderam 237 municípios. Conectar as várias regiões do país, por meio de um curso, possibilitou que um grupo com mais de novecentas pessoas estivesse voltado para o mesmo tema ao mesmo tempo, diminuindo os limites dos espaços geográfi cos, promovendo debates, orientando, avaliando e mostrando ao mundo as diversas realidades deste imenso Brasil. Este é o grande desafi o alcançado por nosso projeto. O uso da tecnologia através das redes sociais possibilitando a troca de ideias e o encontro entre pessoas que representam diferentes realidades e espaços regionais. Em suma, o Curso de Especialização em AEE proporcionou aos professores da educação básica, conhecer os recursos, os serviços e as estratégias de acessibilidade, bem como elaborar e desenvolver planos de AEE, que visam eliminar as barreiras no processo de escolarização. As discussões e o referencial teórico que orientaram essa formação são retomados nessa obra, pelos autores membros da equipe formadora, que revisita e refl ete sobre os caminhos delineados em mais uma formação de professores. O objetivo desse material, assim como ocorreu na realização do curso, é promover o aprendizado que envolve a busca e a construção do conhecimento, a autonomia, a iniciativa, a criatividade, a cooperação, para que os professores atuem como agentes de transformação do cotidiano escolar. [...] |
id |
UFC-7_9b41601206ea59df252ae8e3ffde5fef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/43211 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializadoEducação InclusivaEnsino EspecialInclusão EscolarEste livro é fruto de um trabalho coletivo desenvolvido pela equipe de formação do Curso de Especialização em Educação Especial-Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado – AEE. O curso, fundamentado em novos referenciais para inclusão e em conhecimento científi co, faz parte do Programa de Formação Continuada de Professores na Educação Especial do Ministério da Educação – MEC e é executado em parceria pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, a Universidade Federal do Ceará – UFC e a Universidade Aberta do Brasil – UAB. Esta segunda edição do curso de especialização lato sensu (2013-2015), ofertada, na modalidade à distância, para professores da educação básica, em efetivo exercício nas redes públicas de ensino, que atuam no atendimento educacional especializado e para professores de sala de aula comum, foi precedido por dois cursos de Aperfeiçoamento (2007 e 2008) e da primeira edição da especialização, efetivada entre 2010 e 2012. Assim, destacamos que esta realização do curso, dentre outros projetos concretizados em nossa instituição, demonstra como a Universidade Federal do Ceará participa da política pela inclusão escolar e está engajada na luta pela valorização das diferenças humanas; abrindo caminhos ao questionamento e implementando políticas de formação de professores. A modalidade à distância, para o desenvolvimento desta formação, permitiu a expansão do curso para redes de ensino que requerem professores habilitados para o exercício da docência no AEE em todo o Brasil. Com a formação de 687 professores da educação básica, alcançamos, nessa edição, os vinte e sete estados da Federação, distribuídos em 36 polos que atenderam 237 municípios. Conectar as várias regiões do país, por meio de um curso, possibilitou que um grupo com mais de novecentas pessoas estivesse voltado para o mesmo tema ao mesmo tempo, diminuindo os limites dos espaços geográfi cos, promovendo debates, orientando, avaliando e mostrando ao mundo as diversas realidades deste imenso Brasil. Este é o grande desafi o alcançado por nosso projeto. O uso da tecnologia através das redes sociais possibilitando a troca de ideias e o encontro entre pessoas que representam diferentes realidades e espaços regionais. Em suma, o Curso de Especialização em AEE proporcionou aos professores da educação básica, conhecer os recursos, os serviços e as estratégias de acessibilidade, bem como elaborar e desenvolver planos de AEE, que visam eliminar as barreiras no processo de escolarização. As discussões e o referencial teórico que orientaram essa formação são retomados nessa obra, pelos autores membros da equipe formadora, que revisita e refl ete sobre os caminhos delineados em mais uma formação de professores. O objetivo desse material, assim como ocorreu na realização do curso, é promover o aprendizado que envolve a busca e a construção do conhecimento, a autonomia, a iniciativa, a criatividade, a cooperação, para que os professores atuem como agentes de transformação do cotidiano escolar. [...]UFCE; MC&C2019-06-28T13:18:23Z2019-06-28T13:18:23Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfGOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. 192p.978 85 67589 49 7http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43211Gomes, Robéria Vieira BarretoFigueiredo, Rita Vieira deSilveira, Selene Maria PenaforteFaccioli, Ana Mariaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-28T13:18:23Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43211Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:32:22.926340Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado |
