Processos de resistência e criação de estudantes secundaristas na escola e outras tramas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/73403 |
Resumo: | Orientadora: Prof. Dr. Kátia Maria Kasper |
id |
UFPR_3a6e84b1124faf25ba84f5c104bb9cba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/73403 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Barros, Maiara PereiraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoKasper, Katia Maria, 1959-2022-03-03T17:39:41Z2022-03-03T17:39:41Z2021https://hdl.handle.net/1884/73403Orientadora: Prof. Dr. Kátia Maria KasperDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 01/09/2021Inclui referências: p. 121-127Resumo: A presente pesquisa apresenta uma investigação em educação, na qual uma professora acompanha trajetos de processos de criação e resistência de estudantes secundaristas na escola e outros territórios. Através de procedimentos da pesquisa cartográfica (DELEUZE; GUATTARI, 2011; ROLNIK, 1989), mapeiam-se linhas com acontecimentos do cotidiano escolar, documentários, uma peça de teatro e uma ação de plantio na escola. Nessa travessia, busca-se ver e dar a ver as existências mínimas (LAPOUJADE, 2017), nas quais os estudantes afirmam a potência da vida frente às palavras de ordem da escola. O contágio pelos processos acompanhados pela cartógrafa, moveram em aproximações e experimentações de uma educação menor (GALLO, 2013), criando uma professora contagiada pelos estudantes.Abstract: The current research presents an investigation in education, in which a teacher accompanies the trajectories of creation and resistance processes of high-school students at school and other territories. Through the procedures of cartographic research (DELEUZE; GUATTARI, 2011; ROLNIK, 1989) lines have been mapped with the experiences of school life, documentaries, a theatrical play and a planting practice at school. In this journey, the aim is to see and show the lesser existences (LAPOUJADE, 2017), in which students affirm the potency of life in the face of school watchwords. The contagion, through the processes accompanied by the cartographer, has moved approximations and experimentations of minor education (GALLO, 2013) creating a teacher contaminated by the students.Resumen: El presente trabajo presenta una investigación en educación, en la cual una profesora acompaña trayectos de procesos de creación y resistencia de estudiantes secundaritas en la escuela y otros territorios. A través de procedimientos de investigación cartográfica (DELEUZE; GUATTARI, 2011; ROLNIK, 1989) se mapean líneas con sucesos del día a día en la escuela, documentales, una obra de teatro y acción de siembra en la escuela. En ese recorrido buscamos ver y dar a ver las existencias mínimas Lapoujade (2017), en las cuales los estudiantes afirman la potencia de la vida frente a las palabras de orden de la escuela. El contagio en la cartografía por los procesos acompañados nos movieron en acercamientos y experimentación de la educación menor (GALLO, 2013), trayendo una profesora ocupada por los estudiantes.1 arquivo (127 p.) : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEstudantes - CondutaEstudantes - Aspectos sociaisEstudantes - ComportamentoEnsino - Professores e alunosEducaçãoProcessos de resistência e criação de estudantes secundaristas na escola e outras tramasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MAIARA PEREIRA BARROS.pdfapplication/pdf18170820https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73403/1/R%20-%20D%20-%20MAIARA%20PEREIRA%20BARROS.pdf5558c7019774c81f4a93c322877d2790MD51open access1884/734032022-03-03 14:39:41.317open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73403Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-03-03T17:39:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Processos de resistência e criação de estudantes secundaristas na escola e outras tramas |
title |
Processos de resistência e criação de estudantes secundaristas na escola e outras tramas |
spellingShingle |
Processos de resistência e criação de estudantes secundaristas na escola e outras tramas Barros, Maiara Pereira Educação - Estudo e ensino Estudantes - Conduta Estudantes - Aspectos sociais Estudantes - Comportamento Ensino - Professores e alunos Educação |
title_short |
Processos de resistência e criação de estudantes secundaristas na escola e outras tramas |
title_full |
Processos de resistência e criação de estudantes secundaristas na escola e outras tramas |
title_fullStr |
Processos de resistência e criação de estudantes secundaristas na escola e outras tramas |
title_full_unstemmed |
Processos de resistência e criação de estudantes secundaristas na escola e outras tramas |
title_sort |
Processos de resistência e criação de estudantes secundaristas na escola e outras tramas |
author |
Barros, Maiara Pereira |
author_facet |
Barros, Maiara Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Maiara Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kasper, Katia Maria, 1959- |
contributor_str_mv |
Kasper, Katia Maria, 1959- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Estudo e ensino Estudantes - Conduta Estudantes - Aspectos sociais Estudantes - Comportamento Ensino - Professores e alunos Educação |
topic |
Educação - Estudo e ensino Estudantes - Conduta Estudantes - Aspectos sociais Estudantes - Comportamento Ensino - Professores e alunos Educação |
description |
Orientadora: Prof. Dr. Kátia Maria Kasper |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-03T17:39:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-03T17:39:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/73403 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/73403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (127 p.) : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73403/1/R%20-%20D%20-%20MAIARA%20PEREIRA%20BARROS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5558c7019774c81f4a93c322877d2790 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860779324997632 |