Processos de resistência e criação de estudantes secundaristas na escola e outras tramas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Maiara Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/73403
Resumo: Orientadora: Prof. Dr. Kátia Maria Kasper
id UFPR_3a6e84b1124faf25ba84f5c104bb9cba
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/73403
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Barros, Maiara PereiraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoKasper, Katia Maria, 1959-2022-03-03T17:39:41Z2022-03-03T17:39:41Z2021https://hdl.handle.net/1884/73403Orientadora: Prof. Dr. Kátia Maria KasperDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 01/09/2021Inclui referências: p. 121-127Resumo: A presente pesquisa apresenta uma investigação em educação, na qual uma professora acompanha trajetos de processos de criação e resistência de estudantes secundaristas na escola e outros territórios. Através de procedimentos da pesquisa cartográfica (DELEUZE; GUATTARI, 2011; ROLNIK, 1989), mapeiam-se linhas com acontecimentos do cotidiano escolar, documentários, uma peça de teatro e uma ação de plantio na escola. Nessa travessia, busca-se ver e dar a ver as existências mínimas (LAPOUJADE, 2017), nas quais os estudantes afirmam a potência da vida frente às palavras de ordem da escola. O contágio pelos processos acompanhados pela cartógrafa, moveram em aproximações e experimentações de uma educação menor (GALLO, 2013), criando uma professora contagiada pelos estudantes.Abstract: The current research presents an investigation in education, in which a teacher accompanies the trajectories of creation and resistance processes of high-school students at school and other territories. Through the procedures of cartographic research (DELEUZE; GUATTARI, 2011; ROLNIK, 1989) lines have been mapped with the experiences of school life, documentaries, a theatrical play and a planting practice at school. In this journey, the aim is to see and show the lesser existences (LAPOUJADE, 2017), in which students affirm the potency of life in the face of school watchwords. The contagion, through the processes accompanied by the cartographer, has moved approximations and experimentations of minor education (GALLO, 2013) creating a teacher contaminated by the students.Resumen: El presente trabajo presenta una investigación en educación, en la cual una profesora acompaña trayectos de procesos de creación y resistencia de estudiantes secundaritas en la escuela y otros territorios. A través de procedimientos de investigación cartográfica (DELEUZE; GUATTARI, 2011; ROLNIK, 1989) se mapean líneas con sucesos del día a día en la escuela, documentales, una obra de teatro y acción de siembra en la escuela. En ese recorrido buscamos ver y dar a ver las existencias mínimas Lapoujade (2017), en las cuales los estudiantes afirman la potencia de la vida frente a las palabras de orden de la escuela. El contagio en la cartografía por los procesos acompañados nos movieron en acercamientos y experimentación de la educación menor (GALLO, 2013), trayendo una profesora ocupada por los estudiantes.1 arquivo (127 p.) : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEstudantes - CondutaEstudantes - Aspectos sociaisEstudantes - ComportamentoEnsino - Professores e alunosEducaçãoProcessos de resistência e criação de estudantes secundaristas na escola e outras tramasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MAIARA PEREIRA BARROS.pdfapplication/pdf18170820https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73403/1/R%20-%20D%20-%20MAIARA%20PEREIRA%20BARROS.pdf5558c7019774c81f4a93c322877d2790MD51open access1884/734032022-03-03 14:39:41.317open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73403Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-03-03T17:39:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processos de resistência e criação de estudantes secundaristas na escola e outras tramas
title Processos de resistência e criação de estudantes secundaristas na escola e outras tramas
spellingShingle Processos de resistência e criação de estudantes secundaristas na escola e outras tramas
Barros, Maiara Pereira
Educação - Estudo e ensino
Estudantes - Conduta
Estudantes - Aspectos sociais
Estudantes - Comportamento
Ensino - Professores e alunos
Educação
title_short Processos de resistência e criação de estudantes secundaristas na escola e outras tramas
title_full Processos de resistência e criação de estudantes secundaristas na escola e outras tramas
title_fullStr Processos de resistência e criação de estudantes secundaristas na escola e outras tramas
title_full_unstemmed Processos de resistência e criação de estudantes secundaristas na escola e outras tramas
title_sort Processos de resistência e criação de estudantes secundaristas na escola e outras tramas
author Barros, Maiara Pereira
author_facet Barros, Maiara Pereira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Maiara Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kasper, Katia Maria, 1959-
contributor_str_mv Kasper, Katia Maria, 1959-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Estudantes - Conduta
Estudantes - Aspectos sociais
Estudantes - Comportamento
Ensino - Professores e alunos
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Estudantes - Conduta
Estudantes - Aspectos sociais
Estudantes - Comportamento
Ensino - Professores e alunos
Educação
description Orientadora: Prof. Dr. Kátia Maria Kasper
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-03T17:39:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-03T17:39:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/73403
url https://hdl.handle.net/1884/73403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (127 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73403/1/R%20-%20D%20-%20MAIARA%20PEREIRA%20BARROS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5558c7019774c81f4a93c322877d2790
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860779324997632