title |
Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado |
spellingShingle |
Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado Gomes, Robéria Vieira Barreto Educação Inclusiva Ensino Especial Inclusão Escolar |
title_short |
Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado |
title_full |
Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado |
title_fullStr |
Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado |
title_full_unstemmed |
Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado |
title_sort |
Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado |
author |
Gomes, Robéria Vieira Barreto |
author_facet |
Gomes, Robéria Vieira Barreto Figueiredo, Rita Vieira de Silveira, Selene Maria Penaforte Faccioli, Ana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Figueiredo, Rita Vieira de Silveira, Selene Maria Penaforte Faccioli, Ana Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Robéria Vieira Barreto Figueiredo, Rita Vieira de Silveira, Selene Maria Penaforte Faccioli, Ana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusiva Ensino Especial Inclusão Escolar |
topic |
Educação Inclusiva Ensino Especial Inclusão Escolar |
description |
Este livro é fruto de um trabalho coletivo desenvolvido pela equipe de formação do Curso de Especialização em Educação Especial-Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado – AEE. O curso, fundamentado em novos referenciais para inclusão e em conhecimento científi co, faz parte do Programa de Formação Continuada de Professores na Educação Especial do Ministério da Educação – MEC e é executado em parceria pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, a Universidade Federal do Ceará – UFC e a Universidade Aberta do Brasil – UAB. Esta segunda edição do curso de especialização lato sensu (2013-2015), ofertada, na modalidade à distância, para professores da educação básica, em efetivo exercício nas redes públicas de ensino, que atuam no atendimento educacional especializado e para professores de sala de aula comum, foi precedido por dois cursos de Aperfeiçoamento (2007 e 2008) e da primeira edição da especialização, efetivada entre 2010 e 2012. Assim, destacamos que esta realização do curso, dentre outros projetos concretizados em nossa instituição, demonstra como a Universidade Federal do Ceará participa da política pela inclusão escolar e está engajada na luta pela valorização das diferenças humanas; abrindo caminhos ao questionamento e implementando políticas de formação de professores. A modalidade à distância, para o desenvolvimento desta formação, permitiu a expansão do curso para redes de ensino que requerem professores habilitados para o exercício da docência no AEE em todo o Brasil. Com a formação de 687 professores da educação básica, alcançamos, nessa edição, os vinte e sete estados da Federação, distribuídos em 36 polos que atenderam 237 municípios. Conectar as várias regiões do país, por meio de um curso, possibilitou que um grupo com mais de novecentas pessoas estivesse voltado para o mesmo tema ao mesmo tempo, diminuindo os limites dos espaços geográfi cos, promovendo debates, orientando, avaliando e mostrando ao mundo as diversas realidades deste imenso Brasil. Este é o grande desafi o alcançado por nosso projeto. O uso da tecnologia através das redes sociais possibilitando a troca de ideias e o encontro entre pessoas que representam diferentes realidades e espaços regionais. Em suma, o Curso de Especialização em AEE proporcionou aos professores da educação básica, conhecer os recursos, os serviços e as estratégias de acessibilidade, bem como elaborar e desenvolver planos de AEE, que visam eliminar as barreiras no processo de escolarização. As discussões e o referencial teórico que orientaram essa formação são retomados nessa obra, pelos autores membros da equipe formadora, que revisita e refl ete sobre os caminhos delineados em mais uma formação de professores. O objetivo desse material, assim como ocorreu na realização do curso, é promover o aprendizado que envolve a busca e a construção do conhecimento, a autonomia, a iniciativa, a criatividade, a cooperação, para que os professores atuem como agentes de transformação do cotidiano escolar. [...] |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-06-28T13:18:23Z 2019-06-28T13:18:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. 192p. 978 85 67589 49 7 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43211 |
identifier_str_mv |
GOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. 192p. 978 85 67589 49 7 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFCE; MC&C |
publisher.none.fl_str_mv |
UFCE; MC&C |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028846026358784 |